quarta-feira, 7 de novembro de 2018

BRICS ESTÃO DE CABELO EM PÉ COM BOLSONARO


247 - A imprensa de todos os países que compõem o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) está horrorizada com a eleição de Jair Bolsonaro, a multiplicidade de declarações agressivas que ele perpetrou contra países do bloco, como a China, e sua intenção de alinhar o Brasil aos Estados Unidos de Trump, isolando-se da comunidade internacional. Até o presidente das Filipinas, o sanguinário Rodrigo Duterte, rejeitado em quase todo o planeta, quer distância do brasileiro. O caso dos Brics é grave porque o Brasil está escalado para assumir a presidência do bloco em 2019.
O jornalista Nelson de Sá apresentou um bom resumo da reação da imprensa dos Brics a Bolsonaro em sua coluna na Folha de S.Paulo:
"Análises agressivas surgiram em sul-africanos e russos, chamando-o de 'candidato da Manchúria, um político usado como boneco por outra potência', os EUA, e até de 'cavalo de Troia nos Brics'. A agência Tass ouviu especialistas brasileiros para arriscar que 'Brasil vai reduzir sua participação nos Brics'.
Já indianos e chineses não parecem saber bem o que esperar. O Hindu, em perfil, listou a sua coleção de ofensas, acrescentando, no final: 'Mas agora ele é governo'.
Outros jornais chineses foram mais ameaçadores, mas o estatal China Daily, voltado a leitores no Ocidente, ouviu dois especialistas em América Latina, da Academia de Ciências Sociais e da Universidade de Nanquim, para concluir que o 'futuro econômico do Brasil ainda não está claro', sobretudo quanto aos Brics".
Nem mesmo o sanguinário presidente filipino, Rodrigo Duterte, rejeitado em quase todo o planeta, quer se comparado a Bolsonaro. "Seu porta-voz, Salvador Panelo, deu coletiva que resultou em títulos como 'Não há comparação entre Duterte e o presidente eleito do Brasil', do  Inquirer. Aquela que vem sendo feita por 'comentaristas internacionais é inteiramente especulação'” -informou Sá.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...