sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Os 10 prédios mais altos do mundo
Criados para criar solucionar a falta de espaço nas grandes cidades, os prédios são grandes maravilhas da engenharia. Alguns se tornaram verdadeiras obras de arte e cartões-postais das cidades onde foram construídos.
A engenharia consegue superar seus desafios dia após dia. Em construção ou já erguidos, esta é a lista dos prédios mais altos do planeta até o momento, mas a disputa é constante e deverá mudar em breve.
1º lugar: Burj Khalifa - Dubai - Emirados Árabes – 828 m
O edifício foi inaugurado oficialmente em janeiro de 2011 em meio a fogos de artifício. Durante a construção, a altura final do prédio de 828m foi mantida em segredo. Só após a conclusão foi revelada. Iniciada em 2004, a torre de vidro de 160 andares utilizou 330.000 m³ de concreto, além de 31,4 mil t de barras de ferros.
O prédio se ergue entre o deserto e o mar como um ícone arquitetônico visível a 95 km de distância. A construção, que dispõe de mais de mil apartamentos, escritórios e um luxuoso hotel, é o elemento central de um projeto de US$ 20 bilhões.
Abaixo os registros detidos pelo Burj Dubai.
Aranha-céu mais alto do mundo – 828m
mais alta estrutura construída: 828 m
Edifício com mais andares: 160
instalação do elevador mais alto do mundo
elevadores mais rápidos do mundo a uma velocidade de 64 km / h (40 mph) ou 18 m / s
Maior bombeamento de concreto vertical (de construção): 606 m
Maior plataforma de observação ao ar livre do mundo
maior mesquita do Mundo (localizado no piso 158)
maior instalação do mundo de uma fachada de alumínio e vidro, a uma altura de 512 m
maior piscina do Mundo de natação (76 pavimentos)
2º lugar: Shanghai Tower - Xangai – China – 632 m
Shanghai Tower (Torre de Xangai, em português), está em fase final de construção, já com sua altura total atingida em 2014, localizado no distrito financeiro de Pudong, em Xangai, na China.
O edifício que será inaugurado em 2015 tem 632 metros de altura, 128 andares, e é mais alto da China e segundo mais alto do planeta (perdendo, porém, esse título em 2015, com a conclusão do edifício.
3º lugar: Abraj Al Bait Towers Meca – Arábia Saudita – 601 m
Abraj Al Bait Towers é um complexo de arranha-céus construído na cidade de Meca, na Arábia Saudita. A torre principal tem 601m e 95 andares. As outras 6 torres do complexo tem entre 240 e 260 m, e de 42 a 48 andares.
A torre principal do complexo é a mais alta da Arábia Saudita e a segunda mais alta do mundo. Todas as sete torres do complexo estão agrupadas em um único edifício, e a sua área de construção é a maiore do mundo para um edifício, com 1 500 000 m².
4º lugar - One World Trade Center - Nova Iorque – EUA – 541m
One World Trade Center (World Trade Center 1), mais conhecido simplesmente como WTC 1 é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, Nova York.
As obras de construção das fundações do edifício começaram em abril de 2006 e no dia 10 de maio de 2013 o novo One World Trade Center recebeu a antena de transmissão completando assim 541 metros de altura, se tornando o edifício mais alto das Américas.
5º lugar: Taipei 101 - Taipé - China – 508 metros
Foi a construção mais alta do mundo por cerca de 3 anos (de 2004 a 2007). Tem 101 andares, 61 elevadores e 1.839 vagas de garagem. Inaugurada em 2004, a torre foi construída para aguentar ventos de até 200 km/h e os terremotos ocasionais de Taiwan. O projeto de mostra claras influências da cultura chinesa em sua arquitetura, que lembra uma pagoda e tem formato de folhas de bambu.
6º lugar: Shanghai World Financial Center - Xangai - China – 492m
Finalizado em 2008, após 11 anos em construção, o Shanghai World Financial Center possui desenho semelhante a um abridor de garrafas conta 492 metros de altura e tem essa forma para reduzir a pressão do vento na construção. Outra ideia do escritório de arquitetura, foi sugerir o formato da lua para o simbolismo chinês. No centro financeiro da cidade, a construção oferece escritórios, shoppings, centro de convenções, um luxuoso hotel entre os andares 79 e 93, além de um observatório no 100º andar.
7º lugar: International Commerce Centre (ICC) - Hong Kong – 484m
Um empreendimento único com um luxuoso desenvolvimento comercial do espaço residencial, possui dois hotéis seis estrelas em um único local. Inaugurado em 2010, a construção tem 484 metros de altura. Os 118 andares se tornaram símbolo do poder econômico chinês.
8º lugar: The Petronas Towers - Kuala Lumpur - Malásia – 452 m
As torres gêmeas de Kuala Lumpur, na Malásia, levaram mais de seis anos para serem construídas (de 1993 a 1999) e os 88 andares consumiram 36,9 mil m³ de aço. Uma das marcas de sua arquitetura, a ponte que liga os dois prédios está suspensa a 170 m de altura no 41º andar. Tem seu design inspirado no islamismo, com suas pontas em forma de estrela de oito pontas.
9º lugar - Nanjing Greenland Financial Center Nanquim – China – 450m
Nanjing Greenland Financial Center foi concluído em abril de 2010, tem 450 metros de altura e 89 andares. O prédio possui uma plataforma de observação aos 278 metros de altura com uma vista panorâmica livre, sem qualquer obstáculo pois é disparado o edifício mais alto da cidade.
10º lugar: Willis Tower (antiga Sears Tower) - Chicago - EUA – 442 m
A Sears Tower já foi o prédio mais alto do mundo – logo que foi construído, em 1974. Atualmente, é o mais alto da América do Norte. O arquiteto Bruce Graham utilizou uma forma de construção tubular para dar estabilidade contra os fortes ventos da região. Seus 442 metros de altura e seu formato diferente lhe renderam o apelido de “árvore de Natal”. Fontes: Gigantes do Mundo.
Blog do BILL NOTICIAS.
Túneis: site lista os 18 mais surpreendentes do mundo
Túneis grandiosos atravessam montanhas e aproximam as pessoas, permitem chegar aonde parecia impossível ou evitam ter de atravessar rios ou mesmo o mar. Possibilitam até invadir um país. Há túneis feios e túneis lindos, há túneis para carros, para trens, para pedestres – e até mesmo para trenzinhos em miniatura que levam cartas. Mas os túneis não são obra exclusiva de engenheiros: também existem alguns criados pela própria natureza. Conheça 18 túneis surpreendentes ao redor do mundo, selecionados pelo site da revista especializada Popular Mechanics.
Túnel de Laerdal, Noruega
Inaugurado em 2000, o túnel de Laerdal é o maior túnel rodoviário do planeta, com 24,5 km de extensão, ligando as cidades de Laerdal e Aurland, no litoral sul da Noruega. Para evitar a monotonia dos motoristas durante os cerca de 20 minutos do trajeto (e o perigo de que eles caiam no sono), o túnel foi projetado com uma iluminação especial e dividido em várias partes, dando aos condutores a sensação de se atravessar diferentes túneis em vez de um só.
Eurotúnel, França e Inglaterra
Também conhecido como “Túnel da Mancha”, o Eurotúnel revolucionou os transportes na Europa ao ligar Paris a Londres passando por baixo do Canal da Mancha, que separa França e Inglaterra. O túnel de 50 km, composto por três tubos (dois tubos ferroviários e um tubo rodoviário) começou a ser construído em 1987 e foi inaugurado em 6 de maio de 1994.
Túnel Zion-Mount Carmel, Estados Unidos
A construção do túnel Zion-Mount Carmel começou no final da década de 1920, entre os parques nacionais de Mount Zion e de Brice Canyon, no estado americano de Utah, e terminou em 1930. Ao longo dos quase 2 km do túnel, perigoso por suas numerosas curvas, janelas foram talhadas na pedra, dando belas vistas panorâmicas.
Túnel de Contrabando, México
A fronteira entre os Estados Unidos e o México tem mais de 3.100 km de extensão, e é frequentemente objetivo de pessoas que querem entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Uma das mais criativas maneiras que essas pessoas encontram é a construção de túneis. Um dos mais complexos deles foi descoberto em 2010, entre Tijuana, no México, e San Diego, na Califórnia, com 800 metros de extensão, sistemas de ventilação, eletricidade e até um elevador.
Túnel de Marmaray, Turquia
O túnel de Maramaray começou a ser construído em 2004, com o projeto de ser o primeiro a ligar dois continentes. Atravessando o estreito do Bósforo por baixo d’ água, entre as partes asiática e europeia de Istambul, o túnel foi terminado em 2009, mas seu sistema ferroviário deverá ficar pronto entre 2013 e 2014.
Túnel do Tâmisa, Inglaterra
Construído sob o famoso rio que cruza a capital inglesa, o túnel do Tâmisa foi um dos precursores no que diz respeito à engenharia de túneis. Com 396 metros de comprimento, foi inaugurado em 1843 e o primeiro a passar por baixo de um curso de água. É usado hoje pelo metrô de Londres, conectando os bairros de Rotherhithe e Limehouse.
