terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Putin envia tropas a Luhansk e Donetsk, na Ucrânia, em “missão de paz”

O presidente da Rússia disse ao Ministério da Defesa da Rússia para enviar tropas para as duas regiões separatistas da Ucrânia para "manter a paz"

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião com membros do Conselho de Segurança do país em Moscou 21/02/2022 (Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via REUTERS)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu duas regiões separatistas no leste da Ucrânia como independentes nesta segunda-feira e ordenou que o Exército russo lance o que Moscou chamou de operação de manutenção da paz na área, aumentando a aposta em uma crise que o Ocidente teme que possa desencadear uma grande guerra.

Putin disse ao Ministério da Defesa da Rússia para enviar tropas para as duas regiões separatistas para "manter a paz" em um decreto emitido logo depois que ele anunciou o reconhecimento dos separatistas apoiados pela Rússia, atraindo votos dos EUA e da Europa de novas sanções.

Não ficou imediatamente claro o tamanho da força que Putin estava enviando, quando eles cruzariam a fronteira para a Ucrânia e exatamente qual seria sua missão.

>>> “Ucrânia é parte inalienável da Rússia”, diz Putin

Em um longo discurso televisionado, Putin, parecendo visivelmente irritado, descreveu a Ucrânia como parte integrante da história da Rússia e disse que o leste da Ucrânia era uma antiga terra russa e que estava confiante de que o povo russo apoiaria sua decisão. consulte Mais informação .

A televisão estatal russa mostrou Putin, acompanhado por líderes separatistas apoiados pela Rússia, assinando um decreto reconhecendo a independência das duas regiões separatistas ucranianas, juntamente com acordos de cooperação e amizade.

Desafiando as advertências ocidentais contra tal medida, Putin anunciou sua decisão em telefonemas para os líderes da Alemanha e da França, que expressaram decepção, disse o Kremlin.

A ação de Moscou pode torpedear uma oferta de última hora para uma cúpula com o presidente dos EUA, Joe Biden, para impedir que a Rússia invada a Ucrânia. O rublo ampliou suas perdas enquanto Putin falava, em um ponto caindo além de 80 por dólar. Reuters.


Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...