quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Fungo letal no Brasil acende alerta, mas não é necessário ter pânico, diz infectologista

Fungo Candida auris (Foto: Reprodução)

Na segunda-feira (7) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a identificação de um possível primeiro caso positivo de Candida auris no país, fungo letal e altamente resistente.

Á Época, porém, o médico infectologista Alessandro Comarú Pasqualotto, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) que fez doutorado sobre fungos do gênero Candida, disse que não é necessário ter pânico. "Embora ela seja muito resistente e preocupante, não sei se a Candida auris vai chegar ao ponto de infectar muita gente".

"Em termos globais, ainda são poucos os casos. Não é porque temos a suspeita de um caso no Brasil que temos que fechar as fronteiras. Mas, dada a sua resistência, existe sim um alerta, porque [o fungo] pode causar surtos em pequenos núcleos, como no ambiente hospitalar", completou.

De acordo com o especialista, o principal fator de risco do patógeno é sua resistência, e não sua transmissibilidade. "O grande perigo dele é sua resistência. Como outras espécies de Candida, ele pode ser facilmente transmitido — mas a grande preocupação, especialmente em ambiente hospitalar, é com o fato de ser multirresistente, porque as opções de tratamento ficam muito estreitas". (247)


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...