quinta-feira, 25 de julho de 2024

"Aliança Global contra a Fome nos deixa esperançosos", diz Janja

 Primeira-dama participou de painel sobre empoderamento de mulheres


Fernando Frazão/Agência Brasil


A socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva avaliou na noite desta quarta-feira (24) que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza poderá ser um instrumento efetivo para a construção de uma sociedade mais igualitária. A iniciativa envolve um compromisso internacional para a mobilização de apoio político, de recursos financeiros e de conhecimento técnico com um único objetivo: disseminar políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes para a insegurança alimentar no mundo.

Janja falou sobre o tema durante as atividades que ocorrem no Rio de Janeiro, organizadas pela presidência brasileira no G20. São encontros e eventos que integram uma agenda que se estende por toda a semana. A primeira-dama participou de um painel intitulado "Políticas Públicas de Combate à Fome e à Pobreza: Empoderando Mulheres e Meninas para o Desenvolvimento Sustentável", que ocorreu no Galpão da Cidadania, sede da organização não governamental Ação da Cidadania. Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza ou simplesmente Betinho, ela é desde a década de 1990 um ator central na mobilização nacional contra a fome.

Mais cedo, Janja esteve presente no evento conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que ocorreu o lançamento da força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Na ocasião, o líder brasileiro disse que o sucesso da iniciativa depende da vontade política dos governantes.

“A fome não resulta apenas de fatores externos. Ela decorre, sobretudo, de escolhas políticas. Hoje o mundo produz alimentos mais do que suficientes para erradicá-la. O que falta é criar condições de acesso aos alimentos”, disse.

A expectativa é de que a Aliança Global contribua para promover experiências bem-sucedidas envolvendo transferência de renda, alimentação escolar, cadastro de famílias vulneráveis, apoio à primeira infância, apoio à agricultura familiar, assistência social, protagonismo das mulheres e inclusão socioeconômica e produtiva, entre outras questões. Lula vem reliazando reuniões e costurando apoios. O presidente do Banco Mundial, o indiano Ajay Banga, elogiou os conceitos da iniciativa. A proposta brasileira envolve também a taxação dos super-ricos para financiar medidas concretas. 

"Será um arcabouço de conhecimento e de novas tecnologias para que a gente possa reunir as políticas públicas de sucesso ao redor do mundo. E o Brasil, graças à visão política do presidente Lula voltada para o combate à desigualdade, formulou políticas públicas que hoje são políticas que já estão na estrutura do Estado brasileiro", disse Janja.

Usando um vestido produzido por bordadeiras de Bangladesh, Janja afirmou que fazia uma homenagem, considerando que o país asiático foi o primeiro a aderir à Aliança Global proposta pelo Brasil. Ela disse que estará na linha de frente da articulação da iniciativa e que aproveitará a oportunidade de estar em Paris nos próximos dias para tratar do assunto em reuniões com autoridades políticas francesas. A primeira-dama viaja à capital da França para representar o presidente Lula na abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorrerá nesta sexta-feira (26).

"O educador Paulo Freire cunhou um verbo que eu não sei como o pessoal vai traduzir em inglês: esperançar. E o lançamento da Aliança Global no dia de hoje nos faz a gente sentir o verbo. Aquece o coração da gente, porque sabemos que a Aliança Global pode ser efetivamente um instrumento para uma sociedade mais justa e igualitária", acrescentou.

A primeira-dama observou que o Brasil consagra o direito universal à alimentação escolar e também destacou o sucesso do programa Bolsa Família, lembrando que as maiores beneficiárias são mulheres chefes de família. "São mais dedicadas com o sustento dos filhos", avaliou. Segundo ela, mulheres e meninas são as principais afetadas pela pobreza.

Janja lamentou ainda que em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Brasil tenha sido incluído novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ela, o país precisa trilhar novamente um caminho que já havia ficado para trás. Em todo o Brasil, 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome em 2023. A insegurança alimentar severa, que atingia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões no ano passado. Os dados fazem parte do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (Sofi 2024), divulgado nesta quarta-feira (24). 

As 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana, têm assento no G20. O grupo se consolidou como foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional. Em dezembro do ano passado, o Brasil sucedeu a Índia na presidência. É a primeira vez que o país assume essa posição no atual formato do G20, estabelecido em 2008. No fim do ano, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula do G20, e a presidência do grupo será transferida para a África do Sul.

A construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma das prioridades do mandato brasileiro. O lançamento da força-tarefa é um primeiro passo. O anúncio oficial da iniciativa vai ocorrer durante a Cúpula do G20, em novembro. 

Painel

Além da primeira-dama, os demais participantes do painel intitulado "Políticas Públicas de Combate à Fome e à Pobreza: Empoderando Mulheres e Meninas para o Desenvolvimento Sustentável" endossaram a proposta brasileira.

"Se nós juntarmos forças, penso que a comunidade internacional pode combater a pobreza. É uma questão sim de vontade política. E estou convencida que precisamos colocar as mulheres e as meninas como foco principal", disse a comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen.

Segundo ela, em 2025, 85% das ações da União Europeia terão algum componente de gênero. Ela avaliou que "as mulheres são o rosto da mudança climática" e destacou a doação recém-anunciada de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia, que é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para a diretora do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, na sigla em inglês), Cindy McCain, o fomento de programas de alimentação escolar gera impactos positivos para as comunidades e faz diferença na vida das crianças. "A priorização da refeição das escolas na Aliança Global é muito importante".

Por sua vez, Elisabetta Recine, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República (Consea), destacou a capacidade que as organizações comunitárias possuem em apresentar soluções. Em sua visão, o sucesso dos programas brasileiros é também fruto do exercício de ouvir as comunidades. "Elas trouxeram para dentro da discussão da política pública não só o pedido e a demanda, mas também a experiência e a solução".

Elisabetta cobrou ainda mudanças na arquitetura do financiamento para ações de combate à pobreza no mundo. Segundo ela, instituições financeiras, como o Banco Mundial, precisam ter sensibilidade para lidar com a questão. "Não é uma coincidência que os países que dedicam mais esforços para a questão da dívida são também são os países com mais desigualdade". - (Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Carolina Pimentel




 BLOG DO BILL NOTICIAS

Polícia dos EUA ataca manifestantes durante discurso de Netanyahu (vídeo)

 

Protesto continuou até o fim do discurso de Netanyahu

Manifestantes pró-palestinos protestam no dia do discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma reunião conjunta do Congresso, no Capitólio, em Washington, DC, Estados Unidos (Foto: Nathan Howard/Reuters)


A polícia em Washington lançou um “ataque não provocado” contra manifestantes pacíficos que marchavam perto do Capitólio dos EUA durante o discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao Congresso, disse Brian Becker, diretor nacional da Coalizão ANSWER, à agência de notícias Sputnik, nesta quarta-feira (24). 

O protesto em massa contou com milhares de participantes de todo os Estados Unidos. A manifestação teve início em frente ao Capitólio, onde Netanyahu discursou, e depois continuou quando a maioria dos participantes se dirigiu para a Union Station, nas proximidades.

“Eles começaram a nos empurrar e, em seguida, começaram a borrifar spray de pimenta em todos na linha de frente do protesto, incluindo eu”, disse Becker. “Portanto, foi um ataque não provocado pela polícia, completamente não provocado". 

Becker acrescentou que foi “um jato completo” de spray de pimenta.

O ativista disse que “dezenas e dezenas” de manifestantes foram afetados.

“Estamos marchando para protestar contra o fato de que Benjamin Netanyahu está recebendo uma recepção de herói perante ambas as casas do Congresso”, disse Becker.

A polícia parou a marcha na Constitution Avenue e avisou que usaria gás lacrimogêneo apenas se os manifestantes tentassem romper as cercas de segurança.

“Nós nos posicionamos perto da linha deles, estávamos gritando, deveríamos poder marchar”, disse Becker, acrescentando que a Primeira Emenda da Constituição dos EUA dá às pessoas o direito de protestar pacificamente.

Ele também disse que o protesto continuaria até o fim do discurso de Netanyahu.

O correspondente relatou que as entradas da Union Station estão fechadas e há um aumento da presença policial na área. As autoridades fecharam o tráfego em todas as vias adjacentes. Os manifestantes substituíram as bandeiras dos EUA exibidas nos mastros em frente à Union Station por bandeiras palestinas.

