segunda-feira, 15 de abril de 2013

“Temos que tomar atitudes para que os nossos filhos não sejam filhos da seca, mas sim filhos da irrigação”, diz vice Guilherme Coelho em seminário


imagemO vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), participa de seminários sobre a seca que estão sendo realizados neste final de semana, junto com os secretários municipais de Agricultura, Otávio Alves, e de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção. Ontem (12), o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Salgueiro. Hoje, o seminário será apresentado à comunidade de Ouricuri, também na casa do legislativo municipal.
Entre as personalidades políticas, também participam dos seminários o senador Jarbas Vasconcelos, o deputado federal Raul Henry , o presidente do PMDB em Pernambuco, Dorani Sampaio. Em Salgueiro, o prefeito Marcones Libório e vários vereadores marcaram presença no evento.
O engenheiro civil Antônio Carlos Vidon é quem ministra o seminário temático. Entre os pontos abordados, Vidon caracteriza a seca como um evento cíclico, que se repete com maior intensidade a cada 20 ou 30 anos, como acontece atualmente no Nordeste brasileiro. Em que consiste o fenômeno da seca, quais os impactos das obras estruturantes sobre o Rio São Francisco, e o perfil da transposição também são abordados.
Guilherme Coelho defende que os ensinamentos para a convivência com o semiárido deveriam ser incluídos nas escolas desde a educação infantil. No campo político, o vice voltou a afirmar que representantes do povo que vive no sequeiro não estão cumprindo o seu papel de lutar por mais irrigação para o Nordeste.
“Nós temos representantes do Rio São Francisco e de Petrolina nas instâncias estaduais e nacionais, mas estes não estão conseguindo levar os anseios da população ao governo federal. Na Bahia, o Projeto Saliltre está andando: colonos são assentados, empresários investem e o Projeto cresce. Em Pernambuco, a irrigação está parada há 10 anos”, criticou.
Na oportunidade, Guilherme Coelho antecipou que participará de um projeto de visita a regiões secas do México e dos Estados Unidos, para conhecer como estes países lidam com a questão, quais são as ferramentas e soluções aplicadas para desenvolver regiões que dispõem de pouca água. “Vamos trazer estes conhecimentos para a nossa região”, explicou Guilherme, concluindo: “Nós todos somos filhos da seca. Mas temos que tomar atitudes para que os nossos filhos não sejam filhos da seca, mas sim filhos da irrigação”.
Ascom
Blog do Banana

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...