quinta-feira, 23 de abril de 2020

Para cada pessoa em UTI, há 100 infectados, diz secretário da Saúde do Recife

Jailson Correia explicou que a maioria dos que contraem o novo coronavírus são assintomáticos ou têm sintomas leves

                  Por: Irce Falcão/folhape
Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife
Jailson Correia, secretário de Saúde do RecifeFoto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A subnotificação dos casos de Covid-19 é um problema real enfrentado em vários estados do Brasil e também em outros países. Em Pernambuco, a testagem prioriza pacientes internados, sobretudo os que desenvolvem Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), óbitos com quadros sintomáticos equivalentes aos da Covid-19, profissionais das áreas de saúde e segurança pública e os contatos diretos deles.

Uma vez que a estratégia de testagem não atende a todos que manifestam sintomas de síndromes gripais, mesmo que de forma branda, é difícil pontuar exatamente o número de infectados pelo novo coronavírus no Estado.

Em entrevista coletiva virtual, nesta quarta-feira (22), o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, seguindo o que diz a literatura internacional acerca do novo coronavírus, fez uma análise mais ampla para explicar a presença do vírus no Estado, sobretudo da Região Metropolitana do Recife (RMR).
"Se a gente pegasse um grupo de 100 pessoas, 80 vão entrar em contato com o vírus e não vão desenvolver sintomas. Cerca de 20 vão ter sintomas e, dessas pessoas, 16 teriam sintomas leves. Quatro fariam Srag e uma precisaria de UTI. Quando a gente foca a vigilância no espectro mais grave, a gente faz um trabalho importante que nos permite analisar a circulação do vírus em toda a Cidade. Por isso que afirmamos com toda certeza a circulação do vírus em todas as comunidades. Em outras palavras, para cada pessoa internada em UTI, falamos em 100 pessoas infectadas em um território”, estimou.


Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...