A polícia também começou a deter participantes do comício pró-Palestina em Washington, informou o correspondente. Pelo menos duas pessoas foram detidas no parque em frente à Union Station, perto do Congresso dos EUA, quando a polícia tentava desocupar a área.

A polícia está atualmente se preparando para desocupar a praça principal e muitos estão usando máscaras. - 247.

(Com informações da Sputnik). 


 BLOG DO BILL NOTICIAS

CASO BEATRIZ - Caso Beatriz: após ter recurso negado, defesa afirma que inocentará réu em Plenário

Marcelo da Silva é acusado de matar Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, com mais de 51 facadas, em 10 dezembro de 2015, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina

                                   Por Gabriela Castello Buarque

Marcelo da Silva é acusado de matar Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, com mais de 51 facadas, em 10 dezembro de 2015, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina - Foto: Montagem/Reprodução/Aqruivo pessoal

Em decisão proferida na tarde de terça-feira (23), em sessão virtual realizada no Recife, desembargadores da 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco negaram, por unanimidade, o recurso da defesa de Marcelo da Silva.

Marcelo é acusado de matar a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, com mais de 51 golpes de faca, em 10 dezembro de 2015, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

“Será inocentado no plenário”
O advogado responsável pela defesa do réu no processo do caso Beatriz Angélica, Rafael Nunes, em entrevista concedida à Folha de Pernambuco nesta quarta-feira (24), afirmou que garante que o cliente dele não será levado ao tribunal do júri e que, "se ele for, será absolvido".

“Meu cliente não é nenhum santo e deve estar preso, pois já estuprou uma criança. Mas não há provas suficientes que comprovem que ele seja o autor do crime. Iremos recorrer novamente para que ele não vá a julgamento”, declarou Rafael Nunes.

Provas, segundo defesa, são “insuficientes”
A defesa do réu alega falta de provas suficientes que comprovem que Marcelo da Silva seria o autor do crime, e afirma que deve recorrer novamente na justiça para que o julgamento, que deve acontecer em Petrolina, não ocorra.

“Todo processo criminal trabalha com provas, e não há provas. A confissão é ilegal, sem advogado, defensoria ou Ministério Público. Ninguém sabe o que foi feito ou conversado, é inclusive retratável. O exame de DNA é questionável, porque não faz sentido ter DNA na faca e não no corpo da menina”, explicou o advogado.

Rafael Nunes, advogado de defesa de Marcelo da Silva desde 2022.
Rafael Nunes, advogado de defesa de Marcelo da Silva desde 2022 | Foto: Gabriela Castello Buarque/Folha de Pernambuco

A defesa pontua, ainda, que não houve um cuidado da equipe que realizou a perícia em preservar a “cadeia de custódia” — cena e os objetos envolvidos no crime. 

“A faca foi colocada num envelope aberto, sem lacre. Ninguém sabe quem coletou, transportou, ou recebeu. Não faz sentido não terem encontrado fragmentos papilares no cabo da faca, que um assassino utilizou para desferir mais de cinquenta facadas. A faca foi mexida, é uma faca nova e que foi comprada para esse fim.”, disse Rafael.

A decisão dos desembargadores
A decisão dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco levou em consideração o parecer do procurador Ricardo Vasconcelos Coelho, entregue em maio ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. 

No documento de dezoito páginas, ele destacou que, ao analisar os autos, verifica-se que o procedimento seguiu os trâmites legais com atendimento aos princípios constitucionais.

“O DNA de Marcelo foi encontrado na faca, mas não há evidências suficientes. O processo tem muitas fragilidades. Não podemos aceitar que uma investigação de sete anos termine dessa forma, com um DNA aparecendo de última hora, sem seguir os trâmites legais. Vamos recorrer até o fim, ao STJ, ao STF, lutando pelas nossas teses. A sociedade pernambucana merece justiça de verdade, não um bode expiatório”, pontou o advogado. 

Beatriz Angélica Mota, assassinada a facadas em 2015 em uma escola particular de Petrolina
Beatriz Angélica Mota, assassinada a facadas em 2015 em uma escola particular de Petrolina | Foto: Arquivo pessoal

Com relação ao DNA apresentado à justiça e inserido no processo em 2022, Rafael Nunes afirma que a evidência foi utilizada para evitar a federalização do caso. O advogado, que está na defesa do acusado desde 2022, afirma ainda que esta ainda não é a conclusão do Caso Beatriz. 

