sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

CONSUMO DE ÁLCOOL. ESTUDO REVELA COMO ELE ATINGE O DNA E AUMENTA O RISCO DE CÂNCER

  Em Parceria cm Lé Figaro
 (photo: )

Uma equipe de cientistas do Reino Unido investigou uma das íntimas ligações entre o álcool e o câncer através da análise do DNA em células estaminais (células-tronco). Nas experiências feitas com ratos, os cientistas recorreram à administração de etanol nos animais e concluíram que a exposição ao álcool provoca danos genéticos permanentes. O estudo, que conta com a participação de uma cientista portuguesa, é publicado na edição desta semana da revista Nature.


Por: Equipe Saúde 247

“Alguns tipos de câncer surgem quando existem danos no DNA em células estaminais (células-tronco). Sabemos que alguns destes problemas ocorrem por acaso, mas os resultados do nosso estudo sugerem que beber álcool pode aumentar o risco desses estragos”, refere Ketan Patel, cientista do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho de Investigação Médica do Reino Unido, em Cambridge, num comunicado da instituição Cancer Research UK que financiou parte do estudo. Sandra Louzada, investigadora portuguesa no Instituto Wellcome Trust Sanger, é especialista em genética molecular e uma das cientistas que assina o artigo. Ao contrário da maioria dos estudos que são feitos em culturas de células para observar os efeitos do álcool na nossa saúde, desta vez os cientistas administraram etanol a ratinhos para observar in vivo o impacto deste consumo no DNA dos animais.
Os animais foram expostos a um “tratamento agudo” com uma dose total de 5,8 gramas de etanol por quilo, dividida em duas injecções, e também a um “tratamento crônico” que consistiu na mistura de etanol diluído na água dos ratinhos durante vários dias. As atenções estiveram sobretudo viradas para o acetaldeído, o químico que é produzido pelo organismo quando o álcool é processado. Ketan Patel resume os resultados da investigação: “O álcool é processado pelo organismo através de uma toxina chamada acetaldeído, isso prejudica o DNA das células estaminais causando mudanças permanentes no genoma. Uma vez que uma célula estaminal faz muitas descendentes (células filhas), isso faz com que um genoma de células estaminais com defeito seja passado para muitas células.”

PÚBLICO -

O pesquisador Ketan Patel

Uma garrafa de whisky
Sobre as generosas quantidades de álcool servidas aos ratinhos, o cientista esclarece na resposta por email que “a maioria das experiências usou uma única e grande dose de etanol que é equivalente a colocar um ser humano a beber uma garrafa de whisky de 750 mililitros de uma só vez!” Tendo em conta o que observaram em laboratório, Ketan Patel considera que estes testes demonstraram “que os ratinhos lidaram e processam o álcool de forma muito eficaz e que não são muito afetados por isso, mostrando estar 15 minutos bêbados e perfeitamente bem passados 30 minutos”. Mas é evidente que os efeitos do consumo de álcool podem ir muito além de uma simples ressaca passageira.
Para a maioria das pessoas, o acetaldeído é um subproduto transitório do álcool que é “resolvido” (transformado em energia) por uma família de enzimas (ALDH) que, assim, funciona como um mecanismo de defesa. No estudo, os investigadores identificaram um dos membros desta família (a ALDH2) que terá um papel decisivo neste processo. Segundo concluíram, quando esta enzima não estava presente nos ratinhos que tinham sido “embriagados” os danos no ADN quadruplicavam, quando comparados com os animais com esta enzima funcionando normalmente.
Os autores do estudo sublinham no artigo que existem cerca de 540 milhões de pessoas na Ásia que carregam uma mutação no gene ALDH2, o que significa que não conseguem lidar com o acetaldeído. Sabe-se que as pessoas que têm esta mutação enfrentam um risco aumentado em desenvolver cancro esofágico se consumirem álcool. No entanto, o artigo agora publicado na Nature sugere que estes indivíduos também podem ser mais susceptíveis a outros distúrbios sanguíneos induzidos pelo álcool.
“O nosso estudo realça que não ser capaz de processar o álcool de forma eficaz pode levar a um risco ainda maior de danos no ADN relacionados com álcool e, portanto, a um risco aumentado de alguns tipos de câncer. Mas é importante lembrar que a eliminação do álcool e os sistemas de reparação do ADN não são perfeitos e que o consumo de álcool pode causar câncer de outras maneiras, mesmo em pessoas que têm estes mecanismos de defesa intactos”, refere Ketan Patel no comunicado.
Próximo passo? “O trabalho foi feito processando células estaminais do sangue porque são fáceis de estudar e analisar. Queremos saber se outras células estaminais são afetadas de forma semelhante – particularmente as que estão em tecidos onde sabemos que o câncer se desenvolve após a exposição ao álcool (boca, fígado e mama)”, adianta o investigador. Vários estudos sobre a perigosa relação entre o álcool e o câncer já demonstraram que este consumo (mesmo que seja leve ou moderado) está associado de forma clara a, pelo menos, sete tipos de câncer (faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama). A Organização Mundial da Saúde coloca o álcool no grupo dos agentes cancerígenos, apoiando-se em "provas convincentes" que causa câncer em humanos.
Ketan Patel nota que o artigo publicado agora não investigou a quantidade de álcool necessária para se observar danos no DNA, mas antes “como é que o álcool pode causar danos”. “O trabalho também mostra que os seres humanos possuem um robusto mecanismo de proteção contra o álcool, conclui. “Dito isto, é provável que o "binge drinking" (consumo rápido de grandes quantidades de álcool) ultrapasse essas defesas e que os efeitos cumulativos de longo prazo também sejam importantes, já que os humanos agora vivem muito mais anos. Talvez os danos acumulados no DNA possam comprometer o bem-estar na velhice. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

