quarta-feira, 31 de maio de 2017

MARCO AURÉLIO JOGA PARA O PLENÁRIO PRISÃO DE AÉCIO


Do Infomoney - O ministro Marco Aurélio, que foi sorteado hoje (31) como novo relator do mais recente inquérito contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) no Supremo Tribunal Federal (STF), disse, poucos minutos após ser escolhido, que a decisão sobre a prisão do parlamentar deve sair do plenário da Corte.
O relator anterior do caso, ministro Edson Fachin, já havia indicado que levaria o tema para deliberação do plenário, e não para a Segunda Turma, colegiado onde se costuma deliberar as questões referentes a inquéritos contra parlamentares.
"Eu jamais reconsideraria uma deliberação de um colega. E não reconsiderando, não atuando nesse campo individualmente, eu traria ao colegiado. Deve ir ao plenário em termos de agravo", afirmou Marco Aurélio Mello, referindo-se aos recursos interpostos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela defesa de Aécio, um a favor e outro contra a prisão do parlamentar.
Nesse caso, Aécio Neves (PSDB-MG) é investigado pelo suposto recebimento de R$ 2 milhões em vantagens indevidas do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS que assinou acordo de delação premiada com a Justiça. O senador foi gravado pela Polícia Federal em conversas suspeitas com o executivo.
A pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Fachin afastou Aécio do exercício do cargo, mas negou a prisão do senador, decisão contestada pela PGR. A defesa também entrou com recurso no sentido de garantir a liberdade do parlamentar.
O ministro Marco Aurélio Mello também será responsável pela condução do inquérito sobre a irmã de Aécio, Andrea Neves, presa há duas semanas na Operação Patmos. A troca de relator foi realizada após decisão do antigo relator, Edson Fachin, que atendeu a um pedido feito pela defesa de Aécio e determinou a redistribuição do inquérito.
A escolha de Marco Aurélio foi feita eletronicamente por sistema processual eletrônico do Supremo. "Parece que o computador, no que opera a distribuição, não gosta de mim", brincou o ministro. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Restos mortais de Garrincha desaparecem em cemitério no RJ

A filha do ex-jogador informou que a família 
não foi notificada da exumação do corpo do pai
Garrincha, enquanto atuava pela Seleção Brasileira
Garrincha, enquanto atuava pela Seleção BrasileiraFoto: Divulgação/CBF


Os restos mortais de Garrincha, que morreu em 1983, estão desaparecidos. Em contato com o UOL Esporte nesta quarta-feira (31), a filha do ex-jogador Rosângela Santos informou que a família não foi notificada da exumação do corpo do pai e busca informações.

Garrincha foi enterrado no cemitério municipal Raiz da Serra, em Magé (RJ). A filha do ex-jogador disse que ficou sabendo na terça-feira (30) que os restos mortais de seu pai estavam desaparecidos.

"Fomos informados de que o corpo do meu pai havia sido exumado, mas não sabemos quando isso aconteceu. Não temos nenhum documento. Não sabemos o que foi feito com ele. Estou tentando o contato [com os funcionários do cemitério], mas ninguém sabe responder", disse Rosângela, que foi ao cemitério na manhã desta quarta-feira.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Magé, responsável pela administração do cemitério, mas ainda não teve retorno. No cemitério, existem duas sepulturas com o nome de Garrincha. Segundo Rosângela, o corpo de Garrincha teria sido removido há mais de cinco anos e colocado em outro jazigo. O corpo de uma tia da família teria sido enterrado no jazigo que pertencia a Garrincha. A família não foi notificada sobre essa suposta mudança. "É algo indecente. Pensar que alguém sumiu [com os restos mortais] e não avisou".

IMPASSE
Em 2013, o UOL Esporte publicou matéria retratando as precárias condições do cemitério onde Garrincha esteve enterrado.

O ex-ponta da seleção estava enterrado com outras quatro pessoas, num túmulo sem pompas. Por mais de 25 anos, a família esperou pela conclusão de um mausoléu. Um impasse entre os herdeiros ajudou a complicar a burocracia da reforma.

A espera por uma sepultura digna a Garrincha começou em 1985, quando o então prefeito de Magé, Renato Cozzolino, começou a erguer um mausoléu para abrigar os restos do craque em um local de destaque no cemitério Raiz da Serra. No entanto, na oportunidade a família do jogador proibiu a transferência.

No fim das contas, o impasse deixou túmulo e mausoléu em estados lamentáveis.
Manuel Francisco dos Santos, lendário camisa 7 do Botafogo, morreu aos 49 anos em 20 de janeiro de 1983, derrotado na luta contra complicações do alcoolismo. 