Túnel de Seikan, Japão
Concluído em 1988, o túnel ferroviário de Seikkan liga as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido, com uma extensão de 54 km. O túnel encontra-se 240 metros embaixo do mar e tem sofisticados sistemas de segurança para lutar contra as imprevisíveis condições geológicas e tectônicas da região.
Túnel de Yerba Buena, Estados Unidos
A ilha de Yerba Buena é uma pequena parcela de terra entre as cidades de Oakland e São Francisco, na Califórnia. Yerba Buena é conectada com o continente por um túnel de 25 metros de diâmetro inaugurado em 1936, com dois níveis que permitem a passagem de cinco pistas de veículos.
Túneis de Infiltração, Coreia do Norte e Coreia do Sul
Na faixa que protege o limite territorial entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, conhecida como Zona Desmilitarizada da Coreia, foram descobertos três túneis que partiam da Coreia do Norte, com o objetivo de facilitar uma invasão ao território de seus inimigos do sul. O terceiro dos túneis chegava a apenas 40 km da capital, Seul, e tinha capacidade para receber até uma divisão militar por hora.
Sistema de Túneis PATH, Canadá
Os invernos canadenses costumam ser extremamente cruéis, com temperaturas que raramente passam dos 10 graus negativos em grandes cidades. Para que seus habitantes possam se locomover pela cidade sem encarar o frio extremo, a cidade de Toronto tem um sistema de túneis conhecido como PATH, com 25 km de extensão e mais de 1.200 estabelecimentos comerciais, por onde passam mais de 100 mil pessoas diariamente. Outras cidades, como Montreal, têm sistemas similares, mas o de Toronto é o maior do mundo.
Túnel Memorial Eisenhower-Johnson, Estados Unidos
A cerca de uma hora da área oeste de Denver, no coração das Montanhas Rochosas, o túnel Memorial Eisenhower-Johnson foi inaugurado em 1973 e tem um comprimento de 2,5 km. O túnel chega a uma altura de 3 401 metros, o que o torna um dos mais altos do planeta.
Complexo de Cheyenne Mountain, Estados Unidos
No condado de El Paso, no estado americano do Colorado, um complexo militar foi projetado no auge da Guerra Fria, para proteção contra ataques nucleares. Para atingir o complexo, os trabalhadores pegam um túnel de 600 metros, passando por imensas portas de 25 toneladas no caminho.
Mail Rail, Inglaterra
Entre 1927 e 2003, os correios de Londres transportaram suas correspondências através de uma rede de túneis de mais de 37 km de extensão, usando pequenos trens sem motorista. O Mail Rail chegou a transportar até 4 milhões de cartas por dia, mas acabou sendo abandonado. Os túneis estão hoje sem acesso do público.
Aqualine da Baía de Tóquio, Japão
O Aqualine da baía de Tóquio foi inaugurado em 1997, em uma mistura de túnel e ponte, por onde corre uma estrada que comunica as cidades de Kawasaki e Kisarazu, com comprimento total de 15 km. Na entrada do Aqualine, uma ilha artificial alberga uma área de descanso com lojas, restaurantes e um mirador com vista para a baía.
Túnel Natural, Estados Unidos
Muito antes dos seres humanos começarem a construir túneis para unir dois pontos, a natureza já fazia esse trabalho. No estado americano de Virginia, um túnel natural deu origem a um parque nacional, o Natural Tunnel National Park. O túnel, que nasceu há vários milhões de anos, foi usado a partir de 1906 para a passagem de uma linha de trem, evitando muito trabalho a engenheiros e trabalhadores.
Túneis de Cu Chi, Vietnã
Gigantesco labirinto de túneis que passa por baixo de Saigon, capital do Vietnã, os túneis de Cu Chi foram essenciais durante a guerra que enfrentou o país com os Estados Unidos. Eram usados pelos vietcongues para se locomover e se refugiar. Estima-se que os túneis possam ter uma extensão de até 240 km. Hoje são uma das principais atrações turísticas de Saigon.
Túnel de Base de São Gotardo, Suíça
Ainda em trabalhos, o túnel de base de São Gotardo, nos Alpes suíços, deverá ser inaugurado em 2016, com linhas ferroviárias de transporte de cargas e passageiros em mais de 50 km de extensão. Ao facilitar a passagem dos Alpes, o túnel deve melhorar o comércio entre países como França, Suíça, Itália e Alemanha.
Túnel de Jiucyudong, Taiwan
Também conhecido como “túnel das nove curvas”, Jiucydong passa dentro das montanhas do Parque Nacional de Taroko, no leste de Taiwan. Estreito, o túnel permite avistar paisagens magníficas, mas também assustadoras, através de grandes aberturas nas rochas à beira do abismo.Via: Instituto de Engenharia.
Blog do BILL NOTICIAS.
grandes obras da construção civil Conheça o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá
Conheça o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá
Escrito por: Luciana Reis em 02/09/2015
Um projeto de construção de um túnel submerso promete facilitar a vida de quem mora e visita duas das maiores cidades do litoral paulsta: Santos e Guarujá.
Hoje, a travessia marítima mais movimentada do País (em Santos está localizado o maior porto da América do Sul), é feita por balsa balsa ou em um percurso de 40 km de estrada.
Imagem: Divulgação/Dersa
A previsão inicial para o começo das obras era março deste ano, mas dois meses antes, a abertura da licitação que escolheria o consórcio responsável pela construção do túnel foi paralisada. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) o primeiro edital da obra continha falhas. Atualmente, não há previsão de continuidade da obra. A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) está trabalhando na revisão do projeto de escavação das paredes, das fundações e escoramento do futuro túnel.
A crise econômica no país também influenciou o atraso no início das obras. O custo previsto para a obra é de R$3,2 bilhões. O BNDES financiará R$2,3 bilhões de reais, mas a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) não autorizou a liberação de parte deste valor – o montante de R$ 1,3 bilhão – devido ao contingenciamento de recursos.
+ Estrutura do Túnel
Denominado de “Submerso”, o túnel terá módulos de concreto pré-moldado, construídos sobre uma doca seca, e que posteriormente vão ser encaminhados até o local onde serão afundados e instalados, a 21 metros de profundidade.
A tecnologia que permite a construção do túnel em partes e a posterior submersão é recente no Brasil, apesar de já ser muito comum em países como Dinamarca, Holanda, Alemanha, Turquia e Japão.
O túnel terá a extensão de 1700 metros, com três faixas em cada sentido. Será necessário desapropriar muitas famílias para a construção em área urbana, uma vez que, apenas na superfície são estimados mais de 4 km em novas ruas e viadutos.
Além da questão social, há também a preocupação com o impacto da escavação da trincheira dentro da água para a construção do túnel. Apesar das manifestações contrárias à obra, os estudos para o projeto foram concluídos e foi obtida uma licença ambiental prévia em abril de 2014 para o andamento do túnel, considerado de grande importância para a região.
A previsão de duração das obras, quando do lançamento da última versão do projeto, é de 44 meses. Apesar dos altos custos, a opção pela construção de um túnel, em vez de uma ponte, visa não interferir na passagem de embarcações e também de aviões no local. Depois de pronto haverá pedágio no túnel, assim como hoje é feita a cobrança para ir de uma cidade a outra pela estrada e pela balsa.
Ficou curioso para ver como será o túnel? Confira no vídeo a seguir:
[youtube https://youtu.be/QsfcnY8vnks]
Referências: Uol, A Tribuna, G1, Dersa
Blog do BILL NOTICIAS
Julgamento final de Dilma começará no próximo dia 25/08
A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff foi informada nesta sexta-feira (12), por meio de uma notificação entregue no Senado, que o julgamento final da petista no processo de impeachment começará às 9h do dia 25 de agosto. A data foi definida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que comandará o julgamento. A notificação, assinada por Lewandowski, convoca Dilma ou seus advogados a comparecerem na sessão marcada para o dia 25.
Segundo apurou o G1, está sendo preparado o seguinte cronograma para o julgamento final: na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), os senadores deverão ouvir as três testemunhas da acusação e as seis da defesa.
O julgamento deverá ser interrompido no sábado (27) e no domingo (28). Depois disso, na segunda-feira (29) o julgamento será retomado com o depoimento de Dilma Rousseff, caso ela decida comparecer ao Senado. Senão, será lida uma manifestação da petista pelo seu advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo. Depois, acusação e defesa vão debater o processo.
Cardozo não quis antecipar se a presidente afastada vai comparecer ao julgamento final.
Na terça-feira (30), os senadores deverão fazer a última discussão sobre o processo. A votação final aconteceria após a discussão entre os parlamentares. Dependendo da duração dos debates, a votação em si pode acontecer na quarta-feira (31), e não no dia anterior.