VENENOS NA COMIDA. BICARBONATO DE SÓDIO É EFICAZ PARA ELIMINAR OS PESTICIDAS DAS FRUTAS E LEGUMES

  Em parceria com Lé Figaro
 (photo: joey333)

A maior parte das frutas e legumes adquiridos nas feiras, quitandas e supermercados estão recobertos por finas camadas de pesticidas, defensivos agrícolas e conservantes. Todos eles invisíveis a nossos olhos, porém todos mais ou menos tóxicos para nossos organismos. Muitas experiências foram tentadas para eliminar esses resíduos perigosos presentes nesses alimentos. Um banho numa simples solução de bicarbonato de sódio parece ser uma das mais simples e eficazes.

Por: Pauline Fréour – Le Figaro Santé
Que risco representa o consumo regular e contínuo de resíduos de pesticidas, defensivos agrícolas e conservantes que persistem na superfície de frutas e legumes? A questão é complexa e a ciência ainda não conseguiu obter respostas precisas. Mas diante das muitas suspeitas de ligações com várias patologias (cânceres, doenças neurológicas, distúrbios da fertilidade, etc), algumas pessoas tentam reduzir a sua exposição lavando os alimentos que consomem. Trata-se de um bom reflexo, porém como proceder para que a lavagem seja realmente eficaz?
Na Universidade de Massachusetts (EUA), a bioquímica Lili He e seus colegas trabalharam com maçãs. As frutas foram impregnadas com dois pesticidas de uso corrente (thiabendazol e phosmet) e foram lavadas 24 horas depois. Algumas maçãs foram simplesmente mergulhadas na água comum, de torneira. Outras o foram em um líquido industrial contendo cândida (um composto de cloro), substância autorizada pelas autoridades norte-americana e muito utilizada pelos agricultores (Clorox Bleach). Por fim, as últimas maçãs foram deixadas de molho durante 15 minutos numa solução de água e bicarbonato de sódio.


E os pesticidas que penetraram na fruta?
Foi este último método que mostrou ser o mais eficaz, segundo estudo publicado esta semana no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Os resultados foram bem melhores que os alcançados pelo procedimento com Clorox: esse método mais comum, muito utilizado pelos agricultores, consiste em deixar as frutas de molho durante dois minutos, mas ele não conseguiu eliminar eficazmente traços de thiabendazol. Ainda menos eficaz mostrou-se a simples lavagem com água. Lili He reconhece, no entanto, que nenhuma técnica consegue eliminar totalmente a parte dos pesticidas que penetraram no interior da fruta. É necessário portanto descascar a mação antes de comê-la. E jogar as cascas fora.
Na Polônia, no Plant Protection Institute de Poznan, pesquisadores procederam de forma análoga, porém lançando mão de morangos. Os frutos utilizados apresentavam resíduos de nada menos de 16 pesticidas (10 fungicidas e 6 inseticidas). Os resultados do estudo polonês foram publicado na revista Environmental Monitoring and Assessment. Quatro métodos de limpeza foram testados: um banho de água de torneira pura e simples; um banho em água enriquecida com ozônio; uma passagem por ultrassons; um banho em água fervente. Se a água fervente ganhou o prêmio da melhor eficácia, ela tem o grande inconveniente de cozinhar a fruta! Vem em seguida os ultrassons, depois o ozônio, mas os equipamentos necessários para estar duas últimas técnicas são bem custosos. O que faz Lili He concluir: “A solução de bicarbonato de sódio é tão ou mais eficaz do que o ozônio e os ultrassons, com a vantagem de que pode ser usada facilmente em casa”.


