Artigo de Ruyter Bezerra*
De um simples caroneiro no passado ou coadjuvante na obtenção dos votos da ex-toda-poderosa família, consegue agora ele próprio ser avaliado pela população que o aprovou proporcionando-lhe uma grande vitória. Não se trata apenas de um refrão musical: “daqui prá frente tudo vai ser diferente”.
Nos últimos anos o que se viu foi o então hegemônico grupo Coelho abater ou cortar as asas daqueles que tentavam certa autonomia, ou até mesmo uma pequena fatia do bolo do poder local, que contavam com o seu apoio. Há muitos exemplos, tais como ex-prefeitos, ex-deputados, ex-vereadores que estão no ostracismo e nunca mais conseguiram se reeleger por terem sonhado alto.
Porque com Julio Lóssio vai ser diferente? Porque soube joga ralém dos limites imposto pela oligarquia. Primeiro, foi ousado e não foi subserviente; segundo; foi lá fora buscar apoio do seu partido PMDB nas figuras do senador Jarbas Vasconcelos e do vice-presidente da República Michel Themer; terceiro, teve a inteligência e personalidade de fazer um governo com a sua cara, ou seja, com sua própria marca, voltado para o social, não destoando da prioridade federal do governo Dilma Rousseff.
Por último, como um jovem surfista, soube aproveitar a onda das candidaturas mal formuladas pela ação do filhotismo que foi imposta ao povo petrolinense como se ainda estivéssemos numa capitania hereditária.
Portanto, este é o Lóssio o vencedor que o povo escolheu para mais quatro anos.
Nasce uma nova liderança que só depende de s ipara continuar a aglutinar forças locais rumo aos novos ventos da democracia no sertão pernambucano.
*Sociólogo e Cientista Político. (Doutorando UFRN, Natal-RN 08/10/2012)
Blog do Bill Art´s