“Tenha certeza de que esse caso Beatriz não termina agora. Ele é um bode expiatório. É o assassino perfeito, porque ele tem condenações por outros crimes. Nunca defendi isso. Ele está cumprindo pena pelo que cometeu, mas querer colocar na conta dele o que ele não fez, não iremos admitir", declarou Rafael.

"Como acreditar que alguém entrou numa escola boa, com mais de três mil pessoas, matou uma criança, com mais de cinquenta facadas, e saiu com o corpo lavado de sangue pela porta da frente e não foi visto”, afirmou o advogado.

Defesa quer que caso seja federalizado
Atualmente Marcelo da Silva cumpre pena no Presídio de Igarassu e, de acordo com a defesa, tem tido todos os direitos humanos preservados “um preso como qualquer outro”. 

No entanto, existe um pedido para que o caso seja federalizado no Supremo Tribunal Federal e também para que o réu seja transferido para um presídio da esfera federal.

Porém, ainda segundo a defesa do acusado, até o momento, o  Ministério Público Federal não se manifestou.

“Já existe uma decisão autorizando a transferência dele para um presídio federal, por questões de risco de vida proferida pela vara de execução penal” concluiu Rafael.

  BLOG DO BILL NOTICIAS


Moraes autoriza PF a investigar bolsonarista Carla Zambelli por suspeita de envolvimento em trama golpista

 

Deputada teria intermediado viagem de uma blogueira à Espanha para elaborar um dossiê em que acusava, sem provas, o PT de receber dinheiro do narcotráfico

Carla Zambelli e Alexandre de Moraes (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados | Carlos Moura/SCO/STF)


 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a abertura de uma nova investigação contra a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). A medida foi tomada a pedido da Polícia Federal (PF), que identificou o envolvimento de Zambelli em uma suposta trama golpista para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Segundo o g1, a parlamentar teria atuado na intermediação de uma viagem de uma influenciadora à Espanha para tratar com o general venezuelano Hugo Carvajal, que estava preso na Espanha, informações de um suposto financiamento do governo venezuelano para partidos e políticos de esquerda em países da Europa e da América Latina, incluindo o PT e o então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a PF, ao retornar para o Brasil a influenciadora teria repassado um dossiê do caso ao então Ministro da Justiça, Anderson Torres, que determinou a abertura de um inquérito pela PF sobre o assunto. A investigação foi iniciada após o presidente Jair Bolsonaro mencionar a delação de Carvajal durante uma reunião ministerial em 5 de julho de 2022. Esse encontro fundamentou uma operação da PF contra militares e ex-ministros de Bolsonaro, pela suspeita de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

Na ocasião, Bolsonaro contou que Carvajal disse que, durante 10 anos, abasteceu com dinheiro do narcotráfico líderes de esquerda, incluindo Lula da Silva, Cristina Kirchner e Evo Morales. Segundo a investigação da PF, Zambelli intermediou a viagem um mês antes dessa reunião ministerial.

A PF alega que a investigação determinada por Torres foi formalizada rapidamente para conferir credibilidade às narrativas propagadas pela "milícia digital" contra Lula, principal opositor político de Bolsonaro, visando "obter vantagem de natureza eleitoral às vésperas do pleito de 2022". Para a PF, há indícios de desvio de finalidade da investigação no contexto das eleições presidenciais, com participação de Carla Zambelli nos fatos apurados e no uso da estrutura do Estado para fins ilícitos.

Na decisão, ainda conforme a reportagem, Alexandre de Moraes afirmou que os elementos apresentados pela PF mostram conexão entre os inquéritos das fake news, da milícia digital, da suposta tentativa de golpe e o que apura os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por militantes bolsonaristas e de extrema direita. Jair Bolsonaro, militares e aliados seguem sob investigação no STF. - 247.


 BLOG DO BILL NOTICIAS

Judeus apontam o Dia da Vergonha para os EUA com o discurso de Netanyahu no parlamento (vídeo)

 

Rabinos ortodoxos condenam o genocídio perpetrado por Benjamin Netanyahu contra o povo palestino


Benjamin Netanyahu (Foto: Craig Hudson / Reuters)


Judeus classificaram esta quarta-feira (24) como um "dia vergonhoso para a América", após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fazer um discurso no Congresso dos Estados Unidos. 