Nota da Redação: Para cada litro de água, uma colher de sopa de bicarbonato
Em outras pesquisas, o bicarbonato obteve sempre o melhor resultado. Após um período de 15 minutos em que as maçãs ficaram imersas na solução, o bicarbonato reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet. Há outros experimentos ampliando o uso do bicarbonato para a higienização de frutas e verduras. Para cada litro de água, basta uma colher de sopa de bicarbonato.
A pesquisa mostrou que lavar o produto com água da torneira simples durante dois minutos, padrão usado pela indústria nos Estados Unidos,  é um método bem menos eficaz.
No entanto, na ausência de bicarbonato de sódio e de produtos orgânicos, os pesquisadores dizem lavar a fruta, apesar de não ser o método mais efetivo, também ajuda na remoção do agrotóxico.
Descascar a fruta é outra forma de reduzir a quantidade de agrotóxico, mas essa prática pode retirar propriedades importantes presentes na casca. As fibras, por exemplo.
O Brasil é campeão de uso de agrotóxico. Além de colocar em risco a saúde por causar várias doenças, prejudica o sabor e o valor nutricional dos alimentos.(247).
Os agrotóxicos e pesticidas podem causar:
Câncer
Infertilidade
TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Autismo
Doenças nos Rins
Danos ao Fígado
Mal de Alzheimer
Doenças neurológicas
Má formação fetal
Problemas na tireoide
Alergias
Doenças cardíacas


Blog do BILL NOTICIAS

O RETRATO DA ERA TEMER: BRASIL BATE RECORDE DE ENDIVIDADOS

REUTERS | Agência Brasil

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), retrata uma das mais duras realidades do governo Michel Temer: o aumento do número de endividados.
De acordo com o levantamento da CNC, 58,4% das famílias brasileiras acumulavam dívidas em setembro de 2017, uma alta de 0,4 ponto percentual na comparação com o mês anterior. Em comparação com setembro de 2016, o indicador alcançava 58,2% do total de famílias, o que resulta numa alta de 0,2 ponto percentual.
Ainda segundo a CNC, o percentual das famílias com contas ou dívidas em atraso também cresceu em setembro de 2017. Na comparação mensal, este índice passou de 24,6% para 25% das famílias, alcançando o maior patamar desde maio de 2010. Na comparação com setembro de 2016, também houve alta de 0,4 ponto percentual.
A proporção de famílias que declararam não ter condições de pagar as suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, apresentou alta em ambas as bases de comparação. Em setembro de 2017 atingiu 10,3% das famílias, o maior patamar da série histórica (iniciada em janeiro de 2010), ante 10,1% em agosto de 2017 e 9,6% em setembro de 2016.
Nível de endividamento
Embora a proporção de famílias que se declararam muito endividadas tenha crescido entre os meses de agosto e setembro – de 14,2% para 14,4% –, na comparação anual o índice manteve-se estável. Já a proporção de famílias que se consideraram pouco endividadas entre agosto e setembro também aumentou 0,5 ponto percentual. Na comparação anual, no entanto, teve decréscimo, saindo de 22,9% em setembro de 2016 para 22,5% no mesmo mês deste ano.
Prazo de endividamento
O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,3 dias em setembro de 2017, superior aos 63,2 dias de setembro de 2016. Em média, o comprometimento com as dívidas foi de 7,3 meses, sendo que 34,1% das famílias possuem dívidas por mais de um ano. Entre aquelas endividadas, 22,4% afirmam ter mais da metade da sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.
Para 76,4% das famílias que possuem dívidas, o cartão de crédito permanece como a principal forma de endividamento, seguido dos carnês (16,2%) e crédito pessoal (10,3%).
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18.000 consumidores.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

