A consultoria Eurasia Group, que divulgou um relatório sobre os grandes riscos globais previstos para 2022, dedicou um capítulo ao Brasil, que ajuda a desfazer mitos que circulam sobre um possível risco-Lula.
Segundo a empresa comandada por Ian Bremmer, uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não representa risco algum para a economia e para os chamados "mercados". Ele também destaca que a escolha do ex-governador Geraldo Alckmin como vice é um claro sinal de moderação, indicando que não haveria rupturas.
O relatório também afirma que a democracia brasileira estaria consolidada e que, embora Jair Bolsonaro possa tentar tumultuar o processo eleitoral, os militares não embarcariam com ele em uma aventura autoritária. É uma visão que contrasta, por exemplo, com a coluna desta terça-feira da jornalista Miriam Leitão, que diz que a grande incerteza que há no Brasil diz respeito a que tipo de armação Jair Bolsonaro fará para tentar se manter no poder.
A análise da Eurasia Group também detona a visão do economista Joel Pinheiro, que em artigo publicado na Folha de S. Paulo nesta terça-feira (4) tenta colocar dúvidas sobre "que Lula teremos depois da vitória" nas urnas em 2022. (Brasil247).
Leia, abaixo, o relatório da Eurasia Group:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: