quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Governo Bolsonaro ameaça tirar Brasil do Mercosul

Depois de aprovada a reforma da Previdência, o ministro neoliberal da Economia, Paulo Guedes, quer se dedicar a promover a abertura da economia. Uma das medidas dentro dessa estratégia é sair do Mercosul. Usa como pretexto a eventual recusa da Argentina a reduzir as alíquotas de importação
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)

Reportagem dos jornalistas Julio Wiziack e Fábio Pupo na Folha de S.Paulo informa que o governo Bolsonaro está ameaçando tirar o Brasil do Mercosul, bloco comercial dos países do Cone Sul da América Latina.
O pretexto para deixar o Mercosul é a eventual discordância com a redução de alíquotas de importação a serem praticadas pelo bloco dentro de quatro anos. Uruguai e Paraguai já fecharam com o Brasil em 80% dos mais de 10 mil itens negociados.  
Agora que o governo aprovou a reforma da Previdência, o ministro neoliberal da Economia Paulo Guedes se dedicará com intensidade ao plano de promover a abertura da economia.     
Porém, caso o Brasil concretize a ameaça de sair do Mercosul, pode surgir um impasse com a União Europeia, bloco com o qual o Mercosul acaba de assinar acordo de livre comércio. 
O governo já faz consultas para saber se o tratado valeria para o Brasil mesmo fora do Mercosul.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...