sábado, 5 de março de 2022

Herdeiro da Arabia Saudita diz que pode reduzir os investimentos nos EUA

Os investimentos do reino árabe no país norte-americano chegam a cerca de 800 bilhões de dólares

Mohamed bin Salman (Foto: Reuters)

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, declarou nesta quinta que seu país pode reduzir os investimentos nos Estados Unidos, informa a Reuters citando a Agência de Imprensa Saudita.

"Da mesma forma que temos a possibilidade de promover nossos interesses, temos a possibilidade de reduzi-los", disse, referindo-se aos investimentos do reino árabe no país norte-americano, que, segundo a SPA, somam cerca de 800 bilhões de dólares.

Em entrevista ao The Atlantic, publicada na quinta-feira, o líder saudita disse que Washington e Riad têm um relacionamento longo e histórico, portanto, o objetivo de sua nação é mantê-lo e fortalecê-lo. Ele também garantiu que o potencial do mundo hoje está na Arábia Saudita.

Por outro lado, indicou que se o presidente dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, tentarem alienar a monarquia saudita, sua posição será prejudicada. "Cabe a eles pensar nos interesses dos EUA", disse.

Na opinião do príncipe herdeiro, nem seu país tem o direito de "dar uma lição" aos EUA, nem vice-versa, assegurando que Washington não tem direito de interferir em seus assuntos internos, embora reconheça que os destinos de ambos os países permanecem unidos.

Quando perguntado se tinha algo a ver com a morte do jornalista de oposição Jamal Khashoggi, assassinado em 2018 enquanto visitava o consulado de seu país em Istambul (Turquia), Salman respondeu que não, detalhando que nunca havia lido um artigo seu e que se tivesse que "enviar um esquadrão da morte escolheria um alvo mais valioso e assassinos mais competentes". RT


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...