Calendário oficial
O calendário oficial do julgamento será divulgado após reunião de Lewandowski com líderes partidários do Senado e com o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Para Dilma ser afastada definitivamente, são necessários os votos de pelo menos 54 senadores. Caso contrário, o processo será arquivado e a petista reassumirá a Presidência da República. (foto/reprodução G1)
Blog do BILL NOTICIAS
Julgamento que pode afastar Dilma definitivamente do mandato começa no dia 25
Karine Melo – Repórter Agência Brasil
O julgamento final do processo de impeachment que a presidenta afastada Dilma Rousseff enfrenta no Senado terá início no dia 25 de agosto, às 9h. Segundo a Secretaria Geral da Mesa do Senado, a petista será notificada pessoalmente, ainda na tarde de hoje, sobre o andamento do processo. O sinal verde para a fixação da data pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, foi dado com a entrega, na manhã desta sexta-feira (12), das alegações finais da defesa, a pouquíssimos minutos do prazo final, pelo advogado José Eduardo Cardozo. A expectativa é que esta fase possa durar até cinco dias.
Cardozo ainda não confirmou se a presidenta afastada virá se defender pessoalmente no plenário do Senado durante o julgamento final. Sobre isso, ele disse que ainda vai consultar Dilma, mas nos bastidores é grande a expectativa para que isso aconteça.
O documento da defesa chama atenção pelas 670 páginas, 661 a mais do que a peça apresentada pela acusação na última quarta-feira (10), que tem apenas 9 páginas.
“Embora o usual seja uma contrariedade mais enxuta, optamos por fazer uma síntese de todas as discussões que estão no processo. Incorporamos ao libelo uma parte das nossas alegações finais e também a crítica o relatório do senador [Antonio] Anastasia, porque é a última oportunidade que tínhamos de nos manifestar por escrito nos autos. Então, achamos muito importante, para aqueles que desejam consultar uma síntese de todas as nossas defesas, e tudo aquilo que foi alegado, que isso constasse no libelo. Um caso que não é usual, exige medidas não usuais”, explicou Cardoso.
Na prática, a peça rebate os argumentos apresentados pela acusação de que a primeira mulher a comandar o país teria cometido crime de responsabilidade ao editar três decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional. Dilma também é acusada de utilizar verbas de bancos federais em programas que deveriam ser bancados pelo Tesouro, as chamadas pedaladas fiscais .
Testemunhas
As diferenças entre a estratégia de defesa e acusação não param por aí. Os juristas responsáveis pela denúncia – Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo – abriram mão de três das seis testemunhas a que têm direito nessa etapa final, além de não descartarem a possibilidade de dispensar mais uma ao longo do julgamento.
Já a defesa pretende utilizar as seis testemunhas. Na lista entregue por Cardozo, está o procurador do Ministério Público Federal, o ex-ministro da Fazenda do governo Dilma Nelson Barbosa. Além dele, também serão chamados a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Duweck, o professor de Direito Processual Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) Geraldo Prado, o ex-secretário executivo adjunto da Casa civil Gilson Bittencourt e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo.
Rito
Assim como fez antes do julgamento da fase de pronúncia, mais uma vez o presidente do STF vai se reunir, na semana que vem, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com líderes de partidos, para definir o rito do julgamento final. Além do tempo de duração do julgamento e intervalos, nessa reunião será decidido, por exemplo, quanto tempo os senadores advogados e testemunhas terão para se manifestar.
Julgamento final
Diferentemente das outras etapas, onde a decisão era tomada com base na maioria simples dos votos, metade mais um dos presentes à sessão, na próxima votação, que pode afastar definitivamente Dilma Rousseff do cargo, serão necessários 2/3 dos votos, 54 dos 81. Se condenada pelo plenário do Senado, o presidente interino Michel Temer assume a Presidência da República. Ainda nesse caso, Dilma ficará inelegível por oito anos. Se os favoráveis aoimpeachment não conseguirem o mínimo de votos, o processo é arquivado e a presidenta afastada retoma o mandato.
(Vinicius de Santana).
Blog do BILL NOTICIAS
Criminosos explodem bancos em três cidades de Pernambuco durante madrugada
Durante a madrugada desta sexta-feira (12), quatro agências bancárias foram alvo de assaltantes em diferentes cidades de Pernambuco. Em três dos casos, foram utilizados explosivos nas unidades bancárias. A agência mais destruída foi a do Banco do Brasil do município de Condado, na Zona da Mata Norte do Estado. Por volta das 3h30, 10 suspeitos invadiram o espaço, usando explosivos e disparando tiros.
Apesar dos muitos disparos, não houve confronto entre policiais militares e os suspeitos. Os criminosos conseguiram explodir o cofre da agência, que ficou destruída. Pelo menos uma casa nas proximidades também foi danificada pelos efeitos do explosivo. De acordo com a polícia, os suspeitos utilizaram dois carros – que foram abandonados na zona rural do município, a cerca de 4 km de onde aconteceu a explosão, no centro de Condado.
As outras ações criminosas foram em Ribeirão, na Zona da Mata Sul, e em Inajá, no Sertão do Estado, como já noticiamos. Em Bairro Novo, Olinda, no Grande Recife, ainda houve uma tentativa de arrombamento a uma agência do banco Itaú. (Vinicius de Santana).
Blog do BILL NOTICIAS.
Irregularidades em Propaganda Eleitoral poderão ser denunciadas no site do TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco disponibilizou o sistema “Denúncias On-line”. O projeto foi iniciativa da Comissão de Planejamento e Gestão de Propaganda do TRE-PE.
O objetivo foi de criar durante as Eleições 2016 um meio de comunicação com os eleitores de todo o Estado de Pernambuco, que queiram noticiar à Justiça Eleitoral irregularidades relacionadas a Propaganda Eleitoral.
Os eleitores poderão enviar vídeos e fotos, além de outras informações, acessando o sistema através do banner na página do TRE-PE ou ainda pelo menu Eleições> Eleições 2016 > Propaganda Eleitoral > Denúncia Online.
Todas as denúncias precisam constar de nome, telefone e email pois o anonimato é proibido, mas o sigilo é garantido. (Edenevaldo Alves).
Blog do BILL NOTICIAS
UFPE é uma das 20 universidades brasileiras mais reconhecidas pelo mercado
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as instituições de ensino superior mais renomadas do Brasil, ocupando o 16º lugar no ranking do nosso país. O dado é da consultoria britânica QS, que realizou um levantamento das faculdades mais respeitadas do Brasil, da Rússia, da Índia e da África do Sul, grupo que compõe o Brics, conjunto de economias emergentes.
O primeiro lugar na lista de universidades mais renomadas ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que também ocupa a 10ª posição geral no ranking dos Brics. Das 20 universidades mais bem classificadas, apenas duas não estão no Sudeste nem no Sul do país, são elas a Universidade de Brasília (UnB), na 8º posição, e a Universidade Federal de Pernambuco, que aparece em 16º lugar.
CRITÉRIOS
O ranking leva em conta fatores como reputação acadêmica, impressão dos recrutadores, proporção entre docentes e estudantes, número de professores com phD, produtividade em pesquisas, entre outros. (JC Online)
Blog do BILL NOTICIAS
Cidades do interior são beneficiadas com obras de esgotamento sanitário
Está aberto o processo de licitação para a contração de empresa de consultoria que irá desenvolver os projetos para a implantação de sistemas de esgotamento sanitário em 11 municípios do Interior de Pernambuco, iniciativa que irá beneficiar 350 mil pessoas, segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). As ações integram o Projeto de Sustentabilidade da Bacia do Rio Capibaribe – PSH, que está incluído no Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, uma parceria do Governo de Pernambuco com o Banco Mundial – BIRD, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Compesa. Os investimentos previstos são de U$$ 410 milhões de dólares e serão aplicados em diversas projetos e obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado.
Com objetivo de acelerar as licitações para execução das obras, a Compesa estabeleceu que os projetos serão recebidos em três etapas. O primeiro deverá ser entregue em março de 2018 e irá contemplar as cidades de Brejo da Madre de Deus, Ribeirão, Serra Talhada e Toritama. Já o segundo bloco inclui os municípios de Feira Nova, Bom Conselho, Pesqueira e São Bento do Una e deverá ser concluído em junho de 2018. A terceira fase de projetos envolve as cidades de Pombos, Bonito e Carpina com expectativa de serem finalizados em setembro de 2018.
Segundo o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, O PSH é mais um esforço do governo estadual na busca da universalização dos serviços de esgotamento sanitário em Pernambuco. “Estamos trabalhando em várias frentes, na Região Metropolitana do Recife, com o Programa Cidade Saneada (PPP do Saneamento), e no interior com projetos estruturadores, a exemplo do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, o PSA Ipojuca e o PSH”, afirmou Barretto. A meta da Compesa, ainda de acordo com o diretor, é ampliar para 75% o índice de cobertura de esgoto em Pernambuco nos próximos 15 anos. Atualmente, a cobertura é de 22%.