"Netanyahu dirigiu-se hoje aos senadores que comprou no congresso. Em todos os discursos, os senadores comprados pelo lobby israelita levantaram-se e aplaudiram Netanyahu", publicou o perfil Torah Judaism (Judaísmo da Torá). Esta última palavra é referente aos cinco primeiros livros do judaísmo.

Autoridades da África do Sul denunciaram o premier israelense na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio. Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, cerca de 40 mil palestinos foram mortos no território por causa dos bombardeios das forças israelenses. 

A CIJ apenas recomendou a paralisação do massacre. Os ataques continuaram e, tanto lideranças como ativistas, pressionam o Tribunal Penal Internacional para emitir um mandado de prisão contra Netanyahu. 

O primeiro-ministro é apoiado pelos EUA. Em maio, 12 senadores norte-americanos fizeram ameaças contra o TPI para que não determine a ida de Netanyahu para a cadeia. - 247.

Políticos apoiam Aliança Global contra a Fome: 'estadista, Lula fez um ato histórico. O combate à desigualdade é prioridade'

 

A ministra Anielle Franco ressaltou importância do "esforço global liderado pelo presidente Lula" para implementar políticas de combate à fome

Lula e outras lideranças em reunião do G20 (Foto: RICARDO STUCKERT / PR)


A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quarta-feira (24) que foi um ato "histórico" o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião do G20, que vai acontecer no estado do Rio de Janeiro em novembro. 

"Acabamos de aprovar na reunião ministerial do G20 a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Um esforço global liderado pelo presidente Lula e pelo governo do Brasil para eliminar a fome e a pobreza extrema no mundo. Orgulho de fazer parte deste projeto que coloca no centro o enfrentamento as desigualdades. Avançaremos!", escreveu Anielle na rede social X. 

Na avaliação feita pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), enquanto Jair Bolsonaro (PL) "era barrado até em restaurantes em meio a reuniões internacionais, Lula é aplaudido de pé pelos líderes mundiais na reunião do G20 e lidera a Aliança Global contra a Fome a Pobreza". "É estadista!". 

O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou sobre o assunto. "Uma proposta de Lula para o mundo. Uma conquista de toda a humanidade".

"O Brasil está de volta', afirmou o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). 

Estatísticas

Estima-se que 733 milhões de pessoas no mundo estavam em situação de fome em 2023, praticamente o mesmo número apontado na edição 2022: 735 milhões de pessoas. Segundo as projeções do relatório, a serem mantidas as tendências, 582 milhões de pessoas ainda estarão cronicamente desnutridas em 2030. 

A insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023, mostrou o Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024), divulgado nesta quarta-feira (24/7), no Rio de Janeiro. Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome no país. A insegurança alimentar severa, que afligia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. Percentualmente, a queda foi de 8% para 1,2% da população.

O Brasil tinha saído do “Mapa da Fome” em 2014 e sustentava a posição até 2018. Entre 2019 e até 2022, contudo, vinha em tendência de crescimento da pobreza, extrema pobreza e crescimento da insegurança alimentar e nutricional. Voltou ao Mapa da Fome no triênio 2019-2021 e se manteve no triênio 2020-2022.

O dado individualizado para 2023 mostra que a escala da FAO, apesar de algumas diferenças em relação à usada pelo IBGE, se aproxima da redução na insegurança alimentar grave medida pela escala EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar), que foi da ordem de 24 milhões de pessoas entre 2022 e 2023, ou de 20 milhões entre 2022 e 2023, caso se ajustem os resultados da PNADc-IBGE para a escala utilizada pela Rede PENSSAN em 2022 (visto que em 2022 o IBGE não aferiu a escala). - 247.

 

 

 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Trump e Kamala Harris estão empatados tecnicamente, diz pesquisa

 

Segundo o levantamento, Donald Trump possui 49% das intenções de voto, ante 46% de Kamala Harris. A margem de erro é de três pontos percentuais

Kamala Harris e Donald Trump (Foto: Reuters)


Uma nova pesquisa da CNN, realizada pela SSRS, indica um empate técnico entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2024. Segundo o levantamento, Trump possui 49% das intenções de voto entre eleitores registrados, enquanto Kamala Harris tem 46%, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A disputa se mostra mais acirrada do que o confronto entre Joe Biden e Donald Trump, conforme a pesquisa anterior da CNN. Além disso, o levantamento atual revelou que os eleitores apoiam amplamente a decisão de Biden de não se candidatar novamente e sua escolha de permanecer no cargo até o fim de seu mandato.

