sábado, 5 de março de 2022

Lula diz que Putin precisa saber que o povo não precisa de guerra e que a ONU poderia ter evitado o conflito (vídeo)

Ex-presidente também diz que ninguém sabe o que Bolsonaro foi fazer em Moscou

Lula pede à ONU que "restabeleça a verdade" sobre o Brasil. (Foto: Brasil 247 | Carolina Antunes/PR)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou mais ação da Organização das Nações Unidas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, tem que saber que “o povo não precisa de guerra”. Ele também disse que “ninguém sabe” o que Jair Bolsonaro foi fazer em Moscou dias antes da invasão militar. 

"Ele foi lá (Rússia) e tentou passar para a sociedade que ele foi lá para uma missão. Ou seja, até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá. Mas, de qualquer forma, essa questão da guerra é uma coisa delicada, é uma coisa complicada, que a gente não pode aceitar isso”, disse, em vídeo publicado em sua conta no Twitter.

Em seguida, ele disse que é importante também “a gente chamar a atenção das Nações Unidas”. “As Nações Unidas precisam levar em conta que ela não tem mais a representatividade que tinha quando ela foi criada, em 1948, é importante ela lembrar que a geografia do mundo mudou, é preciso colocar mais países para participar do Conselho de Segurança, não pode ser apenas cinco países que participaram da Segunda Guerra Mundial”.

Lula então pediu mais participação da América Latina e África e que “não seja uma instituição apenas decorativa, seja uma instituição que tome decisões efetivamente”. Para Lula, a ONU “poderia ter tomado decisões para evitar essa guerra”. 

O Brasil, acrescentou, “precisa contribuir com intervenções duras” e “o Putin precisa saber que o povo não precisa de guerra. O povo precisa de paz, de renda, de educação”.

Assista:

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...