Dos 11 municípios incluídos no projeto, seis deles fazem parte da Bacia do Capibaribe. São eles: Bonito, Brejo da Madre de Deus, Carpina, Feira Nova, Pombos e Toritama. Os outros cinco municípios apesar de não integrarem à Bacia do Capibaribe foram selecionados dentro do projeto, pois estão entre as 50 maiores cidades do Estado que ainda não possuíam ações de esgotamento sanitário. São eles: Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Pesqueira (Agreste Central), São Bento do Una (Agreste Central), Bom Conselho (Agreste Meridional) e Ribeirão (Mata Sul).
As ações do PSH irão contribuir para a revitalização do Rio Capibaribe, melhorando a qualidade da água deste manancial tão importante para os pernambucanos, a partir da construção de Sistemas de Esgotamento Sanitário-SES nessas cidades. O tamanho desses sistemas e a quantidade de unidades operacionais necessárias serão definidas nos projetos que serão elaborados pela Empresa ou Consórcio que vencer a licitação. Cada projeto deverá ser concebido de acordo com as especificidades de cada município. É o caso de Toritama onde serão feitas ações à parte para o tratamento dos efluentes que são produzidos pelas fábricas de jeans da cidade.
Todos os sistemas de esgotamento sanitário dessas cidades serão dimensionados para o atendimento das populações no horizonte de 25 anos, levando-se em consideração as projeções do crescimento demográfico dos municípios contemplados. A primeira cidade beneficiada com obras do PSH está sendo Surubim. As intervenções estão em execução com previsão para serem concluídas em setembro de 2017. O PSH irá beneficiar 3,5 milhões de pernambucanos. Fontes: Edenevaldo Alves.
Blog do BILL NOTICIAS
Gonzaga Patriota apresenta PL que isenta IPI na aquisição de máquinas, veículos e equipamentos agrícolas
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) apresentou o Projeto de Lei (Nº 5984/2016) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos, de fabricação nacional, destinados a transporte de cargas e à produção agrícola em geral, adquiridos por agricultores familiares, pecuaristas, assentados e produtores rurais, bem como por pessoas jurídicas voltadas ao agronegócio.
Para Patriota, o PL promoverá melhores condições para ampliação da mecanização nas pequenas propriedades e dos agricultores em geral, assim como para os meios de transporte da produção agropecuária até as cidades.
“É de conhecimento de todos que máquinas agrícolas e veículos utilitários têm preços elevados no Brasil, principalmente em função da elevada carga de impostos sobre eles incidentes. Segundo a Federação da Indústria do Estado do Paraná, em média 32% do preço pago por um trator e 36% pelos pneus referem-se a impostos”, destacou.
Na proposta, o parlamentar descreve que no Brasil existem 4,3 milhões de agricultores familiares. A Agricultura Familiar é a responsável por 70% dos alimentos produzidos no país, 87% da produção de mandioca, 70% feijão, 46% milho, 38% café, 34% arroz, 21 % trigo, 60% leite, 59% suínos, 50% aves e 30% bovinos. 84,4% de propriedades rurais pertencem à agricultura familiar. Já o agronegócio é o setor que impulsiona nossas exportações. Por tudo o que representa, a isenção do IPI para os agricultores brasileiros só faz justiça a um setor que produz mesmo em momentos de crise econômica.Fontes: Edenevaldo Alves.
Blog do BILL NOTICIAS
Rafael Silva é bronze no judô; Brasil ganha a terceira medalha na modalidade
O judoca brasileiro Rafael Silva conquistou hoje (12) sua segunda medalha de bronze em jogos olímpicos (a primeira foi em Londres 2012) e a primeira do judô masculino na Rio 2016. Com um yuko, Baby, como é conhecido, venceu o uzbeque Abdullo Tangriev na categoria 100 kg masculino.
Rafael Silva começou bem o torneio, com duas vitórias por ippon, contra o hondurenho Ramon Pileta e, em seguida, contra o russo Renat Saidov. Na semifinal, no entanto, perdeu para o mito do judô atual, o judoca francês Teddy Riner, que não perde uma luta há seis anos ou 114 combates.
Dinamismo
Na repescagem, Baby superou o holandês Roy Meyer, se credenciando para a disputa do bronze.
Para o brasileiro, o resultado da equipe de judô é positivo. “O judô é um esporte dinâmico, ativo e as olimpíadas são uma competição diferente. É difícil dizer quantas medalhas vão ocorrer, mas a equipe teve um bom desempenho. A Rafa [Rafaela Silva] conquistou o ouro e agora ganho o bronze”, disse Rafael Silva.
A medalha de bronze de Rafael Silva é a vigésima segunda do judô brasileiro em olimpíadas e a quarta do Brasil na Rio 2016. O judô é a modalidade que mais conquistou medalhas em jogos para o Brasil. (AB) Fontes: Edenevaldo Alves.
Blog do BILL NOTICIAS.
Rio 2016. Acompanhe os últimos resultados dos Jogos Olímpicos
*QUINTA-FEIRA, DIA 11
16:37
BRONZE PARA O BRASIL
Mayra Aguiar conquista a primeira medalha de bronze para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Na categoria até 78kg, ela venceu a cubana Yalennis Castilo por um yuko. É a segunda medalha de bronze Olímpica da judoca – em Londres 2012 ela ganhou a primeira. “É uma satisfação para o atleta uma medalha Olímpica. Achei que não fosse ter esse sentimento de novo, mas é forte. É um momento difícil acabar uma luta e partir para uma nova competição. Estou feliz, é mais uma (medalha) que vai para a conta. Vale muito a pena. Caí, levantei e consegui ganhar. Temos um time (de judô), de homens e mulheres, muito vitorioso. Todo mundo dá tudo de si. Tenho muito orgulho”, disse a atleta após a luta.
16:32
RECORDE QUEBRADO
O Velódromo do Rio 2016 já estreia com quebra de recorde Olímpico. O trio masculino da Grã-Bretanha, da prova de velocidade por equipes, fez o circuito em 42seg465.
16:17
VELOCIDADE
Canadenses, chineses, italianos e representantes de países estão no Velódromo Olímpico da Barra. O local recebe nesta quinta-feira (11) as primeiras provas de ciclismo de pista do Rio 2016. O público ocupa grande parte das cadeiras verdes e azuis da arena. No meio da pista, que tem formato oval e é mais alta nas pontas, há uma área com bicicletas de aquecimento e outros apetrechos à disposição dos esportistas.
16:07
MAYRA AGUIAR PERDE E LUTA PELO BRONZE
Mayra Aguiar não resistiu à francesa Audrey Tcheumeo e perdeu a semifinal da categoria até 78Kg. Com duas punições, a brasileira agora vai lutar pelo bronze.
15:50
ANDY MURRAY SEGUE NA LUTA PELO BI
O atual campeão Olímpico Andy Murray avançou às quartas de final do torneio de simples ao vencer o italiano Fabio Fognini por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 6/3. Agora ele enfrenta o norte-americano Steve Johnson.
Thomaz Bellucci vence por 2 sets a 0 e chega às quartas de finalReuters/Kevin Lamarque/Direitos Reservados
15:37
VEM, NADAL!
Thomaz Bellucci, tenista do time Brasil, venceu o alemão David Goffin e avançou para as quartas de final, onde vai pegar o número 5 do ranking mundial de tênis, o “temido” espanhol Rafael Nadal.
15:25
MAQUETE DO RIO, OUTRA ATRAÇÃO DO BOULEVARD OLÍMPICO
O Boulevard Olímpico, no Centro, está cheio de atrações! Uma das que estão chamando atenção é a maquete do Rio feita de Lego. Ela tem 6m de comprimento e 5m de largura, pesando 1,2 toneladas.O trabalho levou 3.552 horas para ser concluído com 947 mil peças. A maquete mostra diferentes elementos da cidade como o Parque Olímpico, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, diferentes praias e, claro que não poderia faltar, a Marquês de Sapucaí com desfile de escola de samba. A visita é gratuita e o tempo de espera na fila varia de 10 a 15vminutos. Foto: Stefano Giorgi/Rio2016
13:25
ADEUS AOS JOGOS
A dupla de brasileiros Charles Correa e Anderson Oliveira, da canoagem slalom modalidade dupla, se despediu nesta quinta-feira (11) dos Jogos Olímpicos. Eles não se classificaram para a final com o tempo de 116.49.
13:12
SALVE SIMPATIA
O atleta chinês Zhang Jik venceu a semifinal no tênis de mesa individual contra o Vladimir Samsonov da Bielorrússia e disputa o ouro, ainda nesta quinta-feira (11), contra Ma Long, outro chinês. Simpático, ele posou para selfies com torcedores que foram ao Riocentro.
12:56
EMOÇÃO NA TACADA
Após a primeira volta da primeira disputa do golfe, Adilson da Silva comentou a emoção de dar a primeira tacada do golfe neste retorno do esporte aos Jogos Olímpicos. Ao relembrar o momento e toda sua trajetória, o brasileiro não segurou a emoção e chorou. “Passou muita coisa pela minha cabeça. Foi um privilégio e uma responsabilidade enorme. Difícil não se emocionar”, disse com lágrimas nos olhos.