DEFESA DE LULA PEDE DEVOLUÇÃO DO PASSAPORTE

 Filipe Araújo

A defesa do ex-presidente Lula acaba de ingressar com pedido no TRF-1 para que seu passaporte seja devolvido. Ontem, o juiz Ricardo Leite, de Brasília, impediu que Lula, maior autoridade internacional no combate à fome, viajasse à Etiópia para participar de um congresso sobre segurança alimentar.
A perseguição insana do Judiciário a Lula escandaliza o mundo civilizado e fez até com que o Brasil fosse classificado como um país "nojento" por Jean Luc Mélenchon, principal liderança de esquerda da França. A defesa aponta que Constituição garante o direito de ir e vir.
Abaixo, nota do advogado Cristiano Zanin:
Pedimos hoje ao Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF1) que reconheça a ilegalidade da decisão proferida no final do dia de ontem pelo Juízo da 10ª. Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal que proibiu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão de seu passaporte.
Por meio de habeas corpus, demonstramos que o direito de ir e vir de Lula, tal como assegurado pela Constituição Federal (CF, art. 5º, inciso XV), foi indevidamente restringido pela Justiça Federal de Brasília, pois:
(i) A decisão se reporta ao julgamento realizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4) no último dia 24/01, ao qual o juiz prolator não está vinculado;
(ii) Não há decisão condenatória definitiva contra Lula sequer no âmbito do TRF4, ao contrário da argumentação exposta pelo Ministério Público Federal e acolhida pelo juiz;
(iii) A viagem que Lula faria hoje à Etiópia para participar de evento com líderes mundiais, com retorno no dia 29/01, havia sido comunicada ao TRF4 antes do julgamento do dia 24/01, que não apresentou qualquer oposição;
(iv) Essa viagem também havia sido informada à Presidência da República, que autorizou servidores federais a acompanharem Lula, nos termos da lei;
(v) Não há qualquer dado concreto a justificar a afirmação de que haveria possibilidade de Lula pedir asilo político;
(vi) a intenção de Lula de permanecer com residência no País foi reafirmada pelo lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República no último dia 25/01;
(vii) Lula não pode sofrer qualquer restrição à sua liberdade de ir e vir diante de críticas ao Sistema de Justiça em relação a processos envolvendo o seu nome.
Pedimos também ao Tribunal Regional Federal da 1ª. Região a concessão de liminar “para determinar a imediata suspensão dos efeitos da decisão impugnada — restabelecendo-se na sua plenitude o direito de ir e vir do Paciente, inclusive com a restituição de seu passaporte e cancelamento da inclusão de seu nome no Sistema de Procurados e Impedidos — até o final julgamento de mérito da presente ação mandamental”.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

MINAS AUMENTA DE 94 PARA 162 NÚMERO DE CIDADES AFETADAS PELA FEBRE AMARELA

Clarice Castro

O governo de Minas Gerais publicou, nesta quinta-feira (25), uma ementa ao decreto que declara Situação de Emergência em Saúde Pública Regional, ampliando a área de abrangência para as regionais de saúde de Barbacena e Juiz de Fora. Segundo o executivo, o decreto tem vigência pelo período de 180 dias por causa do registro de casos prováveis de febre amarela no Estado. No decreto publicado no dia 20, 94 municípios integravam a área de Situação de Emergência em Saúde Pública Regional. Com a publicação desta ementa, mais 68 cidades foram adicionadas, totalizando 162 municípios. 
A publicação do decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a adoção de medidas necessárias ao enfrentamento da doença. O Governo do Estado de Minas Gerais poderá adquirir insumos e materiais, bem como contratar por tempo determinado serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, sem a necessidade de realizar licitação, para os municípios que integram a área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira, Ponte Nova, Barbacena e Juiz de Fora.
“A ampliação do decreto para os municípios que integram as regionais de Barbacena e Juiz de Fora se justifica diante da ocorrência de casos da doença em humanos nessas regiões. A partir de agora está garantida a tramitação em caráter de urgência de todos os procedimentos relacionados à referida situação de emergência em saúde pública regional também para essas regiões”, explica o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said.
Desde o início do 2º período de monitoramento da febre amarela (julho/2017 a junho/2018), foram confirmados 47 casos em Minas Gerais, destes casos, 25 evoluíram para óbito e outros 99 casos continuam em investigação.
Na Regional de Juiz de Fora foram confirmados casos nos municípios Goianá (1 óbito), Mar de Espanha (1 óbito) e Juiz de Fora (um caso). No município de Piranga pertencente à Regional de Barbacena foi confirmado 1 caso da doença. Detalhes dos casos no boletim.
Ações de enfrentamento à febre amarela
As ações de prevenção e controle da Febre Amarela estão sendo desencadeadas nos municípios afetados e limítrofes, mesmo sem confirmação laboratorial.
Dentre as ações desenvolvidas pela SES-MG nas localidades, destacam-se a intensificação da vacinação de rotina, conforme o Calendário Básico de Vacinação, intensificação da vigilância de epizootias de primatas não humanos (morte de macacos), investigação entomológica (de insetos) e vigilância laboratorial das síndromes febris icterohemorrágicas (SFIHA).
Diante da ocorrência de casos humanos ou epizootias (morte de macacos) pela doença em determinada região, a determinação da SES-MG é de que a intensificação vacinal seja iniciada imediatamente, casa a casa, com verificação do Cartão de Vacinação, devendo ser realizada prioritariamente nos domicílios e Peri domicílios dos casos suspeitos, sendo estendida por todo o município.
Somado a isso, a SES-MG tem emitido alertas e realizado reuniões para discussão da situação com as regionais de saúde e municípios do estado.
Vacinação
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça que a medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação. Por este motivo, toda a população que reside ou que se desloque para regiões silvestres, rurais ou de mata de áreas com recomendação de vacina (ACRV), deve se imunizar no posto de saúde mais próximo de sua casa.
Pessoas com mais de 59 anos deverão consultar a equipe de saúde para avaliação do benefício desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa etária e as contraindicações. Da mesma forma, as gestantes deverão consultar a equipe médica para que esta avalie as contraindicações.
A vacina contra febre amarela está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco.(247).
*Com assessoria

Blog do BILL NOTICIAS

JUIZ CONCEDE LIBERDADE A CABO DA PM ACUSADO DE FRAUDE EM MORTE DE MENINA

:

O cabo Francisco Venício Alves, um dos dois policiais militares que estavam na ocorrência que culminou na morte da menina Emilly Caetano, de 9 anos, teve sua soltura autorizada pela Justiça. Detido no Presídio Militar em Teresina, o PM recebeu o relaxamento de prisão após ter sido indiciado pelo crime de fraude processual.

