sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge colégio centenário em Santa Maria (RS)

 

Em rede social, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), afirmou que está acompanhamento o caso.


                                Por Estadão Conteúdo


Um incêndio de grandes proporções atinge o centenário Colégio Marista Santa Maria, no município homônimo do interior do Rio Grande do Sul. Por enquanto, não há informações sobre feridos e se pessoas estavam dentro do imóvel no momento do início do fogo.

Vídeos compartilhados em redes sociais mostram que o incêndio pode ser visto a quadras de distância, com uma grande nuvem escura. O combate às chamas está em andamento.

Em rede social, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), afirmou que está acompanhamento o caso. "A Prefeitura já colocou toda a sua estrutura à disposição, incluindo a Defesa Civil, para auxiliar no que for necessário. Nossa prioridade é a segurança de todos", destacou.

Fundada há 120 anos, a tradicional escola é localizada na Rua Floriano Peixoto, no centro da cidade.

Políticos gaúchos lamentaram o caso. O deputado federal Paulo Pimenta (PT) destacou que envolve uma "escola que faz parte da história da cidade e da formação de gerações de santa-marienses" "Que todos estejam bem e que a situação seja plenamente controlada o quanto antes", completou.

A deputada federal, Fernanda Melchionna (PSOL) também lamentou a situação. "É fundamental que as investigações sobre as causas do incêndio sejam conduzidas com agilidade, transparência e rigor, para que se esclareçam os fatos, se apurem responsabilidades e se evitem novas ocorrências semelhantes", defendeu.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF

Ex-diretor da PRF e condenado pelo STF será transferido para Brasília

                           André Richter - Repórter da Agência Brasil

 Polícia do Paraguai/Divulgação


ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques já está sob custódia da Polícia Federal (PF)

Vasques foi detido nesta sexta-feira (26), no Paraguai, ao tentar embarcar para El Salvador com um passaporte falso.

Por volta das 20h, o ex-diretor foi levado pela polícia paraguaia para a fronteira com o Brasil e entregue a agentes da PF na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ciudad del Leste. Ele deve ser transferido para Brasília nas próximas horas. 

Condenado a 24 anos e 6 meses de prisão na ação penal do Núcleo 2 da trama golpista, o ex-diretor cumpria prisão domiciliar, mas rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu para o país vizinho para evitar o cumprimento da pena. A fuga ocorreu na madrugada de Natal.

Após ser informado sobre a fuga, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do ex-diretor.

De acordo com a PF, a tornozeleira parou de emitir sinal de GPS por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (25). Em seguida, agentes foram ao apartamento do ex-diretor, localizado em São José (SC), e constataram que ele não estava na residência. 

Após verificarem o sistema de câmeras do prédio, os agentes concluíram que ele esteve no apartamento até as 19h22 da véspera de Natal, na quarta-feira (24).

As imagens do circuito interno de TV mostraram Vasques colocando bolsas no porta-malas de um carro. Ele usava uma calça de moletom preta, camiseta cinza e um boné preto.

Ele também levou um cachorro da raça Pitbull, ração e tapetes higiênicos durante a fuga. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

A "Revelação do Ano" para a música brasileira

Tilene, como é conhecida passou a usar este pseudônimo como nome artístico, e este ano ela já registrou sua Coletânea nº 2: Um Passo à Frente, com 14 músicas e a Coletânea nº 3 está sendo concluída para registro.

 

Compositora:Tilene

"Às vezes, nos deparamos com uma pessoa que nos faz parar o scroll e observar com atenção. Foi exatamente o que aconteceu quando conheci mais um novo trabalho da professora Tilene. Hoje, quero compartilhar com vocês não apenas uma nova estética educacional pedagógica, mas um novo talento que promete renovar o cenário da musica Brasileira”.

Quando me refiro ao cenário da música popular brasileira, significa dizer que ela tem uma grande chance de se realizar profissionalmente como compositora e ser reconhecida profissionalmente a nível nacional.

Peço encarecidamente a todos que divulguem essa matéria, para que possa chegar ao conhecimento dos grandes nomes da musica popular brasileira, independente do seu estilo de musica.