12:46
CHOCOLATE
Joedison Teixeira, o Chocolate, estreou bem nos Jogos Olímpicos e venceu o argelino Abdelkader Chadi por 2 rounds a 1. Ele volta ao ringue no domingo (14) conta o turco Batuhan Gozgec ainda pela fase das preliminares.
12:09
JUDOCA BRASILEIRO BUZACARINI ELIMINADO
O brasileiro Rafael Buzacarini não conseguiu avançar no torneio de judô dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele foi eliminado na segunda luta do dia (oitavas de final), pelo japonês Ryunosuke Haga, atual campeão mundial, após ser punido com shidô, quando restavam 47 segundos para o fim. Na estreia, Buzacarini venceu o uruguaio Pablo Aprahamian por ippon.
12:08
NA SEMIFINAL
Mayra Aguiar está na semifinal da categoria até 78kg do judô. Ela venceu Luise Malzahn, da Alemanha, que foi penalizada por um shido e está fora dos Jogos Olímpicos. A brasileira luta ainda nesta quinta-feira (11) contra a francesa Audrey Tcheumeo, que fez questão de assitir a luta da sua próxima adversária ao lado do tatame.
Simone Biles: segundo ouro após vencer prova individual de ginásticaReuters/Mike Blake/Direitos Reservados
11:18
39 SEGUNDOS
A judoca Mayra Aguiar só precisou de 39 segundos para vencer a australiana Miranda Giambelli. A brasileira imobilizou a rival e venceu por Ippon. Em instantes Mayra enfrenta a alemã Luise Malzahn pelas quartas de final.
11:03
IPPON PARA O BRASIL!
O judoca Rafael Buzacarini estreou com vitória na categoria até 100kg. Ele venceu o uruguaio Pablo Aprahamian por Ippon em 2min21seg.
11:02
TORCIDA GANHOU
A seleção masculina de voleibol do Irã não deixou Cuba vencer nenhum set e encerrou a partida em 3 a zero, em uma bela disputa no Marcacanãzinho. Eles avançaram para as quartas de final. O diferencial? A torcida, que vibrou o tempo todo com bandeiras e gritos. Valeu a pena e os jogadores iranianos, comandados pelo técnico argentino Raul Lucio Lozano, agraderam o carinho em seu perfil no Twitter.
10:53
É QUE NÃO DEU
A seleção brasileira de polo aquático feminino bem que tentou, mas perdeu para as russas por 14 a 7. Com essa, as brasileiras amargaram a terceira derrota consecutiva nos Jogos.
Brasil ganha da melhor seleção do mundo no handebol masculinoReuters/Shannon Stapleton/Direitos Reservados
10:42
FORA DAS QUARTAS
A simpática brasileira Ane Marcelle, do tiro com arco, não passou das oitavas de final. Ela foi derrotada pela britânica Naomi Folkard por 6 a 2.
10:35
LARISSA E TALITA ARRASADORAS
A dupla brasileira do vôlei de praia Larissa e Talita já estava classificada e ainda assim teve uma atuação impecável diante das polonesas Kolosinska e Brzostekdo, que até então estavam invictas. Foram 2 sets a 1, parciais de 21X10 e 21X15.
10:10
DANÇARAM E VENCERAM
A equipe brasileira de esgrima de espada por equipes feminina, caiu nas oitavas de final e está fora dos Jogos Olímpicos. A disputa terminou em 45 a 32 para a equipe da Ucrânia, que conquistou a torcida no início da competição, fazendo uma dancinha ao entrarem no recinto dentro da Arena Carioca 3.
09:39
JÁ JÁ, LARISSA E TALITA
Já já a dupla Larissa e Talita entra em ação contra as polonesas Kolosinska e Brzostekdo. As brasileiras, que vêm de duas vitórias, já garantiram presença nas oitavas. As adversárias também venceram seus dois jogos anteriores.
08:34
GOLFE DE VOLTA
O Brasil começa o sexto dia dos Jogos no campo de golfe. O esporte volta a uma competição Olímpica depois de 112 anos e quem representa o país nesse momento histórico é Adilson Silva, que deu a primeira tacada da partida Fontes: Vinicius de Santana.
Blog do BILL NOTICIAS.
Dos cinco candidatos a Prefeito (a) de Petrolina, dois ainda não protocolaram registro
Candidatos a Prefeito de Petrolina: Miguel Coelho(PSB), Odacy Amorim(PT), Adalberto Cavalcanti(PTB), Edinaldo Lima(PMDB) e Maria Perpetua do Psol
Até o início da manhã dessa quinta-feira (11) Pernambuco já contava com 1263 candidaturas a prefeito (41) e vereador (1222).
Em Petrolina, das cinco majoritárias homologadas nas convenções partidárias, apenas três deram entrada com o processo de registro aguardando a confirmação que saíra até a próxima segunda-feira (15): Adalberto Cavalcanti (PTB), Ednaldo Lima (PMDB) e Miguel Coelho (PSB). Os vices de cada uma dessas postulações também estão com os processos em andamento. Sendo assim, ainda não protocolaram seus pedidos de registros de candidaturas Odacy Amorim (PT) e Perpétua Rodrigues (PSOL).
A cidade também já conta com o pedido de registro de candidatura de 106 postulantes a vaga na Câmara de Vereadores. PR, PMDB, PTB, PSC e PHS encaminharam os processos a Justiça Eleitoral. (Rádio Grande FM – Nossa Voz)
Blog do BILL NOTICIAS.
Mega-Sena: Sorteio em Petrolina e ninguém acerta e prêmio vai a R$ 27 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.846 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta quinta-feira (11) em Petrolina (PE).
Veja as dezenas: 06 – 24 – 26 – 30 – 34 – 49.
A quina teve 49 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 42.962,92. Acertaram a quadra 3.189 apostas, que vão ganhar R$ 943,05 cada uma.
O sorteio ocorre nesta quinta porque faz parte da “Mega-Semana dos Pais”, que altera o calendário. O concurso 1.845 foi realizado na terça-feira (9), mas o 1.847 ocorre normalmente no sábado (13).Fontes: Vinicius de Santana.
Blog do BILL NOTICIAS.
Santa Filomena: Gildevan Melo larga na frente na primeira pesquisa registrada
Santa Filomena – PE
A empresa DATA RESULT’S realizou, entre os dias 01 e 02 de agosto de 2016, a primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Santa Filomena, no sertão de Pernambuco, para as eleições municipais.
Foram entrevistados 293 pessoas em diferentes faixas etárias e de renda, nas regiões entre a área urbana e rural. A consulta ainda questionou a população sobre a avaliação da atual gestão do prefeito Pedro Gildevan (PSD).
A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o nº 04035/2016. A margem de erro é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos.Fontes:(Blog Santa Cruz 24H).
Blog do BILL NOTICIAS.
Simulado do Enem é adiado para o dia 3 de setembro por causa da Olimpíada
O início do terceiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para o dia 3 de setembro, devido ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A previsão era que a prova fosse realizada neste final de semana. O simulado, promovido pelo governo federal, destina-se a quem está se preparando para o Enem e para participar basta se cadastrar no site Hora do Enem. Os estudantes têm quatro horas para resolver 80 questões.
De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que mais estudantes participem do simulado. Ao todo, 711 mil participaram da primeira edição, mas o número caiu na segunda edição para 360 mil. Entre os motivos averiguados pela Geeki, estão o longo prazo que o simulado ficou disponível – estudantes alegaram que acabaram esquecendo de acessar a prova – e as férias escolares.
Na terceira edição, com a proximidade do Enem, que será nos dias 5 e 6 de novembro, a expectativa é que o número de acessos aumente. Até a próxima semana, será definido o período em que o terceiro simulado ficará disponível. O primeiro simulado foi realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio e o segundo ficou disponível de 25 de junho a 3 de julho.
Esta edição traz algumas novidades, entre elas, 75% das questões serão inéditas. Nos últimos simulados, a maioria das questões era de provas anteriores do Enem. Além disso, agora, os estudantes que fizeram as provas pelo smartphone terão acesso ao posicionamento no ranking de todos os alunos que selecionaram o mesmo curso. Antes, os alunos apenas eram informados se alcançaram ou não a nota de corte e quanto estavamdistantes de serem aprovados no curso que escolheram.
O simulado faz parte da iniciativa Hora do Enem, portal que oferece também um plano de estudos individual para cada estudante. Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. Para estudar, os candidatos podem acessar a plataforma Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.
Está previsto ainda um quarto simulado, que será disponiblizado a partir do dia 8 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio. (Via: AG) Fontes: Vinicius de Santana.
Blog do BILL NOTICIAS.