A decisão do juiz Antônio Reis Nollêto explica que o cabo foi preso em flagrante pelo crime de lesão corporal grave e teve sua prisão preventiva decretada no dia 27 de dezembro. Entretanto, após a conclusão do inquérito policial o cabo Venício foi denunciado pela conduta de fraude processual, que não impõe a prisão preventiva. O Ministério Público deu parecer favorável à soltura do policial militar.

O cabo é suspeito de ter guardado estojos de balas disparadas na ocorrência em que a menina Emilly, de 9 anos, foi morta com dois tiros na noite de 25 de dezembro de 2017. O soldado Aldo Luis Dornel, suspeito de ter efetuado os disparos, está preso na Casa de Detenção Provisória, na cidade de Altos.

A menina Emilly Caeteano da Costa foi atingida por dois tiros, foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu e veio a óbito. A mãe de Emilly, Daiane Caetano, foi atingida com um tiro no braço. O pai de Emilly, o músico Evandro Costa, perdeu a audição e ficou com uma bala alojada.

Os policiais alegaram que o pai da menina, que dirigia o carro que foi alvejado, desobedeceu a ordem de parar. A investigação apurou que apenas o soldado atirou contra o carro da família. Ele não passou no exame psicológico e estava na Polícia Militar mesmo sem uma liminar que o amparasse, segundo a Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI). (247).




BLOG do BILL NOTICIAS

BANDEIRA TARIFÁRIA DA CONTA DE LUZ EM FEVEREIRO SERÁ VERDE, SEM COBRANÇA EXTRA

:

Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou hoje (26) que a bandeira tarifária de fevereiro continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. A manutenção da bandeira verde havia sido anunciada pelo diretor-presidente da agência, Romeu Rufino, na última terça-feira (23).
Segundo Rufino, o volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro permitiu a manutenção da bandeira verde, por causa da melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas.
As bandeiras tarifárias amarela e vermelha, com cobrança adicional na conta de luz, são acionadas quando as termelétricas a gás, mais caras, precisam ser colocadas em funcionamento para produção de energia elétrica.
Em outubro e novembro de 2017, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta prevista pela agência. Em outubro, o acréscimo foi de R$ 3,5 a cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos no mês. Em novembro, o valor adicional, reajustado pela agência, passou para R$ 5 a cada 100 kWh.
Já em dezembro, em razão do início do período chuvoso, a agência reguladora determinou a cobrança da bandeira vermelha patamar 1, com cobrança extra de R$ 3,00 a cada 100 kWh.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

NYT: NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO, VALE TUDO PARA TIRAR LULA DA ELEIÇÃO

Ricardo Stuckert

Edição desta sexta-feira, 26, do jornal The New York Times traz artigo do pesquisador Hernán Gómez Bruera, especializado em América Latina, com duras críticas à decisão do TRF-4 que confirmou a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aumentou sua pena para 12 anos de prisão.
Segundo o pesquisador, os juízes brasileiros deram carta branca a um "conjunto de perigosas práticas legais que criam um estado de exceção típico dos regimes autoritários". "Parece que, no poder judicial brasileiro, vale tudo em um julgamento anticorrupção: de romper as regras de um processo criminal, inventar figuras legais inexistentes ou manipular mecanismos de detenção preventiva", afirma. 
Hermán Bruera afirma que o objetivo do processo contra Lula não foi promover o surgimento de uma nova república de honestidade e transparência, mas "tirar o rival mais temido do caminho". "A estratégia não só procura desabilitar eleitoralmente o ex-presidente, mas também prejudicar sua imagem e reputação", afirmou. 
"Independentemente do que finalmente aconteça, a verdade é que, presente ou não nas próximas eleições, a figura de Lula continuará a influenciar a política brasileira por muitos anos, mesmo que as elites de direita insistam em enterrá-la e o incalculável custo político. que isso poderia ter para a democracia brasileira", acrescentou.(247).
Leia na íntegra o artigo

Blog do BILL NOTICIAS

Grupo das Oposições realiza encontro “Pernambuco Quer Mudar” em Petrolina neste sábado(27)