Uma coisa é certa, ela tem a capacidade de compor vários estilos. 


Por: Tilene

O Despertar de um Dom

Compor é algo que me acompanha por toda vida. Quando era estudante do ensino fundamental, na minha infância e adolescência, já apresentava os trabalhos escolares através de músicas, poemas, paródias, etc. Esta prática acompanhou minha vida profissional, pois no trabalho, as homenagens, datas comemorativas e eventos, geralmente têm composições minhas presentes. Mas o despertar para entender que recebi um dom e que poderia fazer dele algo bem maior, aconteceu em 2021, quando participando de uma celebração e ouvindo a Parábola dos Talentos (Mt. 25, 14-30) eu comecei a refletir se estava enterrando ou fazendo meu dom dar frutos.

Com este despertar, comecei a escrever as músicas e percebi que mesmo com aquela habilidade ainda pouco explorada, eu era capaz de escrever belas canções e dar a elas melodias em diferentes ritmos. foi aí que em 2023 registrei minha 1ª Coletânea que chamei de Repertório da Vida, porque as 30 músicas nela presentes, trazia muitas histórias das minhas vivências.

Quando chamo de dom a habilidade de compor, é devido a facilidade com que coloco uma história numa canção. Não sou aquela compositora que só compõe quando vem uma inspiração, com estudos desenvolvi técnicas que me fazem criar um roteiro a partir de um tema e, com este roteiro, componho as canções de modo que com poucas frases possa passar a essência de uma mensagem. Mas, como acontece com qualquer artista, coloco nas minhas músicas valores que são muito presentes nas minhas experiências de vida, como valores religiosos, familiares, ensinamentos por ser educadora, etc. Quem ouve minhas músicas vai encontrar muito desses valores, mas vai encontrar também histórias de sofrências amorosas, por ser este um estilo bem moderno e comercial no meio musical. Gosto também do estilo sertanejo, do pop rock, de um xote dançante, de louvores religiosos, assim componho bastante seguindo estes ritmos.

Tenho desenvolvido técnicas que me ajudam a tornar as composições mais modernas e atrativas,  tipo usar frases mais universais distribuídas em três partes principais da música, parte A, B e refrão, e assim passar a mensagem com uma letra mais enxuta, xplorar as diferentes entonações das notas musicais e diferentes métricas, evitando melodias lineares e cansativas, usar gatilhos e sacadas na construção da letra para que o comum seja dito de forma criativa e surpreendente; ou seja, mesmo tendo um dom, ele precisa ser aprimorado com estudos e dedicação e tenho me dedicado bastante.

Como sou conhecida por todos pelo apelido de Tilene, passei a usar este pseudônimo como nome artístico e é com este nome que registro e divulgo minhas músicas.

Este ano registrei a Coletânea nº 2: Um Passo à Frente, com 14 músicas e a Coletânea nº 3 está sendo concluída para registro.

O meu desafio atual é dar visibilidade ao meu trabalho e encontrar os artistas certos para interpretar minhas canções.  Hoje já consigo fazer as guias de divulgação através de guieiros que fui conhecendo através dos cursos de compositores que tenho participado.

Convido todos a apreciarem o meu trabalho e viajarem nas diferentes histórias e mensagens que vou espalhando através da música. Algumas delas estão postas nas minhas redes sociais: 

https://www.facebook.com/tilene.gomes.5,https://www.instagram.com/_dom_criativo/,https://www.youtube.com/@Tilenecompositora. curtam, comentem, salvem, compartilhem. 

 

 

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

 Entrada em operação ocorrerá de forma gradual


                               Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

Ricardo Stuckert/PR

Na inauguração da ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o país vizinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que há países que, ao invés de pontes, constroem muros. “Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que o outro passe pro seu lado. Nós aqui, sul-americanos, paraguaios e brasileiros, queremos dizer ao mundo que nós somos da paz”.

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. A ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.