"Aqui descansa em paz aquele que foi a alegria do povo", diz a mensagem na lápide simples de Garrincha no cemitério de Magé. À época do enterro, as despesas foram custeadas pelo cantor Agnaldo Timóteo. (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Parlamentares solicitarão liberação imediata do FGTS para vítimas das cheias

Outra decisão foi de analisar com ministro a repactuação dos recursos às quatro barragens de contenção de enchentes
Deputados e senadores pernambucanos estiveram reunidos nesta quarta, junto ao vice-governador e presidente da Compesa
Deputados e senadores pernambucanos estiveram reunidos nesta quarta, junto ao vice-governador e presidente da CompesaFoto: Ana Luisa Souza/Divulgaçã




A bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados e no Senado Federal se reuniu, nesta quarta-feira (31), para discutir medidas que atenuem os efeitos das cheias no Estado. Após o encontro, a solicitação ao governo federal de liberação imediata do saque do FGTS para as vítimas das enchentes foi uma das decisões do grupo. A medida foi proposta pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), em discurso na última segunda-feira (29). 

Como o Ministério da Integração Nacional editou esta quarta a Portaria 68, reconhecendo o estado de emergência em 24 municípios pernambucanos, foi dada a autorização legal para liberar os saques do FGTS. 

Em encontro que terão com o ministro da Integração, Helder Barbalho, os parlamentares pernambucanos proporão que a decisão seja colocada em prática rapidamente. “A medida irá ajudar a população atingida a começar a se recompor da tragédia”, afirmou Armando Monteiro.

Outra decisão da reunião, que teve a participação do vice-governador do Estado, Raul Henry (PMDB), e do presidente da Compesa, Roberto Tavares, foi de analisar com Barbalho a repactuação dos recursos às quatro barragens de contenção de enchentes cujas obras estão paralisadas. Se as obras forem retomadas, as barragens Gatos, Panelas II, Igarapeba e Barra de Guabiraba terão prazo de conclusão variando entre um ano e um ano e meio, segundo informou Tavares. (Via:Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS









LINDBERGH: APROVAÇÃO DE PEC DAS DIRETAS “É VITÓRIA GIGANTESCA”

Resultado de imagem para LINDBERGH: APROVAÇÃO DE PEC DAS DIRETAS “É VITÓRIA GIGANTESCA”



 O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) celebrou nesta quarta-feira 31, em discurso no plenário do Senado e nas redes sociais, a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Reguffe (sem partido-DF) que determina eleições diretas na vacância do presidente da República até o terceiro ano do mandato.
O texto propõe, portanto, que se Michel Temer cair até o fim de 2017, o povo é quem escolherá seu substituto, e não o Congresso Nacional, como prevê atualmente a Constituição. Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta aponta que 90,6% dos brasileiros são favoráveis às diretas já.
Para Lindbergh, a aprovação da PEC na CCJ é "uma vitória gigantesca" e "dá fôlego para o movimento das diretas". Ele comentou que a aprovação pegou a base do governo Temer "de surpresa" e agora aumenta as chances para que a proposta seja aprovada no plenário. O senador lembra que parlamentares da base de Temer também votaram a favor do texto na comissão.
"Foi praticamente unanimidade. Agora temos muita chance de aprovar no plenário do Senado", afirmou, otimista. "O cara pode ser contra as eleições diretas, mas na hora de apertar o botão, ele pensa duas vezes, pensa no eleitorado dele", destacou.
Segundo ele, os movimentos sociais, liderados por Guilherme Boulos, do MTST e da Frente Povo Sem Medo, já planejam um segundo ato, agora em São Paulo, em favor das diretas, com a participação de diversos artistas, aos moldes do que ocorreu no Rio de Janeiro no último domingo. Assista acima e abaixo aos discursos de Lindbergh sobre a PEC. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Duas pessoas morrem em deslizamento de barreira em Dois Unidos

Vítimas ainda chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram nesta quarta
Barreira deslizou em Dois UnidosFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco
Barreira deslizou em Dois Unidos
Duas pessoas morreram em um deslizamento de barreira no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, no final da manhã desta quarta-feira (31). Mirian Pereira dos Santos, de 37 anos, e o sobrinho dela, David Pereira de Oliveira, de 14 anos, ainda chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

Eles estavam nos fundos de uma casa, localizada na rua Leôncio Rodrigues, próximo ao Terminal José Amarino dos Reis, quando a barreira deslizou, por volta das 11h, atingindo três conjugadas, onde moravam 14 pessoas da mesma família. 

No momento da tragédia, estavam em casa um casal de idosos  e sua filha, com síndrome de Down, a família de Deivid - os pais e quatro irmãos -, e a família de Miriam -  filha e cunhada. 

Miriam foi socorrida para a UPA de Nova Descoberta e Deivid, encaminhado para o Hospital da Restauração. Ambos morreram nas unidades.A filha de Mirian, de 9 anos, ficou ferida e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela foi levada para uma unidade de saúde.