O Grupo das Oposições em Pernambuco, liderado pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), e os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB) realizam, neste sábado (27), seu segundo grande ato político. O evento ocorrerá no Coliseu Hall, em Petrolina, a partir das 9h30. Em pauta, os rumos do Estado e a necessidade de Pernambuco mudar.(C.Geral).
Serviço:
“Pernambuco Quer Mudar”
Data: Sábado, 27/01
Local: Coliseu Hall – (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 257 – Vila Eduardo)
Horário: 9h30

Blog do BILL NOTICIAS

Ainda em fase experimental, grupamento da Guarda Municipal de Petrolina já contabiliza números importantes


Ainda em fase experimental, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), mais novo grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, já contabiliza números importantes. A ideia da formação do grupo é de que agentes com treinamento diferenciado possam atuar no policiamento municipal de forma especializada e integrada ao Sistema de Segurança Pública Municipal. Em apenas quatro meses, a ROMU já participou de 596 operações relacionadas à segurança pública.
Desse total, foram registradas, entre a segunda quinzena de setembro de 2017 e quarta semana de janeiro deste ano, 391 abordagens e 115 boletins de ocorrência com 68 pessoas detidas. Entre os materiais apreendidos estão 29 trouxas de maconha, 123 pedras de crack, 24 gramas de cocaína, 9 facas, 3 bicicletas, 1 aparelho de som e 1 estilete. Foram 90 incursões em apoio à Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e a participação em ações de segurança institucional, a exemplo da escolta de autoridade, além do apoio à diversas secretarias, órgãos e entidades do município.


Destaque também para a atuação da ROMU em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas operações ‘Finados’, em novembro do ano passado, e ‘Rodovida’, que segue até depois do Carnaval para garantir a segurança de condutores que trafegam pelas rodovias federais que cortam a cidade. Outro relevante trabalho em conjunto foi o combate ao furto de água no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
ROMU

A ROMU iniciou seu trabalho no dia 14 de setembro de 2017, com uma proposta de realizar um trabalho de ronda ostensiva e preventiva em Petrolina. Contando com um efetivo de 20 guardas civis municipais especialmente selecionados para a atividade, atua no policiamento municipal em situações diferentes do patrulhamento preventivo, a exemplo de conflitos familiares e repressão ao tráfico de drogas. A ROMU dispõe de sete viaturas, sendo uma picape e seis motocicletas. (fotos/divulgação) (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Após Lossio confirmar pré-candidatura ao Governo de PE pela Rede, integrantes da legenda em Petrolina realizarão reunião neste sábado


Um dia após o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio confirmar sua pré-candidatura a governador de Pernambuco pela Rede, integrantes da legenda local se reunirão neste sábado (27) para debater os rumos em relação à chegada do ex-gestor, bem como sobre a conferência estadual e assuntos relacionados às eleições de outubro.
O encontro acontecerá na Eldorado Outdoors, localizada à Rua do Cajueiro, nº 53, Centro da cidade, às 11h. Ainda durante o evento haverá um debate sobre a organização e estratégias para a campanha nacional, além de outros assuntos de interesse dos filiados. Vale lembrar que uma fonte do Blog já havia informado que o clima no diretório local da Rede é de insatisfação geral, até porque o partido foi um dos que apoiaram, em 2016, a eleição de Miguel Coelho à prefeitura. (foto/arquivo Blog),(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco abre processo de licitação para contratação de Carros pipa


O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, torna público aos interessados, que foi aberto processo licitatório Nº 001/2018 para contratação de CARRO PIPA para prestação de serviços de transporte de água potável em municípios afetados pela estiagem e de desabastecimento de água no estado de Pernambuco.
O período de inscrição para o Credenciamento está aberto desde o dia 22 de Janeiro e vai até o dia 6 de Fevereiro de 2018. Informações no escritório do IPA de Cabrobó, ou na Gerência Regional em Salgueiro no horário de 8:30h às 11:30h e de 13:30h às 17h de Segunda a Quinta, e de 8h às 12:30h nas Sextas.
O Edital e anexos encontram-se disponíveis na página do IPA (www.ipa.br), e também disponíveis no escritório municipal, levar pen-drive, CD ou informar um Email para ter acesso ao edital.Mais informações: (87) 3875 3934 (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Van que transportava passageiros de Araripina para Festa de Janeiro em Ouricuri, tomba na BR-316


Um veículo de transporte alternativo que levava passageiros de Araripina-PE, para assistir as atrações da 2ª noite da Festa de Janeiro em Ouricuri-PE, tombou na BR-316, próximo a cidade de Trindad. O acidente aconteceu na noite dessa quinta-feira (25).
Segundo informações o condutor teria perdido o controle do veículo, vindo a tomba-lo no meio da Rodovia Federal. Ainda não se sabe os motivos do acidente.
Cinco pessoas ficaram feridas e foram levadas para uma Unidade Mista de Saúde de Trindade. Uma delas que precisou de maiores cuidados, precisou ser transferida para o Hospital Regional Fernando Bezerra de Ouricuri, porquê na Unidade Hospitalar de Trindade, não tinha médico. (Blog do Roberto Araripina).

