Ter uma boa alimentação faz bem não apenas para o corpo, mas também para o cérebro. Ter uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e gorduras benéficas protegem o cérebro hoje e ajuda a manter uma boa massa cinzenta, que fará diferença no futuro, à medida que envelhecemos.
“Nosso cérebro é complexo, conectado a todas as partes do nosso corpo”, disse a professora Hana Burianova, neurocientista da Universidade de Bournemouth, ao tabloide britânico Daily Mail.
“As evidências estão começando a moldar nossa compreensão de como a comida está ligada à saúde do cérebro e isso inclui pensamento, memória, função cognitiva aprimorada e redução do risco de Alzheimer e demência”.
Conheça abaixo os alimentos que você deve incluir na sua dieta:
Além dos peixes, boas gorduras, como o ômega-3, são encontrados em abacates, nozes, sementes e óleos vegetais, como de linhaça e azeite.
Além de ajudar na produção de energia para as células cerebrais, as vitaminas do complexo B melhoram o humor e a clareza de pensamento.
Esse conjunto de vitaminas também ajuda a remover resíduos celulares do cérebro, auxiliando no bom funcionamento dos neurônios. O acúmulo desses resíduos pode ser tóxico para o cérebro.
Outros alimentos que contêm boas quantidades de vitamina E são o abacate e kiwi, a truta e o camarão.
Ademais, os flavonoides auxiliam na memória e no aprendizado, dificultando a perda cognitiva relacionada à idade. Esse nutriente é encontrado em frutas cítricas, frutas e vegetais vermelhas e roxas, brócolis, folhas verdes escuras e aspargos.
Ele também é encontrado em chocolate amargo, nozes, cebola, gengibre, chá verde, aipo, salsa, orégano e alimentos à base de soja (incluindo tofu).
BLOG DO BILL NOTICIAS