De acordo com Elaine Holanda, gerente de engenharia da Defesa Civil, ainda não se sabe o que teria causado o deslizamento na área, que era monitorada e coberta por lonas. Segundo a Defesa Civil do Recife, um laudo deve ficar pronto em até cinco dias.   

José Nascimento, vizinho das vitimas, foi um dos primeiros a chegar. "Eu ajudei a tirar todo mundo da lama e o resto da família de dentro de casa", conta. Segundo ele, Deivid estava no quintal, limpando mato, enquanto Miriam foi encontrada na cozinha. 

"Plástico não sustenta barro, não", afirma Jessé Pereira de Mendonça, tio das vítimas. "Tinha lona aí, mas eu não vou dizer que estava segura. Eu via a água escorrendo por baixo da lona, e agora aconteceu isso", relembra.

Julio Silva, marido de Miriam, estava no trabalho quando a tragédia aconteceu. Segundo ele, a prefeitura tem participação no deslizamento, uma vez que estava construindo uma escada dentro do terreno, o que pode ter afetado a estabilidade da barreira. "Disseram que fariam um muro de contenção, mas a obra parou no meio. Desde domingo eu olhava pra barreira e me preocupava com minha família aqui em baixo", conta. "A comunidade está aqui com tudo se acabando debaixo de água e de muro

Mortes no Agreste
Além das duas mortes desta quarta, outras três pessoas morreram devido às chuvas que caem sobre Pernambuco desde o último fim de semana e enchentes. Duas aconteceram em Lagoa dos Gatos e outra em Caruaru, ambos no Agreste. (Folhape).

Barreira deslizou em Dois Unidos
Barreira deslizou em Dois Unidos
Barreira deslizou em Dois Unidos
Barreira deslizou em Dois Unidos

Blog do BILL NOTICIAS

Edital do concurso da Câmara de Petrolina deve sair no segundo semestre


O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, vereador Osório Siqueira (PSB), trouxe novidades sobre o concurso público do Legislativo, aguardado desde o ano passado pelos concurseiros de plantão. Conforme o presidente, várias empresas se apresentaram no dia 26 de maio à comissão organizadora do certame e levaram as propostas. Uma delas será escolhida para organizar o concurso.
“A nossa intenção é que o edital seja publicado no começo do próximo semestre, prazo para a escolha, contestações legais e elaboração do edital pela empresa vencedora da licitação. Nossa preocupação maior é que tudo saia com transparência e dentro da legalidade”, assinalou Osório.
Este será o primeiro concurso público da história do Legislativo petrolinense, que funciona com muitos servidores cedidos pela prefeitura. Serão mais de 20 vagas disponibilizadas nos três níveis de escolaridade: fundamental, médio e superior.
O concurso foi fruto de uma orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que fizeram a exigência do certame, adequando a Câmara de Petrolina aos demais poderes legislativos do País. (Via: C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Titular da delegacia que investiga acidente de Teori é morto a tiros

Dois delegados federais foram baleados durante troca de tiros em uma casa noturna em Florianópolis
Teori morreu na queda de um avião em Paraty, no Rio de Janeiro
Teori morreu na queda de um avião em Paraty, no Rio de JaneiroFoto: Andressa Anholete/AFP
Dois delegados federais foram mortos a tiros na madrugada desta quarta-feira (31), em Florianópolis (SC). As autoridades policiais ainda vão apurar as circunstâncias do crime, mas as informações preliminares são de que Adriano Antônio Soares, 47 anos, e Elias Escobar, 60 anos, foram baleados durante troca de tiros em uma casa noturna.

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) divulgou nota de pesar pelas mortes, manifestando as condolências aos parentes dos delegados.

Adriano Antonio Soares era titular da Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis, à frenta das investigações do acidente aéreo em que morreu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que era o relator da Operação Lava Jato na Corte. O acidente ocorreu em janeiro deste ano.(Folhape).


Vlog do BILL NOTICIAS

DEFESA DE DILMA APRESENTA PROVAS DE QUE SANTANA E MONICA MOURA MENTIRAM


O advogado de defesa da presidente deposta Dilma Rousseff, Flávio Caetano, vai explicar a estratégia de defesa no julgamento do processo aberto pelo PSDB que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vitoriosa nas eleições presidenciais de 2014.
O Tribunal Superior Eleitoral retoma o julgamento do caso no próximo dia 6.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 1º, a partir das 10h30, no Itaim Training Center, em São Paulo, Flávio Caetano vai apresentar as provas de que o casal João Santana e Monica Moura prestaram falso testemunho à Justiça Eleitoral e mentiu ao apontar o uso de caixa dois na campanha de reeleição de Dilma Rousseff.
A defesa quer a nulidade do acordo de delação premiada celebrado pela Justiça Federal, que beneficiou o casal e colocou João Santana e Monica Moura em liberdade, mesmo os dois tendo mentido em juízo. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

