terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Ataque Irã bombardeia base militar dos EUA no Iraque

                     Por: Diário de Pernambuco
O país persa assumiu a autoria do bombardeio como uma resposta ao assassinato do general Qasem Soleimani (Reprodução/ TV Jordânia)

Foto: Reprodução/Google

A base aérea de Al Asad, no Iraque, utilizada pelas tropas da coalizão dos Estados Unidos, sofreu um intenso bombardeio na noite desta terça-feira. Está confirmado que pelo menos seis mísseis atingiram o local, mas há informações que ao menos 24 mísseis foram disparados. O Irã assumiu a autoria do ataque como resposta ao assassinato do general Qasem Soleimani, na última sexta-feira. A Guarda Revolucionária Iraniana ainda ameaçou intensificar os ataques em caso de retaliação dos norte-americanos.

A base de Al Asad fica na província de Anbar e foi utilizada pela primeira vez pelos EUA após a invasão do país em 2003 que derrubou o ditador Saddam Hussein. No ano de 2015, o local foi utilizado para abrigar as tropas que foram enviadas ao Iraque para combater o Estado Islâmico. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou o local em 2018. 

Em Washington, o Pentágono confirmou que o exército norte-americano está "sob ataque de mísseis" no Iraque. Além da base de Al Asad, no oeste, a cerca de 200 km de Bagdá, foi atacada também a base de Erbil, no norte do Iraque. Existe a confirmação de que o ataque deixou vítimas fatais - mas não há detalhamento sobre a quantidade ou a nacionalidade dos mortos. Donald Trump fará um pronunciamento à nação ainda nesta terça-feira. 

Do lado iraniano, a Guarda Revolucionária confirmou que o aiatolá Ali Khamenei está na sala de controle coordenando todas as ações militares. Existem informações de um segundo ataque contra alvos norte-americanos no Iraque. 

O principal negociador do Irã para assuntos nucleares, Saeed Jalili, postou a imagem da bandeira iraniana no Twitter, logo depois dos primeiros relatos de ataques à base aérea de Al-Asad - repetindo o ato do presidente norte-americano Donald Trump, que na semana passada postou uma bandeira dos EUA em sua conta na rede social após o ataque que matou Soleimani.




Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...