Metade dos eleitores que manifestaram apoio a Kamala Harris na nova pesquisa (50%) afirmaram que seu voto é mais a favor dela do que contra Trump. Já entre os apoiadores de Trump, cerca de três quartos (74%) disseram que seu voto é para expressar apoio a ele, em vez de oposição a Harris. Esses números representam um aumento no apoio afirmativo a Trump em comparação com a pesquisa de junho da CNN, quando 66% expressaram essa opinião.

O levantamento foi realizado de forma online nos dias 22 e 23 de julho, entrevistando eleitores registrados que já haviam participado de pesquisas da CNN em abril ou junho, ambas indicando Trump liderando a disputa contra Biden por seis pontos em um confronto direto. Verificar novamente as preferências com as mesmas pessoas significa que as mudanças refletem mais alterações reais ao longo do tempo e não apenas “ruído estatístico”. - 247.


 BLOG DO BILL NOTICIAS

SEXO ANAL - Após sexo anal e até oral: conheça 4 casos de gravidez que desafiam as regras da medicina

 

Professor da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, conta cenários em que uma gestação foi possível até mesmo sem a penetração do pênis na vagina


                         Por Agência O Globo
A gravidez via sexo anal é extremamente rara, mas é possível.  - Foto: Divulgação

A gravidez é resultado da fecundação do óvulo, o gameta feminino, pelo espermatozoide, o masculino. Nas aulas de ciência, aprende-se que isso ocorre por meio de uma relação sexual que envolva a penetração do pênis na vagina.

Porém, há relatos raros que desafiam as regras da medicina, em que uma gestação aconteceu após até mesmo o sexo anal ou o oral. É o que conta o professor da Universidade Lancaster, no Reino Unido, e diretor do Centro de Aprendizado de Anatomia Clínica da instituição, Adam Taylor.

Em artigo publicado no site The Conversation, que reúne textos de pesquisadores de diferentes áreas da ciência, ele escreve que “há exemplos de mulheres que engravidaram em circunstâncias extremamente raras, que você esperaria que fossem impossíveis”.

Abaixo confira as 4 delas:

1. Via sexo anal
A gravidez via sexo anal é extremamente rara, mas é possível. Segundo o professor da Universidade Lancaster, ela pode acontecer com pessoas que tenham uma anormalidade reprodutiva chamada de malformação cloacal, que acomete 1 a cada 50 mil mulheres.

A cloaca é um único orifício presente em espécies de répteis e aves, além dos ornitorrincos, que é utilizado para urinar, defecar e reproduzir. Nos seres humanos, o tecido cresce e essa região se divide em duas aberturas, no caso dos homens, e em três, no das mulheres.

Porém, diz Taylor, nos casos raros da malformação, o tecido que divide o reto da cavidade vaginal não se separa completamente, criando passagens internas entre um e outro. “Quando isso acontece, os espermatozoides podem nadar através de qualquer abertura na parede do tecido divisor em direção ao óvulo para fertilizá-lo. O óvulo fertilizado normalmente se implantará no útero, como de costume”, conta o britânico.

“Se você está se perguntando por que os espermatozoides não continuam nadando pelo reto, é porque eles funcionam por quimiotaxia. Isso significa que eles são capazes de detectar traços de substâncias químicas que o óvulo produz. À medida que os espermatozoides nadam em direção ao óvulo, a quantidade desses “quimioatraentes” que eles detectam aumenta, sinalizando para que continuem viajando na direção certa”, continua.

A anomalia exige uma cirurgia corretiva, mas que tem uma alta probabilidade de levar a complicações como insuficiência renal, incontinência, dificuldade para engravidar e maior risco de parto prematuro.

2. Via sexo oral
Uma gravidez relatada após sexo oral é “um dos casos mais bizarros” da medicina, diz Taylor. Tudo começou quando uma jovem que havia nascido sem vagina buscou os médicos com queixas de dores abdominais. Após exames, descobriu-se que ela tinha um feto dentro do útero, e que as queixas eram contrações, pois ela estava entrando em trabalho e parto. Foi realizada uma cesariana e o bebê nasceu.