Lula disse que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, vai inaugurar a parte da obra no país vizinho no sábado (20). O presidente brasileiro garantiu as presenças de equipes da  Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal. Ele explicou que a implementação gradual do tráfego tem relação com a infraestrutura do lado paraguaio. 

Lula afirmou que há entusiasmo pelos dois países porque a via vai possibilitar o incremento do comércio. “Vão transitar bilhões de dólares de interesse da economia brasileira e de interesse da economia paraguaia”, afirmou Lula.

Investimento 

A estrutura do tipo estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a edifícios de aproximadamente 54 andares. A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países e terá o tráfego liberado de forma gradual. Nessa primeira fase, para caminhões sem carga nos dois sentidos.

A obra financiada pelo governo brasileiro foi com recursos da Itaipu Binacional na ordem de R$ 712 milhões. Desse total, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte estaiada, enquanto R$ 340 milhões foram aplicados nas obras da Perimetral Leste até novembro de 2025. 

O governo explicou que o modelo foi tripartite, com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como órgão proprietário. O governo do Paraná foi o executor e Itaipu Binacional, como responsável pelo repasse dos recursos.

A estrutura tornou-se prioridade estratégica, integrada ao PAC, em 2012. Foram lançados os editais de licitação em 2012 e 2014, além da condução de todo o processo de licenciamento ambiental e projetos de engenharia que resultaram na licença ambiental emitida pelo Ibama em fevereiro de 2017. 

Após a estruturação institucional que definiu Itaipu como agente financiador em 2018, a construção teve início em 2019 até a conclusão física, em outubro de 2023.

O evento marcou a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade. Hoje, a única conexão viária entre os dois países na região recebe um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.


Foz do Iguaçu (PR), 19/12/2025 - Abertura da Ponte da Integração Brasil–Paraguai. Nova Aduana Brasil–Paraguai. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ponte da Integração Brasil–Paraguai - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A nova rodovia reorganiza o fluxo de veículos pesados na região, contribui para a mobilidade urbana e a segurança viária. Com 14,7 quilômetros de extensão, a via conecta a BR-277 à ponte, desviando o tráfego de caminhões do centro urbano de Foz do Iguaçu. 

Segundo o governo federal, a entrada em operação ocorrerá de forma gradual para garantir a segurança e a adaptação dos órgãos de fiscalização. Na etapa inicial, a travessia será apenas para caminhões descarregados, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal. 

Os ônibus de turismo fretados serão autorizados a trafegar "em breve". A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de acesso.


BLOG DO BILL NOTICIAS

CHUVAS Inmet emite alerta de chuvas intensas para todas as regiões de Pernambuco

 

De acordo com o instituto, aviso vale até a manhã de terça-feira (23)


                     Por Portal Folha de Pernambuco

         Alerta de chuvas do Inmet vale para vários estados do país - Foto: Inmet/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para todas as regiões de Pernambuco. O aviso de nível amarelo vale entre 9h desta segunda-feira (22) e 10h de terça-feira (23).

De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Também há previsão da incidência de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Em casos de emergências, reforça o Inmet, moradores de áreas afetadas devem acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

aviso ainda cobre todas as regiões dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba, bem como partes de Alagoas e da Bahia. O mesmo alerta também vale para o Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e partes do Amapá, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. 

O Inmet considera, no aviso, que há "baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".



Inaugurada segunda ponte de ligação entre Brasil e Paraguai

 Ponte da Integração vai operar de forma gradual

                Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Ricardo Stuckert/PR

Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, foi inaugurada nesta sexta-feira (19) a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu (PR) à cidade de Presidente Franco, no Paraguai. 

A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países, incluindo R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional. Segundo o governo, o tráfego já está liberado mas apenas para caminhões sem carga nos dois sentidos, em uma primeira fase.

"Espero que muita gente do Paraguai vá visitar o Brasil e que muita gente do Brasil venha visitar o Paraguai. E que muitos produtos produzidos no Paraguai venham para o Brasil, assim como os produtos do Brasil possam ir para o Paraguai. Porque as duas economias precisam crescer e os nossos povos precisam melhorar a qualidade de vida", destacou Lula, durante a inauguração.