CENTRAIS: TEMER É RESPONSÁVEL POR PIOR TAXA DE DESEMPREGO


Railídia Carvalho, Portal Vermelho - Para dirigentes das centrais de trabalhadores, o governo ilegítimo de Michel Temer é o responsável direto pela estatística quando optou pelas reformas trabalhista, previdenciária e terceirização em vez de priorizar a retomada do crescimento.
De abril de 2016 para abril de 2017 o número de pessoas desocupadas no Brasil cresceu 2,6 milhões, o que significa um crescimento de 23,1%.
"Acho que isso é um tapa na cara do governo. O governo falou que estava tirando o país da crise e passando imagem da normalidade. O dado mostra exatamente o contrário: que a situação é muito ruim para o trabalhador e para o pobre que continuam sem perspectiva", declarou ao Portal Vermelho Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical.
Na opinião de Nivaldo Santana, vice-presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) o desemprego representa a maior chaga social de um país e combinada ao cenário de retirada de direitos promovido pelo governo Temer a situação ganha dimensão dramática.
"Se consideramos esse quadro de aumento do desemprego e diminuição do salário e combinar com as reformas do Temer e a terceirização, o Brasil, que já tem um mercado precário e fragmentado, está aprofundando essas características. Está retroagindo há décadas. Mesmo garantias mínimas previstas na CLT e na Constituição estão na berlinda", explicou Nivaldo.
A diminuição dos salários de que fala Nivaldo foi comprovada em pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). No ano passado apenas 19% das campanhas salariais tiveram aumento real. 44% das campanhas tiveram reajuste igual à inflação e 37% abaixo da inflação. O Dieese analisou 714 campanhas.
"Um governo ilegítmo que chegou ao poder através de um golpe, sem credibilidade e aplicando uma agenda ultraliberal é o principal responsável pelas mazelas que os trabalhadores estão enfrentando", enfatizou Nivaldo.
De acordo com ele, o movimento para superar esse impasse está na luta pelo fim do atual governo e por eleições diretas. A luta em defesa da democracia está umbilicalmente ligada à defesa dos interesses concretos dos trabalhadores. Não podemos separar as duas lutas", defendeu o dirigente da CTB.
As centrais sindicais estão unificadas também em torno das eleições diretas e da saída de Michel Temer. "Estamos nessa linha. Esse modelo de governo de deixar o estado cada vez mais mínimo precisa sair. Temos que derrotar esse sistema que não unifica o pais como dizia a propaganda dele (Temer). É um ataque que aumenta a desigualdade e dá mais força ao poder econômico", completou Miguel.
Segundo ele, o caminho pelas diretas vai enfrentar dificuldades "mas é uma bandeira que a gente tem que mostrar pra sociedade e qualquer solução que não seja diretas vai ser um caos. Pela via indireta vai assumir quem estiver comprometido com as reformas".
O dirigente da Força disse ainda que as centrais não são contra fazer reforma desde que o lado do trabalhador seja ouvido e isso não aconteceu. "O governo ouviu as centrais mas não fez nada tanto é que preferiu colocar a reforma trabalhista e previdenciária e esquecer a retomada do desenvolvimento. Gerar empregos seria mais um motivo para combater o suposto déficit da aposentadoria porque quanto mais o trabalhador tem emprego melhor para a Previdência"
Miguel desconfia que os números do desemprego podem ser bem maiores. "E ainda estão falando do desemprego que a pesquisa pega. Se considerar as pessoas que a pesquisa não pega o número vai bater em 20 milhões", arriscou. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Comissão do Senado aprova PEC da Eleição Direta

Brasília - Sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para discutir e votar o relatório do senador Lindbergh (PT) para a PEC 67/2016, que trata da realização de eleições diretas sempre que o cargo

Sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para discutir e votar o relatório do senador Lindbergh Faria para a PEC 67/2016Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou hoje (31), por unanimidade, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/16, que prevê a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República se os cargos ficarem vagos nos três primeiros anos anos de mandato.
Atualmente, a Constituição admite eleição direta apenas se a vacância ocorrer nos dois primeiros anos. Após esse período, deve ser realizada eleição indireta pelo Congresso Nacional, em até 30 dias.
Com a mudança proposta na PEC, a realização de eleição indireta para presidente e vice-presidente ficará restrita ao último ano do mandato.
A PEC será encaminhada para votação no plenário do Senado e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.
O relator da PEC, Lindbergh Faria (PT-RJ), havia apresentado substitutivo à proposta e o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) apresentou hoje voto em separado pela rejeição do texto do relator e pela aprovação do texto original do senador Reguffe (sem partido-DF). Ferraço argumentou que o substitutivo de Lindbergh tem inconstitucionalidades.