De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que mais estudantes participem do simulado. Ao todo, 711 mil participaram da primeira edição, mas o número caiu na segunda edição para 360 mil. Entre os motivos averiguados pela Geeki, estão o longo prazo que o simulado ficou disponível – estudantes alegaram que acabaram esquecendo de acessar a prova – e as férias escolares.
Na terceira edição, com a proximidade do Enem, que será nos dias 5 e 6 de novembro, a expectativa é que o número de acessos aumente. Até a próxima semana, será definido o período em que o terceiro simulado ficará disponível. O primeiro simulado foi realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio e o segundo ficou disponível de 25 de junho a 3 de julho.
Esta edição traz algumas novidades, entre elas, 75% das questões serão inéditas. Nos últimos simulados, a maioria das questões era de provas anteriores do Enem. Além disso, agora, os estudantes que fizeram as provas pelo smartphone terão acesso ao posicionamento no ranking de todos os alunos que selecionaram o mesmo curso. Antes, os alunos apenas eram informados se alcançaram ou não a nota de corte e quanto estavamdistantes de serem aprovados no curso que escolheram.
O simulado faz parte da iniciativa Hora do Enem, portal que oferece também um plano de estudos individual para cada estudante. Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. Para estudar, os candidatos podem acessar a plataforma Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.
Está previsto ainda um quarto simulado, que será disponiblizado a partir do dia 8 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio. (Via: AG) Fontes: Vinicius de Santana.
Blog do BILL NOTICIAS.
Avianca faz pedido de voo entre São Paulo e Petrolina e volta sem escalas
Dias atrás anunciamos mudanças na malha aérea da Azul em Petrolina sobre o voo que já ocorre atualmente em nossa cidade vindo de Juazeiro do Norte e partindo para Campinas, agora foi a vez da Avianca solicitar voo direto, ida e volta, entre Petrolina e São Paulo.
No atual cenário do Aeroporto de Petrolina, a Azul e a Gol possuem voos direto ligando Petrolina ao Estado de São Paulo, sendo Azul para Campinas, cidade distante 100km da Capital, e a Gol para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mas dessas duas apenas a Azul possui ligação direta do Estado de São Paulo à nossa cidade. Esse cenário deverá mudar a partir do dia 17 de outubro deste ano, data estimada para entrar em vigor o novo voo da Avianca em nossa região.
Está em trâmite na ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, o pedido de voo da Companhia Aérea Avianca ligando o Aeroporto Internacional de Guarulhos, distante 28km do centro da Capital, no Estado de São Paulo e o Aeroporto de Petrolina, voo sem escalas na ida e na volta, ou seja, direto nos dois sentidos.
De acordo com a solicitação encontrada publicamente no Hotran (Horário de Transporte), a aeronave deverá partir de Guarulhos às 20:45h, tendo horário estimado de pouso em Petrolina às 23h. Já no voo de retorno a partida está programada para às 04:20h do Aeroporto de Petrolina, tendo horário estimado de pouso em Guarulhos às 07:10h.
Horários de pouso e decolagem em Petrolina sujeitos a alterações.
Com essa inclusão, a oferta de assentos em voos de/para Petrolina aumentará de forma satisfatória, serão 1134 assentos a mais disponíveis por semana, já que o voo será diário, operado pela aeronave Airbus A320 que conta com capacidade para 162 passageiros.
O pedido da Avianca foi enviado hoje à ANAC e carece de aprovação de demais órgãos ligados à agencia reguladora e a Secretaria de Aviação Civil como o DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo e INFRAERO, Estatal que é atual administradora da maioria dos aeroportos brasileiros, e está passível de alterações e, inclusive, seu cancelamento.(PNZSPOTTER) Fontes: Vinicius de Santana.
Blog do BILL NOTICIAS.
Hospital Universitário Univasf bate recorde de cirurgias
O Hospital da Universidade do Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem conseguindo importantes progressos no serviço cirúrgico. De janeiro a julho deste ano foram realizadas 2.578 cirurgias, número alcançado através de sucessivos recordes de atendimento mensal, reflexo do empenho da equipe HU. Além do número expressivo, o hospital passou a atender outros casos de alta complexidade cirúrgica que anteriormente precisavam ser transferidos para as capitais dos estados da Bahia ou Pernambuco.
O incremento no leque de serviços foi possibilitado graças à aquisição de equipamentos ocorrida nos últimos meses. O microscópio cirúrgico foi um deles e viabilizou o tratamento de dois casos de Malformação Arteriovenosa (MAV). Trata-se de uma patologia congênita caracterizada por uma alteração na formação dos vasos sanguíneos que pode se apresentar em diversas regiões do corpo. Na maioria das vezes, surge no desenvolvimento anormal do sistema vascular na vida embrionária, as causas dessas deformações ainda são desconhecidas.
Quando os investimentos ajudam a salvar vidas
Foi o que ocorreu com o pequeno Sammyr da Silva Santos (10) do município de Casa Nova (BA) que após passar mal com dores de cabeça, vômitos e desmaios foi internado no hospital. Ele foi atendido pela equipe do HU-Univasf, onde precisou ser intubado e ficou 15 dias na UTI. Após a realização de exames foi diagnosticada a existência da MAV que provocou uma hemorragia no cérebro. A criança então passou por um procedimento neurocirúrgico delicado, até então inédito no HU, para retirar a malformação, evitando, assim, novas hemorragias cerebrais no futuro. O procedimento foi bem-sucedido e, hoje, o Sammyr já se encontra em casa, totalmente curado e praticamente sem sequelas.
“O Sammyr ficou 34 dias internado, foi um período difícil, mas fomos muito bem tratados, ele pegou amizade com os médicos, as enfermeiras, com todo mundo. Eu não tenho como agradecer o que foi feito pelo meu filho no hospital, graças a Deus, todos se esforçaram para ajudá-lo a se recuperar. Agora ele está bem. ”, disse a mãe do paciente, Silvana Santos.
A possibilidade de realizar novas técnicas cirúrgicas de alta complexidade é importante não somente para os pacientes da região, mas também aos médicos residentes em neurocirurgia do HU-Univasf, é o que afirma o Chefe do Serviço de Neurocirurgia e Neurologia, Dr. Ricardo Brandão. “É uma grande oportunidade para os residentes que antes não podiam acompanhar este tipo de cirurgia aqui na região. Eles apenas tinham contato com esses equipamentos e técnicas quando iam a centro maiores. Isso é muito importante para a formação profissional deles. ”, comentou.
O HU-Univasf realizou 207 neurocirurgias nos primeiros 07 meses do ano. A expectativa é que este número aumente com a chegada de novos equipamentos cirúrgicos. “Estamos aguardando a compra de outros equipamentos e materiais que estão em processo de licitação. A equipe médica solicitou à administração, que sempre demonstra boa vontade em cumpri-las. ”, afirmou Ricardo Brandão. Ascom HU-Univasf Fontes: Vinicius de Santana.
Blog do BILL NOTICIAS.
Edinaldo Lima sobre desafio de ser o candidato de Lossio: “Não poderia dizer ‘não’ a minha cidade”
Indicado pelo prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB) para sua sucessão, o vereador Edinaldo acabou provocando um ‘racha’ no grupo de Lossio, além de enfrentar comentários duros por parte de alguns integrantes da bancada de oposição na Casa Plínio Amorim. Apesar disso, nunca perdeu o equilíbrio que tem marcado sua postura.
Ao Blog, Edinaldo afirma que decidiu encarar o desafio de disputar a prefeitura da maior cidade do Sertão pernambucano, mesmo tendo chances reais de ser um dos mais votados para a Câmara Municipal nas eleições deste ano, porque não poderia recusar um projeto do qual ajudou a construir. “Não poderia dizer ‘não’ a esse projeto, nem a nossa cidade“, ponderou.
Confiram:
Blog do Carlos Britto – Por que o senhor quer ser prefeito de Petrolina?
Edinaldo Lima – Para continuar ajudando a nossa gente. Petrolina conseguiu avançar muito com os programas sociais. Com o Programa Nova Semente o prefeito Julio vai conseguir chegar a 9 mil crianças (atendidas) até o final do seu governo. O objetivo do nosso governo é atingir 15 mil crianças no Nova Semente. Habitação foi um programa extraordinário. Foram mais de 15 mil moradias contratadas. Nós vamos poder passar, no nosso governo, de 20 mil moradias contratadas. Isso cria um ciclo virtuoso, que garante uma cadeia produtiva de geração de emprego e renda, de fortalecimento da economia. Mas nós temos desafios importantes também, em relação à saúde e educação. Na saúde foi através do programa das AMEs que encontramos o caminho importante para a saúde básica. Até hoje o Governo Julio conseguiu implantar 17 AMEs, além das unidades de saúde básica, e nós vamos implantar mais 15. Vamos chegar a 32 AMEs. A educação é outro grande desafio, e desafio esse que também foram encontrados caminhos. Nós conseguimos melhor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Mas nós precisamos avançar mais, e no nosso governo uma das marcas será a criação da Escola Fundamental Integral. Isso vai permitir que a criança que sai do Nova Semente continue na Educação Fundamental I e melhorar sua qualidade de ensino e assim criar uma pavimentação para o futuro da sua vida, da sua família, com mais dignidade, e apontando os caminhos do seu futuro para a universidade.