O evento oficial ocorreu na nova aduana Brasil-Paraguai, e marcou a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu a Cidade do Leste, vizinha à Presidente Franco.

A Ponte da Amizade está há anos sobrecarregada, com um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. A estrutura do tipo estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a edifícios de aproximadamente 54 andares.

Durante a entrega da obra, o ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou que toda a logística no entorno da ponte pelo lado brasileiro, está pronta para funcionar.

"A ponte está 100% pronta, a Receita Federal está preparada para trabalhar, a Polícia Federal também está preparada. As obras do lado brasileiro estão prontas, a rodovia perimetral que dá acesso à ponte também está 100% concluída. E, a partir de amanhã [sábado], nós vamos liberar o fluxo de caminhões por cima da ponte", disse.

Etapas

Na etapa inicial, que começou hoje, a travessia será apenas para caminhões descarregados, conhecidos como "em lastro", seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Os ônibus de turismo fretados serão autorizados a trafegar em breve. Os horários da operação serão divulgados pelos órgãos competentes. A liberação gradual também é uma forma de garantir segurança e adaptação dos órgãos de fiscalização.

A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de acesso. 

https://youtube.com/shorts/bM6woJ49LL0?si=P3z0p4jP4_CrJ42S


BLOG DO BILL NOTICIAS

China sinaliza interesse em acordo comercial com o Mercosul

 

Pequim mantém diálogo estratégico com o bloco sul-americano, aposta no longo prazo e observa impasses do Mercosul com a União Europeia

China sinaliza interesse em acordo comercial com o Mercosul (Foto: CMG)


A China continua sinalizando às diplomacias do Mercosul que mantém interesse estratégico em negociar um acordo comercial com o bloco, mesmo reconhecendo que a iniciativa ainda não é viável no curto prazo. A informação foi apurada pelo jornal Valor Econômico, em coluna do jornalista Assis Moreira, que detalha a postura chinesa de manter o tema permanentemente na agenda, com flexibilidade política e visão de longo prazo.

Segundo o Valor, o governo chinês tem comunicado aos países do Mercosul que não trabalha com expectativas imediatas de conclusão de um acordo, mas procura preparar pacientemente o terreno para que a negociação se torne possível no futuro. A estratégia se insere em um contexto mais amplo de reconfiguração do comércio internacional, marcado por tensões geopolíticas, disputas comerciais e pela busca de alternativas às políticas unilaterais adotadas pelos Estados Unidos.

As turbulências na economia global têm sido tão intensas que propostas antes consideradas inviáveis passaram a ser vistas como aceitáveis ou, ao menos, dignas de análise. No caso do Mercosul, cresce a percepção de desgaste com as táticas protelatórias da União Europeia para concluir o acordo birregional, o que abre espaço para a discussão de novas parcerias estratégicas.

O histórico recente do Uruguai ilustra as dificuldades políticas envolvidas. Por muitos anos, Montevidéu tentou negociar um acordo bilateral com a China. Apesar da simpatia inicial de Pequim, as autoridades chinesas deixaram claro que um entendimento exclusivo não avançaria, para evitar constrangimentos com o Brasil, já que um acordo apenas com o Uruguai seria interpretado como um enfraquecimento do Mercosul.

Mesmo no âmbito do bloco, um acordo preferencial com a China enfrenta obstáculos adicionais. As exportações chinesas seguem em forte expansão, e em 2024 o maior crescimento percentual das vendas externas da China ocorreu justamente para o Brasil, com alta de 22%. Em 2025, o ritmo dos embarques chineses para o mercado brasileiro continua superior ao das exportações brasileiras para a China, reduzindo o superávit comercial do Brasil na relação bilateral.

Esse desequilíbrio ajuda a explicar parte das resistências internas. Atualmente, a maior parte das medidas antidumping em vigor no Brasil recai sobre produtos chineses, refletindo a preocupação da indústria nacional com a concorrência asiática. Ao mesmo tempo, há dificuldades políticas dentro do Mercosul, começando pela relação estreita da Argentina com os Estados Unidos, que buscam conter a influência chinesa na região a partir de uma versão mais intervencionista da doutrina Monroe.