Brasília - Sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para discutir e votar o relatório do senador Lindbergh (PT) para a PEC 67/2016, que trata da realização de eleições diretas sempre que o cargo
O senador Lindbergh Farias, relator da PEC da Eleição Direta  67/2016, que trata da realização de eleições diretasMarcelo Camargo/Agência Brasil
Lindbergh Farias disse que quis deixar claro em seu texto que, se aprovada a PEC nas duas casas legislativas, a nova regra passaria a valer de imediato, com eleições diretas em 90 dias no caso de vacância do cargo de presidente da República dentro do prazo previsto.
Já Ferraço argumentou que a Constituição prevê que qualquer mudança eleitoral deve entrar em vigor um ano após a aprovação, por isso o relatório de Lindbergh é inconstitucional e, segundo ele, há deliberação do Supremo Tribunal Federal (STF) nesse sentido. “O Artigo 16 da Constituição determina que qualquer mudança eleitoral só possa acontecer com 12 meses de antecedência e há farta jurisprudência por parte do STF que o Artigo 16 é um direito fundamental de quem vota e é votado”, disse.
Após entendimento entre Lindbergh e Ferraço, foi colocada em votação a proposta original apresentada por Reguffe. Mesmo com a aprovação do texto original, Lindbergh disse acreditar que há jurisprudência para que a nova regra passe a valer imediatamente após aprovada. “Estamos convencidos da vigência imediata da PEC. Tem uma vasta jurisprudência no STF. E o fato político é grande, aprovar por unanimidade na CCJ.”
Lindbergh disse que o trabalho agora será de articulação para que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), paute a PEC para votação no plenário do Senado. A votação de uma PEC é feita em dois turnos de discussão (1º turno tem cinco sessões e 2ª turno tem três sessões) e a aprovação depende de votos favoráveis de três quintos dos parlamentares, ou seja, 49 senadores. (EBC).


Blog do BILL NOTICIAS

Rede de Proteção vai coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores no São João de Petrolina

reunião rede1

Criada recentemente, a Rede de Proteção à Infância e Juventude já está planejando ações em defesa das crianças e adolescentes de Petrolina.  E em pleno período junino, uma das primeiras medidas visa, justamente, coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos durante o São João da cidade.
Para discutir as ações a serem executadas neste período, representantes de diversos órgãos do poder público municipal, estadual e federal, além da sociedade civil, reuniram-se nesta terça-feira (30) na sede da Secretaria Executiva de Direitos Humanos onde foram definidas as metas da Rede.
A secretária executiva de direitos humanos, Bruna Ruana, explica que a fiscalização é um ponto importante, mas segundo ela, a população também pode ajudar através de denúncias. “A prefeitura de Petrolina está empenhada para assegurar às crianças e adolescentes a proteção de sua saúde e qualidade de vida, prevenindo danos relacionados ao consumo de álcool, mas precisamos também da colaboração de toda a comunidade”, destaca.
Ações – Entre as ações estabelecidas pela Rede de Proteção estão blitz educativas nos estabelecimentos comerciais com distribuição de material e orientação dos responsáveis quanto às restrições; distribuição de panfletos; exibição de vídeos educativos, além da sensibilização nas escolas da cidade.
Ainda de acordo com a secretária, logo após as campanhas educativas será realizado um tralho intenso de fiscalização sobre a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.  As fiscalizações devem ser realizadas em bares, restaurantes, casas noturnas, casas de espetáculos, lanchonetes, padarias, lojas de conveniências, adegas, feiras e outros espaços e eventos onde possa haver a venda ilegal.
A Rede de Proteção à Criança e Adolescente é formada por representantes da Prefeitura de Petrolina, Polícia Militar, Guarda Municipal, Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e representantes da comunidade, entre outros. (Via: Convocação Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Tributo na Concha marca oito anos da morte de Michael Jackson

O 'Tributo ao Rei do Pop' acontece no dia 9 de junho; ingressos já estão à venda


No dia 25 de junho completam-se 8 anos desde a morte de um dos maiores ídolos da música mundial, e o cantor Michael Jackson será homenageado também em Salvador. O 'Tributo ao Rei do Pop' acontecerá no dia 9 de junho (sexta-feira), a partir das 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. 
Rodrigo Teaser encanta como Michael Jackson em espetáculo


O show é estrelado por Rodrigo Teaser e reconhecido como o maior tributo ao astro pop na América Latina. Aclamado pelo público e pela crítica, com repertório repaginado, banda ao vivo, figurino e bailarinos, Rodrigo promete surpreender o público fã do cantor. 
Os ingressos custam de R$40 a R$160 e são vendidos pelo IngressoRápido.com ou no Teatro. 
(Fotos: Divulgação)

Serviço:
Tributo ao Rei do Pop
Data: 09 de Junho - Sexta
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho s/n – Campo Grande – Salvador-Bahia)
Ingressos: 
Pista – R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia) / Camarote – R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia). (Via:ibahia.com).