Blog do BILL NOTICIAS

VEJA PEDE PRISÃO DE LULA, COMO NA DITADURA


Uma das maiores patrocinadoras do ódio ao ex-presidente Lula, a revista Veja estampa na edição deste fim de semana montagem em que defende a prisão de Lula, como na ditadura militar.
A revista da família Civita não esconde que o principal motivo da condenação sem provas e da eventual prisão do ex-presidente "em 40 dias" será eliminar o líder na preferência do eleitor brasileiro nas eleições de outubro. Para isso, dá como certa a inabilitação de Lula pela Lei da Ficha Limpa e calcula que o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que patina com 6% de intenções de voto, seria um dos beneficiados com ó tapetão ao líder petista. 
Para o jornalista Fernando Brito, editor do Tijolaço, tanto a imagem de Lula preso durante a ditadura como a montagem feita pela Veja têm o mesmo sentido: "extirpar um símbolo da “desordem”, para que prevaleça a ordem onde só o povo perde e o Brasil se vende".
Como lembra o senador Roberto Requião (MDB-PR) sobre o histórico de fascismo da revista da Abril: “Veja, não compre. Se comprar, não leia. Se ler, não acredite. Se acreditar, relinche”.
Como resposta à decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o PT lançou nessa quinta-feira, 25, Lula como candidato à presidência. Em discurso firme, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, resumiu a posição do partido para a hipótese da prisão de Lula, como quer a Veja, se concretizar. 
“Em um momento desse, para enfrentar o golpe tem que ter enfrentamento social, tem que ter rebelião cidadã”, disse Lindbergh. “Pra prender o Lula, vocês vão ter que prender milhões de brasileiros”, acrescentou.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

KOTSCHO: DORIA CONFIRMA QUE CONDENAÇÃO DE LULA FOI GOLPE


O jornalista Ricardo Kotscho destaca que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância foi um "golpe".
"Foi uma goleada, um golpe duríssimo no PT, praticamente um golpe fatal no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porque a pena foi aumentada", disse Doria, relembra Kotscho.
"João Doria, presumo, usou a palavra no sentido de "pancada ou ferimento que mata subitamente", avalia o jornalista. "Seja como for, o prefeito precisa tomar mais cuidado com as palavras que usa neste clima de beligerância em que vivemos", ressalta.
"Desde que foi eleito no primeiro turno nas eleições municipais de 2016, o prefeito não perde uma oportunidade para atacar o ex-presidente. Fala mais de Lula do que da cidade, é uma verdadeira obsessão", observa.
"Qualquer que seja, o fato é que o país continua dividido do mesmo jeito entre os que querem ver Lula de volta ao Palácio do Planalto e os que querem ver Lula na cadeia", diz Kotscho.(247).
Leia a íntegra do texto no Balaio do Kotscho.

Blog do BILL NOTICIAS

COM APÊ EM PARIS, FHC COMEMORA E DIZ QUE HUCK NÃO DESISTIU


 Tendo à sua disposição um apartamento numa das avenidas mais caras de Paris, segundo foi confirmado por sua ex-amante, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comemorou a condenação do ex-presidente Lula no TRF-4,.
Encerrado o julgamento, FHC comentou: "O jogo começa agora", afirmou em entrevista ao Valor.
O tucano se referia à composição das forças políticas para as eleições presidenciais de outubro.
O ex-presidente, peça fundamental do golpe, afirma ainda que o apresentador de TV Luciano Huck não está definitivamente fora do páreo nas eleições de 2018.
"Luciano não desistiu", disse FHC, de quem é amigo. 
Fernando Henrique está ciente da falta de preparo do apresentador para enfrentar as artimanhas e ardis dos políticos profissionais do Congresso. "Gosto do Luciano, sou amigo da família, mas ele é muito cru para ser presidente da República", salientou. "Não acho que ele seja a maior possibilidade". O ex-presidente, no entanto, avalia que se a candidatura de Alckmin não se firmar abre-se espaço para o apresentador de TV concorrer.
Apartamento
Ao contrário de Lula, FHC é proprietário de um apartamento de luxo na Europa. 
De acordo com sua ex-amante, a jornalista Mirian Dutra, FHC mantém um apartamento caríssimo em Paris no nome de um laranja: seu ex-aluno Jovelino Mineiro, que seria operador do tucano também em outras transações.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Lula herda de FHC dívida de R$ 1 bilhão na Previdência

          28/11/2002 - 06h28

Resultado de imagem para Crime de lesa-pátria de FHC.

JULIANNA SOFIA

KENNEDY ALENCAR
da Folha de S.Paulo, em Brasília

No mapeamento de problemas que enfrentará no Orçamento de 2003, o PT descobriu que terá de pagar uma dívida de pelo menos R$ 937 milhões da Previdência Social com os bancos.

Isso equivale a quase todo o esforço do PT no Congresso para aprovar a prorrogação da alíquota de 27,5% do Imposto de Renda da Pessoa Física, receita que deverá render R$ 950 milhões para a União em 2003.

Bombas-relógio desse tipo são a maior preocupação da equipe econômica do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na discussão do Orçamento da União para o ano que vem.

O coordenador da equipe de transição, Antônio Palocci Filho, tem dito em suas conversas com o presidente eleito e dirigentes petistas que 2003 será um ano de sacrifício na economia.

Palocci, que deverá assumir no Ministério da Fazenda, está preocupado em não melindrar a equipe econômica de Fernando Henrique Cardoso.

Por isso, ele tem sido cauteloso em suas declarações públicas. Internamente, porém, está à procura de problemas semelhantes ao da dívida da Previdência com a rede bancária.

O diretor de Orçamento, Finanças e Logística do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Roberto Lopes, reuniu-se ontem com a equipe de transição de Lula para apresentar os números.

"Como o INSS tem enfrentado problemas no seu Orçamento há alguns anos, essa dívida vem se acumulando desde 2000", afirmou Lopes.

O que é a dívida
A dívida se refere a contratos com a rede bancária para prestação de serviços de arrecadação de contribuições e pagamento de benefícios. Com as dificuldades orçamentárias, o INSS optou por não pagar os bancos e cobrir as despesas de custeio e manutenção da máquina (como vigilância, limpeza etc.).

Em 2000, o INSS não quitou R$ 457 milhões em valores atualizados, incluindo juros e multa. No ano seguinte, deixaram de ser pagos mais R$ 113 milhões -o valor é menor do que o dos outros anos porque houve renegociação do débito com os bancos. Com os R$ 367 milhões deste ano (valor da dívida até setembro), o débito chega aos R$ 937 milhões.

Detalhe: não há recursos orçamentários neste ano para resolver o problema. Caberá ao presidente eleito pagar a conta.

Sistemas informatizados
Por meio de assessoria, o ministro da Previdência, José Cechin, disse que a dívida poderia ser maior. Citou como exemplo uma economia anual de R$ 268 milhões feita por seu ministério nas operações bancárias. A economia é resultado da criação de sistemas informatizados para pagamento de benefícios e arrecadação de contribuições.

Mensalmente, a Previdência gasta R$ 36 milhões nos contratos com a rede bancária. Cada operação custa de R$ 0,14 a R$ 4,05. A Folha apurou que a equipe de transição estuda as tarifas para verificar se é possível, numa negociação com os bancos, reduzir o valor desse gasto.(Folha de São Paulo).



Blog do BILL NOTICIAS

2010: LULA É ESTADISTA GLOBAL EM DAVOS. 2018: NINGUÉM QUER SAIR NA FOTO COM TEMER


A recente participação do Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, expôs ao mundo novamente a irrelevância em que se transformou o Brasil no mercado mundial. Oito anos atrás, no entanto, o Brasil tinha protagonismo no encontro. 
No dia 29 de janeiro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje sofre uma caçada judicial e midiática sem precedentes no País, participou do Fórum Econômico de Davos e se tornou o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio de Estadista Global. 
O prêmio foi uma homenagem pela atuação de Lula em vários setores, como do meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e paz mundial , com o objetivo de melhorar a situação do planeta.
Na ocasião, Lula afirmou: "Eu vou lá com orgulho de quem tem o que dizer. A história era que em 2003 eu não conseguiria governar, agora vou dizer que foi um torneiro mecânico que mais criou escolas neste país, vou lá dizer que não devemos mais ao FMI, que eles nos devem US$ 14 bilhões", disse o ex-presidente. O prêmio, no entanto, foi entregue ao chanceler Celso Amorim, que representou Lula na ocasião. 
Oito anos depois, o Brasil sofreu um golpe parlamentar e judicial que retirou a presidente Dilma Rousseff sem comprovação de crime de responsabilidade e tem sua economia e imagem arrasada pela política de Michel Temer, acusado de crimes de corrupção, organização criminosa e obstrução da Justiça. 
Na edição deste ano do Fórum de Davos, Temer discursou praticamente para ninguém. Apenas um terço da lotação do local foi preenchida. Para efeito de comparação, a palestra do premiê indiano, Narendra Mod, estava esgotada. O discurso do presidente da República costuma mobilizar toda a delegação empresarial de um país. Mas no caso de Michel Temer, nenhum empresário ou líder internacional quer sair na foto com ele.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...