Apesar das pressões de Washington, o desempenho exportador da China continua impressionando parceiros comerciais. Em novembro, o país registrou superávit comercial de US$ 1 trilhão, evidenciando sua capacidade de diversificar vendas externas com produtos competitivos em preço e qualidade.

Paradoxalmente, enquanto amplia sua presença como grande exportador, Pequim começa a endurecer o acesso ao próprio mercado. A mais recente preocupação dos parceiros é uma investigação que pode resultar na imposição de cotas para a importação de carne bovina. Caso a restrição seja confirmada, o Brasil deverá ser um dos países mais afetados.

A indústria brasileira historicamente demonstra cautela em relação ao aprofundamento dos fluxos comerciais com a China. Ainda assim, em 2023, quando o Valor já havia noticiado a sinalização chinesa de interesse em um acordo com o Mercosul, representantes da Confederação Nacional da Indústria defenderam que o diálogo não precisaria começar por um tratado amplo de livre comércio, mas poderia avançar por caminhos intermediários, como acordos de facilitação de comércio.

Posição estratégica da China

A estratégia chinesa no comércio internacional ajuda a entender esse movimento. Pequim construiu uma posição estratégica apoiando-se, em parte, nos benefícios de acordos de livre comércio, com concessões tarifárias mútuas. Atualmente, a China mantém 23 acordos desse tipo em vigor, envolvendo 30 países e blocos regionais, como a Asean. Outros dez acordos estão em negociação e oito em fase de estudo.

Na América Latina, a China já possui acordos de livre comércio com Chile, Peru, Costa Rica e Equador. Também negocia com Honduras e Panamá e conduz um estudo de viabilidade com a Colômbia.

Nesse contexto, a China segue avançando com força no Mercosul e demonstra disposição para esperar o tempo necessário. Como observa o Valor, Pequim aposta na paciência estratégica que seu sistema político permite para, no futuro, discutir um acordo comercial preferencial com o bloco sul-americano. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Professores podem acumular cargo público, decide Congresso

Emenda constitucional foi promulgada nesta sexta-feira emsessão solene

                               Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

Divulgação/TV Brasil

Os professores da educação pública brasileira já podem acumular outro cargo público de qualquer natureza se não houver conflito de horários. O Congresso Nacional promulgou, nesta sexta (19), a novidade na Constituição em sessão solene. "A nova regra traz tranquilidade e segurança jurídica às professoras e aos professores de todo o país", disse o presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP).  

A emenda constitucional 138/2025 aprovada altera o artigo 37 da Carta Magna. Com a promulgação, a aplicação é imediata. Durante a solenidade, Alcolumbre (União-AP) afirmou que a alteração elimina inseguranças jurídicas e corrige uma distorção que levava docentes a enfrentar ações judiciais ou até a abandonar a sala de aula após aprovação em concurso para outros cargos.
 
"Melhorar a qualidade de vida do professor por sua remuneração e suas condições de trabalho é um dever de todos nós. Legisladores e governantes, a alteração do artigo 37 da Constituição que hoje promulgamos contribui de maneira concreta neste sentido", afirmou.

O senador afirmou que a redação anterior era restritiva e imprecisa, ao limitar o acúmulo a cargos técnicos ou científicos. Para ele, a emenda amplia possibilidades profissionais e reafirma o compromisso do Estado com a valorização do magistério. 

"Valorizar o magistério é investir no futuro do país. Esta emenda amplia direitos, corrige uma distorção jurídica e fortalece a educação brasileira".

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou que, com a aprovação na nova regra, o Congresso reconheceu a importância dos profissionais do magistério.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Julgamento de golpistas vai colocar STM à prova

Afirmação é da presidente do Superior Tribunal Militar. Caso deve chegar na Corte em 2026 e análise de perda de patentes por golpe é inédita para o tribunal

                                                 Estadão Conteudo

          Maria Elizabeth: "Quero que transparência seja marca de todas as ações que eu adotar" (José Cruz/Agência Brasil)

A presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou nesta segunda-feira, 15, que o julgamento da perda de patente do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na tentativa de golpe de Estado ocorrida entre 2022 e 2023 vai colocar a Corte militar à prova.

