quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Com abertura da fronteira, Brasil reforça pedido ao Egito para liberação de brasileiros em Gaza

Ministro das Relações Exteriores reforçou pedidos ao Egito para incluir brasileiros na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza após acordo mediado pelo Catar

Bomba explode próximo a escola de Gaza onde estão 19 brasileiros (Foto: Frame/Shaed Albanna)


O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, está intensificando os pedidos ao Egito para garantir que brasileiros consigam deixar a Faixa de Gaza, destaca o G1. Após o início do conflito entre Israel e o Hamas, estrangeiros receberam autorização para sair do território graças a um acordo intermediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas. No entanto, os brasileiros ainda não foram incluídos nessa lista.

Mauro Vieira já havia conversado com o chanceler egípcio Sameh Shoukry quatro vezes, inclusive pessoalmente no Cairo, cerca de dez dias atrás, antes da abertura da fronteira. Diplomatas brasileiros afirmam que vão reforçar os contatos para garantir a inclusão dos brasileiros na próxima lista de saída.

Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, nenhum brasileiro foi incluído na primeira lista, que conta com quase 500 nomes. A lista atual inclui pessoas de várias nacionalidades, como Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, pessoal da Cruz Vermelha e de ONGs. Candeas expressou esperança de que novas listas sejam publicadas em breve, incluindo os brasileiros.

O Brasil planeja reforçar as relações diplomáticas com o Egito, na expectativa de que novas oportunidades de saída sejam implementadas após a abertura da fronteira nesta quarta-feira (1). Até o momento, não há informações sobre a duração da abertura da passagem. O governo brasileiro continua insistindo para garantir a segurança e o retorno dos seus cidadãos. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

  Há risco de rompimento e é preciso adotar medidas urgentes Arquivo Pessoal/Divulgação O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quart...