Blog do BILL NOTICIAS

Projetos de irrigação da Codevasf em Petrolina alcançam R$ 1,4 bilhão em valor bruto de produção

15217685020_88e44166c1_k

15381274496_1fa3915893_k

R$ 1,4 bilhão em valor bruto de produção
Com a geração de cerca de 62 mil empregos diretos e indiretos, mais de 700 mil toneladas foram colhidas
Os projetos públicos de irrigação Senador Nilo Coelho e Bebedouro, no município de Petrolina, no sertão pernambucano, atingiram R$ 1,43 bilhão em valor bruto de produção, com mais de 700 mil toneladas colhidas, principalmente frutas, mesmo em meio à estiagem prolongada que afeta o Nordeste do Brasil. Os dados fazem parte do balanço de 2016, divulgados pela Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Os dois projetos administrados pela Codevasf na região do Submédio São Francisco foram responsáveis pela geração de cerca de 62 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando aproximadamente 2,5 mil agricultores em lotes familiares e empresariais.
“Quando comecei no vale (do São Francisco) era totalmente diferente. Em Pernambuco, o local que tem mais emprego é Petrolina. Como a agricultura irrigada demanda uma mão de obra grande, hoje só não trabalha no vale quem não quer”, avalia Ana dos Santos, pequena agricultora há 25 anos no projeto Nilo Coelho.
Os principais itens agrícolas produzidos no Nilo Coelho e Bebedouro são frutas, como uva (220,5 mil toneladas), manga (210 mil toneladas) e goiaba (90 mil toneladas). Há ainda a produção de outras culturas, como caju, coco, feijão e milho.
Algumas das condições favoráveis para o destaque dessas culturas na região são: água de boa qualidade, grande incidência de radiação solar, características climáticas, mão de obra capacitada e investimentos governamentais em pesquisas e obras.
O gerente regional de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, José Costa, explica que a concepção desses projetos públicos também contribui para que os efeitos das estiagens não impactem de imediato na produção. “Isso porque há estações de bombeamento, as quais realizam a captação de água para abastecimento das áreas irrigadas dos projetos”, afirma.
“Como em períodos de estiagem prolongada há o risco de problemas causados pela diminuição do volume de água das fontes de captação e, por consequência, no abastecimento dos projetos, a Codevasf, por meio de estudos para cada caso específico, vem realizando obras que permitem a manutenção do fornecimento de água tanto para a agricultura irrigada como para a população que ali se encontra”, completa.
Entre tais obras, José Costa destaca a implantação de flutuantes no lago de Sobradinho, que buscou garantir a segurança hídrica no projeto público de irrigação Nilo Coelho. O investimento, com recursos do Ministério da Integração Nacional, foi de aproximadamente R$ 29 milhões.
Investimentos
“A agricultura irrigada é o principal vetor de desenvolvimento do Sub-médio São Francisco, notadamente nas cidades-polo, como é o caso de Petrolina e Juazeiro. Para se ter uma ideia, a Codevasf está investindo em ações de modernização e reabilitação de infraestrutura dos projetos públicos de irrigação em Petrolina: Nilo Coelho e Bebedouro”, explica o superintendente regional da Companhia em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro.
Neste ano, a Codevasf está investindo quase R$ 2 milhões em ações de modernização/reabilitação da infraestrutura de uso comum dos dois projetos. No Nilo Coelho, está previsto aporte de R$ 1,12 milhão para a conclusão dos serviços de automação e de acionamento de comporta. Enquanto no Bebedouro será investido R$ 745 mil para a reabilitação elétrica e civil da estação de bombeamento principal (EB01).
A Codevasf também investiu cerca de R$ 2 milhões nesse tipo de ação em 2016. Foram R$ 879 mil para a modernização do sistema de lubrificação das bombas de captação do projeto Bebedouro; e R$ 1,2 milhão para a contratação dos serviços de reabilitação de dois reservatórios – estações de bombeamento 28 e 31 – no projeto Nilo Coelho.
Agricultura familiar
A agricultura familiar tem grande participação na produção dos projetos da Codevasf em Petrolina. De uma área irrigada cultivada que chegou a 24,7 mil hectares nos dois projetos, os lotes familiares foram responsáveis por 64% (15,2 mil hectares) da área sob cultivo no Nilo Coelho; e por 86% (986 hectares) da área sob cultivo no Bebedouro.
O restante da área cultivada é formada pelos lotes empresariais, também constituídos por instituições de pesquisa, como a Embrapa Sementes Básicas e Estação Experimental, além do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros da Codevasf de Bebedouro. (Via: Convocação Geral).
Mais informações: www.codevasf.gov.br