O julgamento será inédito. O STM jamais analisou pedidos de perda de patente de militares por crimes contra a democracia. Também nunca expulsou das Forças Armadas generais condenados.

Cinco dos 15 ministros que integram o tribunal foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e alguns integrantes da Corte foram contemporâneos de militares condenados durante o período em que exerceram as suas funções nas Forças Armadas.

Como mostrou a Coluna do Estadão, os casos dos militares condenados por envolvimento na tentativa de golpe devem chegar à Corte em 2026. A expectativa é que o Ministério Público Militar (MPM) faça representações individualizadas e um relator seja designado para cada caso.

A presidente do STM pretende chamar a imprensa para acompanhar os sorteios eletrônicos desses processos. "Eu quero que a transparência seja a marca de todas as ações que eu adotar (neste julgamento)", afirmou.

"Ninguém vai avaliar o crime que já foi julgado pelo STF. Vamos analisar se os militares são dignos ou não para continuar no oficialato", prosseguiu.

Por uma tradição centenária, a presidente do STM não votará. A ministra só se manifestará em caso de empate, com sete votos para cada lado. Nesse caso, o voto de desempate será sempre a favor do réu, outra praxe no mundo jurídico.

A presidente do STM avalia que outro fator inédito do julgamento será a apresentação de recursos contra as eventuais decisões tomadas pela Corte, sejam a favor ou contra os militares. Os pedidos podem ser propostos pelas defesas dos réus, em caso de decisão desfavorável, ou pelo MPM, na hipótese de um resultado contrário à perda de patente.

Caso isso ocorra, os processos seriam encaminhados para o STF, que, historicamente, rejeita apelações da justiça militar. "O Supremo nunca admitiu recurso. Eu sempre considerei, com todo respeito à Suprema Corte, um equivoco", afirmou Rocha.

O Estadão apurou com um interlocutor do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ele deve conversar com os demais magistrados da Corte para que eles aceitem eventuais recursos que cheguem à Corte sobre perda de patentes.

O Estadão apurou que diversos membros do STM devem levar em consideração "a vida pregressa" dos militares condenados para avaliar se eles devem perder a patente. Isso significa que, mesmo convencidos de que houve envolvimento na trama golpista, alguns magistrados podem votar para absolver nomes como o general Augusto Heleno e o ex-comandante Paulo Sérgio Nogueira, militares de altas patentes que gozam de prestígio no Exército.

Nos últimos oito anos, o STM acolheu 93% dos pedidos feitos pelo Ministério Público Militar para expulsar militares condenados. Os crimes que mais levaram à cassação dos fardados foram estelionato, peculato e corrupção passiva. A lista inclui ainda estupro de vulnerável.

Bolsonaro , golpe , Julgamento , stf , STM



Kassab se alia a Lula para tentar derrotar Ciro Nogueira no Piauí

 

Articulação entre PSD, MDB e o presidente Lula mira eleições de 2026 e ameaça reeleição do senador do PP


Ciro Nogueira (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)


O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, articulou-se com o presidente Lula para tentar derrotar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) nas eleições de 2026, quando o parlamentar buscará a reeleição ao Senado pelo Piauí. A informação foi revelada pela coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, e expõe um rearranjo político relevante no estado.

Segundo a apuração da coluna, Lula e Kassab acertaram o lançamento do deputado federal Júlio César (PSD-PI) como candidato ao Senado. A outra vaga da chapa será ocupada pelo atual senador Marcelo Castro (MDB-PI), formando uma aliança entre PSD e MDB com o apoio direto do Palácio do Planalto.

A composição da chapa cria um cenário adverso para Ciro Nogueira. De acordo com parlamentares piauienses ouvidos na articulação, pesquisas internas indicam que Júlio César aparece como um nome competitivo, ainda atrás de Marcelo Castro, mas com desempenho suficiente para pressionar o senador do PP e dificultar sua permanência no Senado.