Blog – Como o senhor recebeu os comentários de alguns integrantes da oposição, quando do lançamento de sua pré-candidatura? O senhor interpretou como preconceito, por vir de uma família humilde?
E.L – Minha vida nunca foi fácil. Eu me considero um vencedor por todos os desafios que enfrentei na vida com minha família. E esses desafios me permitiram conhecer cada vez mais Petrolina. Cheguei aqui em 1985 (ele é natural de Ipubi-PE, no Sertão do Araripe). Estou aqui há 30 anos. O fato de ter que morar no fundo de uma igreja porque a família não poderia pagar aluguel…isso tudo me permitiu encarar como desafios importantes. Se existe qualquer tipo de intimidação, ou de rejeição a meu nome, isso não me abalou. Isso me fortaleceu ainda mais. Por isso estou aqui, muito feliz pela escolha que foi feita e homologada pelo meu partido, a partir da convenção, que nos garante criar uma sintonia com a sociedade a partir do momento que aqueles que não me conhecem, começam a conhecer o meu programa de governo. Isso vai fortalecer nossa caminhada e nos vai permitir aquele objetivo principal, que é ganhar as eleições.
Blog – O senhor se sente preparado para governar Petrolina, uma cidade desse tamanho e que precisa avançar?
E.L – Os mais de sete anos no Governo Julio permitiram me preparar tecnicamente. Mas tem uma preparação que não é uma preparação técnica e que eu já tenho, que o prefeito Julio tem: a sensibilidade com as pessoas. O nosso governo será um governo que cuidará ainda mais das pessoas. Isso é importante e é o que falta nos políticos. Então, é importante que com a nossa experiência de fazer projetos, captar recursos, de garantir e aplicar no orçamento sempre pensando naquele que mais precisa, isso que foi feito nos últimos anos, vai nos permitir fazer um governo exitoso, que vai trazer novos programas, novas políticas urbanas e sociais para aquilo que é necessário, a exemplo do nosso Programa ‘Petrolina Saneada’. Esse é um grande desafio nosso. Temos, por exemplo, bairros saneados, mas onde o saneamento não presta, a exemplo do Jardim Amazonas, onde já morei, ou o São Gonçalo, que sempre foi problemático o saneamento; o João de Deus, o Vila Eulália, onde moro hoje; o Henrique Leite; a própria bacia do Dom Avelar, com sete bairros saneados, mas a Compesa não consegue atender. Então, com essa retomada no serviço de água e esgoto para a prefeitura, vamos assumir esse serviço e garantir que com esse programa não permita entrar uma única gota de esgoto no Rio São Francisco, sem antes essa água ser tratada.
Blog – Candidato, o que a gente mais ouve é que a Prefeitura de Petrolina repassou a gestão de duas importantes unidades de saúde, o Hospital de Traumas e o Hospital Dom Malan (HDM). A prefeitura teria condição de assumir uma demanda imensa como a da Compesa?
E.L – A Compesa tem uma despesa no município em torno de R$ 3 milhões, mas o resultado de arrecadação das contas de água e taxas de esgoto que são arrecadados do município passam um pouco mais de R$ 5 milhões. O município tem condições, com esses recursos, de poder fazer os investimentos, financiamentos e permitir que essas redes vão até as áreas irrigadas, onde moram hoje em torno de 70 mil pessoas e que ainda não tem água tratada nem esgoto sanitário. Quem disse pela primeira vez que era necessária a retomada do serviço de água e esgoto foi o governo de 2001. Depois não conseguiu e voltou atrás e fizeram alguns acordos com o governo do estado que não deram certo. Nós já sabíamos que não ia dar certo. Então essa batalha que foi vencida judicialmente, foi importante para Petrolina. A Compesa já tentou várias vezes, mas não consegue apresentar solução para nossa situação, e que precisa ser resolvida. Nossa população tem pressa porque precisa morar com dignidade.
Blog – o senhor repete como mantra a questão social, e é importante, mas a cidade se ressente de obras estruturantes. Qual sua proposta em relação a isso?
E.L – Petrolina foi uma cidade que investiu muito nos últimos anos em infraestrutura, e investiu para quem mais precisava. Nós fizemos obras de macrodrenagem. Só é lembrar o canal do Pedro Raimundo, que foi uma obra de quase R$ 5 milhões. Obras na entrada do São Gonçalo, obras de pavimentação, residenciais com infraestrutura…foram obras em torno de R$ 1 bilhão investidos. Agora, um dado importante: quando o prefeito Julio assumiu o governo, nossa cidade tinha uma frota em torno de 60 mil veículos, isso é dado do IBGE. Hoje nossa frota para dos 128 mil veículos. Isso mostra que nossa cidade cresceu. E cresceu por que? porque teve desenvolvimento econômico, porque permitiu que as grandes obras atendessem quem mais precisava. Uma família que não tinha moradia própria e passa a ter, ela teve um poder de aquisição de financiar seu carro, mas trouxe esses desafios novos para a cidade, e nós reconhecemos. O nosso Plano de Mobilidade Urbana, que já está pronto, aprovado na Câmara, traz os caminhos que precisamos seguir para resolver os problemas de mobilidade. Alguns já estão resolvidos agora, a exemplo do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que está em tramitação a sua contratação, e será um modal importante de transporte. A ligação do VLT com os terminais integrados que vamos construir na cidade, as vias pavimentadas de circulação de ônibus, que são obras na ordem de R$ 30 milhões, o anel viário, que não será uma obra de um só governo, assim como tentamos finalizar no primeiro governo de Julio o Cacheado, e só oito anos depois conseguimos finalizar por causa de todo o processo burocrático e desapropriação da área. Mas vamos trabalhar e fazer o que aprendi, que é buscar recursos.
Blog – Em Petrolina sempre se ouviu falar em obras às vésperas de campanha, como as que acontecem agora, com a pavimentação de avenidas como a São Francisco, a Monsenhor Ângelo Sampaio, o Centro da cidade. O senhor acha que a população tem esse discernimento ou vai novamente ser conquistada com essas obras?
E.L – Essas não são obras às vésperas de campanha. São obras de nosso Plano de Mobilidade Urbana, que são as obras de pavimentação dos corredores de ônibus, que estão traçadas na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Ela pede que seja feita dessa forma. São obras com qualidade. Se você for ver, essas obras estão executadas não só no Centro da cidade. No meu bairro onde moro, o Vila Eulália, não tinha uma única rua pavimentada, está sendo pavimentado, e com uma pavimentação que garante acessibilidade ao pedestre, ao cadeirante, à pessoa cega. Essas obras estão sendo executadas na região do Mandacaru e expandindo para outras áreas onde vai ter corredor de ônibus para atender essa necessidade para atender a cobrança por parte dos prestadores públicos, porque uma das reivindicações deles é de que não colocariam ônibus numa via que não é pavimentada, tem buraco, o ônibus vai quebrar…agora não tem mais essa desculpa, porque essa herança o Governo Julio não deixará para o nosso governo.
Blog – Nos bastidores comenta-se que o senhor trocou uma reeleição a vereador praticamente certa por uma disputa que promete ser uma das mais acirradas em Petrolina. Como o senhor pretende convencer o eleitorado de que também pode fazer um bom trabalho como prefeito?
E.L – A população de Petrolina já pôde me conhecer quando me foram apresentados os desafios de encarar uma política de habitação que praticamente não existia, e pudemos começar do zero. Claro que tivemos oportunidade de pegar do governo federal aquilo que o governo federal estava oferecendo para Petrolina e todas as cidades brasileiras. Tive a oportunidade de trabalhar dia a dia para que os investimentos chegassem para nossa cidade. Então, já fui testado nesse sentido. Com relação a trocar uma eleição de vereador pelo desafio de uma candidatura a prefeito, eu fiz isso porque recebi um convite do prefeito Julio e sou um homem que faço parte de um projeto para nossa cidade. Um projeto que tem uma cor, um propósito, que tem trazido resultados importantes para nossa cidade, e eu não poderia me acovardar, dizer não para esse projeto, e de maneira alguma dizer ‘não’ para nossa cidade. Foi um projeto que ajudei a construir e que eu acredito que é possível fazer mais. Sei como fazer.
Blog – A prefeitura alardeia números positivos em relação à Atenção Básica, mas as reclamações ainda são muitas, o que em tese não deveriam ser tantas, já que o município só cuida da Atenção Básica. No seu plano de governo o que o senhor tem para melhorar esse setor?