Por não possuir uma vagina, os médicos começaram a investigar como aquela fecundação teria acontecido. Eles descobriram que exatos 278 dias antes, cerca de 9 meses, a jovem havia dado entrada num hospital com ferimentos de faca no estômago. Os cortes foram causados pelo seu ex-namorado por ciúmes do novo parceiro da menina.

“Descobriu-se que, pouco antes da briga, ela havia feito sexo oral em seu novo parceiro”, conta Taylor. E, quando a cirurgia foi feita para reparar as feridas no estômago, ela “potencialmente lavou qualquer esperma que ainda existisse na cavidade abdominal”, o que eventualmente permitiu que os gametas migrassem em direção ao óvulo e o fertilizassem.

Isso foi possível porque a cavidade peritoneal (o espaço entre os órgãos abdominais e a parede do corpo) contém um fluido que ajuda os órgãos a se movimentarem. “E pesquisas demonstraram que esse fluido também pode ajudar na sobrevivência do esperma, permitindo que ele viaje por essa cavidade até o óvulo”, diz Taylor.

3. Após respingos
Casos de “gravidez por respingos” são outros em que a mulher ficou grávida sem que tenha ocorrido uma relação envolvendo a penetração do pênis na vagina. Assim como os anteriores, também é “altamente improvável”, diz o professor britânico, mas é possível.

São situações raras em que o sêmen respinga na genitália externa e isso já é o suficiente para o esperma entrar na vagina e nadar em direção aos ovários, sem que o pênis tenha sido sequer inserido no órgão feminino.

Mas Taylor explica porque isso é incomum: “Os espermatozoides não sobrevivem por mais de meia hora fora do corpo, por isso é incomum. Embora os espermatozoides saudáveis nadem a uma velocidade de até 5 mm por minuto, eles só sobrevivem por um período limitado de tempo (até cinco dias na genitália da mulher). Das centenas de milhões de espermatozoides que são ejaculados na vagina durante a relação sexual, quando as condições são ideais, apenas 200 a 300 chegam ao óvulo. Você pode ver por que a gravidez por respingo é tão rara”, escreve.

Além disso, ele garante que esse caso não pode acontecer com espermatozoides que estejam na água de uma piscina, no banho ou numa banheira de hidromassagem. “A água dispersa o esperma e dilui o fluido seminal que normalmente protege o esperma da genitália interna agressiva da mulher e do mundo exterior. Produtos químicos como o cloro na água também matam rapidamente o esperma”, diz.

4. Gravidez dupla
O último caso curioso citado por Taylor no artigo envolve o sexo convencional para a reprodução, com a inserção do pênis na vagina, mas surpreende por ser uma gravidez dupla, ou “superfecundação”, em que uma segunda gestação se instala no corpo da mulher enquanto ela já está grávida. Isso pode fazer com que ela carregue até mesmo dois filhos de pais diferentes, como acontece na série brasileira da Netflix “Pedaço de Mim”.

“Nesse processo, uma segunda gravidez se manifesta enquanto a primeira já está em andamento. Esse fenômeno é tão raro que os cientistas não entendem completamente como ele acontece. A maioria dos casos registrados ocorreu em mulheres que usaram a fertilização in vitro”, diz o cientista.

As duas gestações geralmente ocorrem próximas, com duas a quatro semanas de diferença, e os bebês podem nascer ao mesmo tempo, como gêmeos. “Embora haja uma diferença de idade gestacional, a maioria dessas gestações progride normalmente sem complicações além das observadas em geral”, continua o professor.

Mas ele destaca que é bem raro que isso aconteça. “O corpo tem um mecanismo que impede a ocorrência de gestações subsequentes quando a mulher já está grávida. Isso é verdade mesmo para as mulheres que nascem com dois úteros, pois esses mecanismos trabalham arduamente para evitar uma segunda gravidez. Os hormônios impedem a ovulação e produzem um tampão de muco espesso que cobre o colo do útero para impedir que o esperma entre no útero em direção ao ovário”, conta.

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

  Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados Marcelo Camargo/Agência Brasil O combate aos incêndios florestais no Tocan...