Diante desse quadro, Ciro Nogueira passou a buscar alternativas fora do Piauí. Ciente da dificuldade para se reeleger, ele tentou se viabilizar como candidato a vice-presidente em uma eventual chapa presidencial encabeçada por Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2026.

A articulação, no entanto, não avançou. Com Flávio Bolsonaro (PL) despontando como candidato ao Planalto, a preferência interna do PP para a vaga de vice recai sobre a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, o que enfraqueceu ainda mais as pretensões de Ciro.

O movimento de Kassab ao lado de Lula reforça a estratégia do governo de ampliar alianças no Congresso e, ao mesmo tempo, isolar lideranças do campo bolsonarista. No Piauí, a costura política indica uma disputa de alto nível em 2026, com potencial de redesenhar o mapa de forças no Senado. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mega da Virada de 2025 pode pagar prêmio histórico de R$ 1 bilhão

 

Estimativa da Caixa aponta maior prêmio já registrado nas loterias da América Latina

Cidadão aposta na Mega-Sena (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Mega da Virada de 2025 alcançou um patamar inédito antes mesmo do sorteio. A Caixa Econômica Federal confirmou que a estimativa do prêmio principal do concurso especial de fim de ano chegou a R$ 1 bilhão, valor nunca registrado anteriormente nas loterias brasileiras ou da América Latina. O sorteio está marcado para o dia 31 de dezembro e será realizado às 22h, horário diferente dos concursos regulares.

Marca inédita nas loterias da América Latina

Segundo a Caixa, esta é a primeira vez que um prêmio principal de loteria ultrapassa a marca de dez dígitos na América Latina. O valor representa um salto expressivo em relação ao recorde anterior, registrado na Mega da Virada de 2024, que distribuiu R$ 635.486.165,38 entre os ganhadores. Na comparação direta, a projeção atual de R$ 1 bilhão representa um crescimento superior a 57%, consolidando o concurso de 2025 como o maior já estimado no país.

Crescimento acelerado na reta final de apostas

A Caixa informou que a estimativa do prêmio disparou nas últimas 48 horas, impulsionada por um volume de apostas acima do esperado. A tendência, segundo o banco estatal, é de intensificação do movimento nas casas lotéricas ao longo da próxima semana, com filas maiores à medida que o sorteio se aproxima.

Assim como em edições anteriores, o prêmio da Mega da Virada não acumula. Caso nenhuma aposta acerte as seis dezenas, o valor total será redistribuído entre os acertadores da quina, que fizerem cinco números.

Comparação com prêmios dos últimos anos

A evolução dos valores da Mega da Virada mostra uma trajetória consistente de crescimento. Em 2024, o prêmio foi de R$ 635,40 milhões, dividido entre oito ganhadores. Em 2023, o valor chegou a R$ 588,89 milhões, com cinco apostas vencedoras. Já em 2022, foram R$ 541,9 milhões, também repartidos entre cinco ganhadores. Nos anos anteriores, os valores variaram entre R$ 378,1 milhões em 2021 e R$ 246,5 milhões em 2015, com número de ganhadores que chegou a 52 no concurso de 2018.

Por que o prêmio da Mega da Virada disparou

O avanço para o patamar bilionário é resultado de mudanças recentes nas regras de cálculo do prêmio. A Caixa ampliou de 5% para 10% o percentual da arrecadação dos concursos regulares da Mega-Sena ao longo do ano destinado especificamente à Mega da Virada.

Além disso, houve uma alteração na distribuição dos valores: atualmente, 90% do montante destinado à premiação é direcionado à faixa principal, das seis dezenas. Caso não haja ganhadores nessa faixa, o total é redistribuído entre os acertadores de cinco números, mantendo a característica de não acumulação do concurso especial. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Incêndio de grandes proporções atinge colégio centenário em Santa Maria (RS)

  Em rede social, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), afirmou que está acompanhamento o caso.                                 P...