Blog do BILL NOTICIAS

terça-feira, 30 de maio de 2017

FACHIN AUTORIZA E TEMER SERÁ INTERROGADO PELA PF


O ministro relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, autorizou nesta terça-feira 30 que Michel Temer seja interrogado pela Polícia Federal no inquérito em que ele é investigado com base nas delações premiadas dos donos da empresa JBS.
A defesa de Temer queria adiar o interrogatório e só falar com a PF após a perícia oficial no áudio gravado pelo empresário Joesley Batista no Palácio do Jaburu em março, mas Fachin deu prosseguimento ao caso.
O interrogatório poderá ser feito por escrito e deverá ser respondido por Temer em um prazo de 24 horas após a entrega das perguntas pelos investigadores. Temer é investigado por corrupção, organização criminosa e obstrução da Justiça.
Fachin também decidiu nesta terça dividir a investigação contra Temer e o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) do inquérito que também investiga o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Fachin atendeu pedido da defesa de Temer.
Leia mais na Agência Brasil:
Ministro do STF autoriza depoimento de Temer à PF por escrito
André Richter - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou hoje (30) a Polícia Federal (PF) a tomar o depoimento do presidente Michel Temer. De acordo com a decisão, Temer deverá depor por escrito e terá 24 horas para responder aos questionamentos dos delegados após receber as perguntas sobre as citações nos depoimentos de delação da JBS.
"A oitiva deve ocorrer, por escrito, com prazo de 24 (vinte e quatro) horas para as respostas formuladas pela autoridade policial, a contar da entrega, ante a existência de prisão preventiva vinculada ao caderno indiciário", decidiu Fachin.
Na semana passada, a defesa de Temer recorreu Supremo para suspender a tentativa da PF de ouvir o presidente, investigado na Corte após Temer ter sido citado nos depoimentos de delação premiada da JBS.
Em petição enviada ao ministro, relator do inquérito contra o presidente no STF, os advogados sustentam que Temer não pode prestar depoimento porque ainda não está pronta a perícia que está sendo feita pela própria PF no áudio no qual o empresário Joesley Batista, dono da JBS, gravou uma conversa com o presidente.
"Não obstante, com o devido respeito, entende-se como providência inadequada e precipitada, conquanto ainda pendente de conclusão a perícia no áudio gravado por um dos delatores, diligência extremamente necessária diante das dúvidas gravíssimas levantadas – até o momento – por três perícias divulgadas", disse a defesa.
Na mesma decisão, Fachin concedeu prazo de dez dias para que a PF finalize a investigação.
(247).

Blog do BILL NOTICIAS

RENAN DERROTA TEMER E SE MANTÉM NA LIDERANÇA DO PMDB


Antonio Cruz/ Agência Brasil

Cada vez mais fraco, Michel Temer não consegue nem emplacar o líder do PMDB no Senado. O senador Renan Calheiros (AL), que se tornou um dos maiores críticos do governo Temer, será mantido na liderança do partido na Casa. 
Informação foi confirmada pelos senadores Raimundo Lira (PB) e Hélio José (DF), segundo o G1. Os senadores do PMDB se reuniram durante o período da tarde para decidir se manteriam ou destituiriam Renan da função.
Em programa eleitoral do PMDB, a ser exibido nesta semana, Renan rechaçou as reformas, como vem fazendo no Congresso, enaltecendo sua dissidência no partido. O líder do PMDB, que tem provocado a irritação de Temer, afirmou "ter restrições às reformas trabalhista e previdenciárias". (247).

Blog do BILL NOTICIAS




EM GRAMPO, AÉCIO PRESSIONA CHEFE DA PF PARA ACESSAR INQUÉRITO DE FURNAS


O senador afastado Aécio Neves (PSDB) aparece grampo da operação Patmos, da Polícia Federal, pressionando o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, para ter acesso a depoimentos que o acusam de ter recebido propina da estatal Furnas Centrais Elétricas. O diálogo foi publicado pelo jornalista Fausto Macedo
Demonstrando irritação com a dificuldade em obter depoimentos do caso Furnas junto à Polícia Federal, Aécio ligou para o chefe da corporação, delegado Leandro Daiello Coimbra, e pediu que marcasse um encontro a fim de tratar do tema que era de seu interesse.
“Uma hora que você… que eu pudesse dar um pulo ai. Pelo seguinte, contudo é.. é.. na verdade…. pela Súmula 14 (do Supremo Tribunal Federal) que faculta a defesa ao acesso, né? Ao processo, aos autos, aos depoimentos, o delegado se negou a entregar à defesa, ontem, a cópia do depoimento que ele já tinha colhido, tá?”, queixou-se Aécio a Daiello.
Aécio é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da estatal mineira. Na Operação Patmos, Aécio é investigado por supostamente pedir a Joesley Batista, da JBS, R$ 2 milhões que foram entregues ao primo do tucano, Frederico Pacheco, o Fred. O primo transportou o montante a Mendherson Souza, assessor do senador Zeze Perrella (PSDB-MG). Todos os capítulos da transação foram filmados e gravados pela Polícia Federal, em ação controlada sobre delatores da JBS.