E.L – Na realidade não é só a prefeitura. São números, e os números não mentem. Petrolina faz parte de um grupo de 20 cidades brasileiras mais importantes, e dessas Petrolina está entre as duas que têm apontado resultados em saúde básica, que é a mais importante, do ponto de vista de cobertura. Oitenta por cento da população que precisa do Sistema Único de Saúde são atendidos na saúde básica. Quando o prefeito Julio assumiu o governo, no início de 2009, nossa cobertura era menos de 13%. Nós tínhamos nove médicos fazendo essa cobertura, e que não fazia. Hoje estamos com mais de 100 médicos nessa cobertura da saúde básica. E não é só médico. Uma equipe da Saúde da Família, com assistente social, nutricionista, pediatra, enfermeiro, agente comunitário de saúde. Hoje é uma cobertura de mais de 95%, mas precisamos chegar a 100%. Vamos abrir concurso público na área de saúde, assim como vamos abrir concurso para educação, para serviços administrativos, para Guarda Municipal, que cumprirá outro papel, que é o de agente de segurança pública. Então vamos avançar nesse sentido. Agora, a questão dos hospitais regionais, dos 55 municípios que usam esses hospitais, só Petrolina coloca recurso. Hoje, por exemplo, no Traumas (HU), estamos com 120 servidores da prefeitura, pagos pela prefeitura, que prestam serviços não só aos munícipes de Petrolina, mas dos demais municípios, já que a grande maioria tem feito a política de comprar ambulância e trazer pacientes para cá. Infelizmente também tem a omissão dos próprios parlamentares. Se você for fazer um levantamento agora no Traumas, vai encontrar zero de recursos de emenda parlamentar. Então é uma cobrança que tem de ser feita a todos. E no nosso governo nós vamos trabalhar para mudar essa realidade.
Blog – Suas considerações finais.
E.L – Queria finalizar dizendo à população de Petrolina que ela tem uma missão muito importante, assim como os eleitores das demais cidades brasileiras, que nessa eleição é escolher quem será seu prefeito e seus vereadores, e qual o futuro Petrolina quer. Na minha cabeça é muito claro qual o futuro que ela quer. Nós temos duas escolhas importantes: continuar com esse modelo de gestão, que é representado por mim, ou voltar para um modelo que Petrolina já conheceu lá atrás, e fazer essa comparação. O debate vai nos permitir que eu e os demais candidatos possa apresentar isso para nossos eleitores, e dizer a cada um que é importante participar desse debate político, envolver nossos jovens. Queria pedir muito que as pessoas pudessem conhecer minha história de vida, do ponto de vista daquilo que já fiz pela nossa cidade, para saber se sou merecedor e tenho as credenciais para ser prefeito. Dia 15 de agosto, na próxima segunda-feira, é dia da nossa Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Todos nós católicos, e não católicos, vamos rezar para que essa campanha e as escolhas sejam escolhas com discernimento e que possa trazer um caminho de construção para nossa cidade. Tendo Deus no coração, fé, trabalho, experiência e diálogo com a população, o trabalho vai aparecer. Fontes: por Antônio Carlos Miranda, (Carlos Brito).
Blog do BILL NOTICIAS.
Supermercado é assaltado na Avenida dos Tropeiros
Depois de um assalto a uma casa lotérica no Centro de Petrolina na última terça-feira (9), mais uma ação ousada semelhante aconteceu na cidade. Desta vez, o Supermercado G.Barbosa, localizado na Avenida dos Tropeiros, foi assaltado na manhã desta sexta-feira (12).
A informação foi confirmada a este Blog pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que não soube dar detalhes sobre o fato, mas adiantou que as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento já estão sendo analisadas. Não há informações sobre feridos, nem quantas pessoas praticaram o assalto. (foto/reprodução WhatsApp) Fontes: Carlos Brito.
Blog do BILL NOTICIAS.
Investigações da PF arquiva processo de Humberto Costa e condena Fernando Bezerra Coelho, na Lava Jato
De acordo com informações do portal 247, a Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito da Operação lava jato que investiga o senador Humberto Costa (PT-PE). Segundo a Polícia Federal (PF), as investigações contra o parlamentar não conseguiram descobrir nenhum ilícito que teria sido cometido por ele no âmbito das apurações.
Já em relação ao senador petrolinense, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Polícia Federal concluiu que ele realmente cometeu os crimes de corrupção passiva, faz parte de uma organização criminosa com lavagem de dinheiro e propina.
A Polícia descobriu que Fernando, participou de um esquema de corrupção da Petrobras e na oportunidade o senador recebeu R$ 20 milhões, dinheiro que foi investido na campanha do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
O advogado André Luís Callegari, que defende o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), afirmou, em nota, que a conclusão do inquérito “é apenas um registro administrativo da polícia, sem nenhuma verdadeira consequência processual”, disse em nota à imprensa.
A Polícia Federal já enviou o inquérito da Operação Lava Jato, para o ministro Teori Zavascki. Ainda segundo informações, o senador Fernando Bezerra Coelho, poderá ser preso a qualquer momento. Fontes: Ricardo Banana.
Blog do BILL NOTICIAS.
OPEP: BRASIL TERÁ MAIOR CRESCIMENTO GLOBAL NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Um relatório mensal divulgado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta quarta-feira 10 pode arrefecer ainda mais os ânimos de quem debate a abertura da exploração do pré-sal no Brasil a empresas estrangeiras.
Isso porque os números referentes ao Brasil apontam para um ligeiro crescimento na produção de 2016 e uma elevação expressiva em 2017, alcançando o maior volume entre todos os países produtores de petróleo de fora do cartel. No cenário global, a produção brasileira crescerá quase o dobro do Canadá, o segundo do ranking.
Para esse ano, a expectativa de produção média brasileira subiu para 3,11 milhões de barris/dia, uma elevação de 10 mil barris diários de petróleo (BPD). Já para 2017, a Opep prevê um aumento de 260 mil barris diários.
O documento informa, segundo o correspondente Fernando Nakagawa, do Estado de S. Paulo, que os números desse ano foram ajustados diante de uma melhora recente na produção do Brasil, especialmente no campo de Lula. Em 2017, o aumento será gerado principalmente devido ao início de funcionamento se sete novas plataformas.
Entidades do setor petroleiro no País, especialmente a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa a categoria, são totalmente contrárias à proposta do governo interino de Michel Temer de abrir a exploração do pré-sal a companhias estrangeiras. O presidente da Petrobras indicado por Temer, Pedro Parente, defende enfaticamente essa mudança de regras desde quando assumiu a estatal. (247)
Blog do: BILL NOTICIAS
Doleiro diz que parte da propina recebida por secretário de Eduardo Campos, foi usada em campanha
De acordo com o Doleiro Alberto Youssef, parte dos valores relacionados à propina recebida pelo secretário de desenvolvimento econômico de Eduardo Campos, foram utilizados em campanhas políticas do PSB em Pernambuco. O montante foi pago por empresas beneficiadas por uma diferença de débitos do ICMS e de incentivos fiscais repartidos entre contribuintes e o PSB.
O ICMS não é um imposto apenas do Estado, cabem aos municípios 25% de toda arrecadação oriunda do imposto.
Nos últimos anos, os incentivos fiscais mantidos pelo Estado, somam mais de R$ 300 milhões. 75 milhões deveriam ser repartidos aos municípios, mas não foram. Ao que parece, os recursos municipais estavam sendo gastos nas campanhas políticas do PSB.Fontes: Ricardo Banana.
Blog do BILL NOTICIAS.
JB: GRUPO TOMOU PODER “PARA SE PROTEGER E CONTINUAR SAQUEANDO”
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa voltou a criticar o processo de impeachment que afastou a presidente Dilma Rousseff, chamou partidos políticos de “facções” e afirmou, sem citar diretamente o PMDB de Michel Temer, que o grupo que tomou o poder o fez para se proteger e continuar roubando.
As declarações foram feitas na última terça-feira 9 a empresários durante a abertura de um evento sobre sustentabilidade em São Paulo, conforme registrou o Jornal da Gazeta. Em sua fala, ele também fez críticas à relação entre empresas e governo que se instalou há décadas no Brasil e ao sistema político atual.
“Nosso país está paralisado há mais de um ano em função de uma guerra entre facções políticas. Sabemos por alto que se trata de ambição, de ganância, de apego ao poder, tentativa de se perpetuar no poder para se proteger, mas também para continuar saqueando os recursos da nação”, declarou JB.
Em maio, após a primeira votação do Senado pró-impeachment, ele já havia denunciando um “conchavo” no Congresso e defendido enfaticamente novas eleições no País, também em uma palestra. “Aquilo ali era uma pura encenação pra justificar a tomada do poder”, comentou Barbosa na ocasião, sobre a votação dos senadores.
“Colocar no lugar do presidente alguém que ou perdeu a eleição presidencial para o presidente que está saindo ou alguém que sequer um dia teria o sonho de poder disputar uma eleição para presidente da República. O Brasil, anotem, vai ter que conviver por mais de dois anos com essa anomalia”, disse, em referência ao PSDB e ao PMDB.
fontes: Agência Brasil
Blog do BILL NOTICIAS
Assinar:
Postagens (Atom)
Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China
Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...