LEIA A ÍNTEGRA DA TRANSCRIÇÃO DO DIÁLOGO DE AÉCIO COM O DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL (26 DE ABRIL)
AÉCIO – Aló?
MNI – Dr. DAIELLO na linha. Tô passando.
LEANDRO DAIELLO – Alóoo?
AÉCIO – Dr. LEANDRO, tudo bem?
LEANDRO DAIELLO – Bom dia! Como está senador?
AÉCIO – Você vai ter que mudar esse cafezinho nosso pra…
LEANDRO DAIELLO – Opa!!
AÉCIO – Você teve notícias de ontem? Tentei até lhe falar à noite.
LEANDRO DAIELLO – Tô ouvindo. Tô ouvindo.
AÉCIO – Você teve notícias do que ocorreu ontem? ou não?
LEANDRO DAIELLO – Não.
AÉCIO – Depois você tinha que arranjar um horário de uns quinze minutos, pra… pra eu dizer lhe falar pessoalmente.
LEANDRO DAIELLO – Eu estou à sua disposição aqui.
AÉCIO – Uma hora que você… que eu pudesse dar um pulo ai. Pelo seguinte, contudo é.. é.. na verdade…. pela Súmula 14 que faculta a defesa ao acesso, né? Ao processo, aos autos, aos depoimentos, o delegado se negou a entregar a defesa, ontem, a cópia do depoimento que ele já tinha colhido, tá?
LEANDRO DAIELLO – Tá.
AÉCIO – Mas é uma coisa que afronta a lei, inclusive. Você essa súmula que determina que a defesa tenha acesso, né? Aos demais depoimentos, aos autos do processo, enfim… e o Toron que é o meu advogado que te conhece.
LEANDRO DAIELLO – Sim, conheço o Toron. É um bom advogado.
AÉCIO – Ele tá até ai. Ele tá indo ai no meu lugar, porque o que aconteceu. Como ele (delegado) não quis nos dar acesso, uma coisa absolutamente absurda! Que mostra um pouco aquilo que já percebíamos. Nós fizemos uma reclamação no Supremo que obviamente concedeu o direito de que eu tenha acesso. ahhh…. aos demais depoimentos já colhidos.
LEANDRO DAIELLO – Tá.
AÉCIO – Já colhidos, que é natural que quando eu vá depor eu saiba, né? O que os outros já falaram. A coisa mais óbvia do mundo. E ele negou-se a isso, então… então o juiz relator éeeee…. pediu adiamento de pelo menos de quarenta e oito horas. Terminou que ele entregue a defesa os depoimentos já recolhidos, então isso ficou adiado. Eu quero fazer ainda nessa semana. Eu quero fazer até sexta-feira. Agora…
LEANDRO DAIELLO – Eu vou fazer o seguinte senador. Dr. Toron tá vindo aqui?
AÉCIO – Deve tá chegando com o dr. Alckmin ai agora. Já deve estar ai.
LEANDRO DAIELLO – Eu converso com eles aqui e já resolvo e ai a gente vê e já remarca, pode ser?
AÉCIO – Pode … faça isso então! Localize ele ai.
LEANDRO DAIELLO – Então eu já… já vou…. O dr. Toron já é membro desde São Paulo.
AÉCIO – É isso, ele me falou muito bem éeee…. do senhor lá, até por em razão do que está por vir ainda, entendeu? Depois… Depois me concede uma audiência para nós falarmos de Previdência por uns vinte minutos… Veja aí com a sua agenda.
LEANDRO DAIELLO – O senhor manda senador. Só me fala o horário.
AÉCIO – Me fala o horário para que eu possa dar um pulo de vinte minutos ai.
LEANDRO DAIELLO – Eu falo. O senhor só me diga o dia e horário e eu vou dar um jeito de lhe atender.
AÉCIO – Me atenda ai hoje no meio da tarde. Pode ser?
LEANDRO DAIELLO – No meio da tarde. O senhor só me liga e eu vou abrir a agenda e ficar o dia inteiro lhe esperando.
AÉCIO – Me fale.. me fale o horário ai que é quinze minutos sobre coisa da Previdência. Que horário?
LEANDRO DAIELLO – A hora que o senhor quiser.
AÉCIO – Quatro horas, pode ser bom?
LEANDRO DAIELLO – Quatro horas tá combinado.
AÉCIO – Eu vou quatro no teu gabinete quatro horas hoje. Um grande abraço.
LEANDRO DAIELLO – Tá… tá todo mundo aqui lhe esperando. Abraço.
AÉCIO – Abraço. 92470.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...