sábado, 30 de setembro de 2023

"Moro nega o inegável e será preso", diz Tony Garcia

Empresário comparou Moro a um preso em flagrante que nega estar no local do crime. Assista na TV 247

Tony Garcia e Sérgio Moro (Foto: Reprodução/TV 247 | Agência Brasil)

O empresário Tony Garcia, delator do ex-juiz suspeito e hoje senador, Sergio Moro, prevê que o mandato do parlamentar está com os dias contados diante das crescentes denúncias de irregularidades cometidas pelo ex-magistrado antes mesmo da Operação Lava Jato. Em entrevista ao jornalista Joaquim de Carvalho, da TV 247, Garcia afirmou que agora "ninguém segura mais" as consequências de seus depoimentos. 

Em depoimentos prestados por Tony Garcia, ele cita uma série de altas autoridades, como ministros, desembargadores, secretários. Moro não podia investigar nenhum deles, mas insistiu e usou, inclusive, métodos ilegais para espioná-los. 

Segundo Garcia, a atuação de Moro foi criminosa e reveladora dos abusos que ele viria a cometer na Operação Lava Jato. Agora Moro se desespera, tentando negar o que ele mesmo assinou, pondera o delator. 

"As pessoas que assinaram o meu acordo de colaboração premiada com as 'tarefas' vão para a cadeia, é um crime. Injustiça para obter informações privilegiadas de gente que não poderia ser investigada por eles. Usar uma pessoa que tinha e tem trânsito como eu para buscar essas informações e chantagear as pessoas. Foi isso que Moro e Lava Jato fizeram Eu fui um laboratório dessa turma 10 anos antes de botarem em prática tudo o que fizeram comigo", disse Garcia.

Garcia prevê que o Supremo Tribunal Federal (STF) não aliviará a barra de Moro e que ele perderá o mandato de senador, o qual usa para se "esconder" das denúncias. A Corte está em posse do documento de colaboração, que previa, entre outras coisas, que o réu usasse escutas ambientais em encontros e conversas com políticos e juristas para obter informações sobre desembargadores do Paraná e ministros do Superior Tribunal de Justiça.

"Moro é tão covarde e tão patético que não tem a honradez e a hombridade. A hora que ele cair ele está desmentirá o que ele mesmo colocou no papel e assinou. O cara é pego em flagrante e fala, 'não sou eu que estou aqui'. Não é igual a Vaza Jato, em que se pode dizer que não se reconhece a voz. As 30 tarefas que hoje ele está negando ele homologou. Todos estão em posse disso e ele não tem como negar. Ele é um criminoso, covarde e vai ficar o tempo inteiro escondido nesse mandato que ele tem de senador. Mas vai ficar por pouco tempo. Ele não tem como se sustentar muito tempo nessa posição", acrescentou. - 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo Lula lançará plano de combate ao crime organizado na segunda

 Investimento previsto soma quase R$ 900 milhões

Flávio Dino e Lula 21/7/23 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O governo federal está se preparando para lançar um ambicioso plano de combate ao crime organizado, com um investimento previsto de quase R$ 900 milhões. A medida vem em resposta à crescente crise na segurança pública na Bahia, onde operações policiais resultaram em mais de 60 mortes somente em setembro, além de vídeos que evidenciam o domínio de facções criminosas no Rio de Janeiro. Esses acontecimentos colocaram uma pressão significativa sobre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, liderado por Flávio Dino, do PSB, segundo informa a jornalista Paula Ferreira, do Estado de S. Paulo.

O Programa Nacional de Enfrentamento a Organizações Criminosas (Enfoc) será estruturado em torno de cinco eixos principais: integração institucional e informacional, eficiência das forças policiais, controle de portos, aeroportos, fronteiras e divisas, eficiência do sistema de justiça criminal e cooperação entre os níveis de governo e órgãos estrangeiros.

A segurança pública tem sido uma área temática de grande preocupação para o governo federal, com baixa avaliação por parte dos eleitores, de acordo com uma pesquisa do Instituto Atlas realizada de 20 a 25 de setembro. Embora a segurança pública seja predominantemente uma responsabilidade dos estados, especialistas defendem a necessidade de coordenação e investimentos por parte do governo federal para abordar efetivamente o problema. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Artistas e produtores se unem para pedir a preservação do Teatro Valdemar de Oliveira

 PATRIMÔNIO

Manifestação pelo tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira ocupou a Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, nesta quarta-feira (27)


                                  Por Eduarda Carvalheira

Estado de depredação do interior do Teatro Valdemar de Oliveira - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Um grupo de artistas, produtores culturais e entusiastas sensibilizados se reuniu, ontem, na Praça Oswaldo Cruz - no bairro da Soledade, área central do Recife - para reivindicar o tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira.Organizado pelo dramaturgo Oséas Borba, o ato é uma manifestação contra o estado de abandono no qual se encontra o equipamento cultural, alvo constante de arrombamentos, roubos e depredações.  

Borba integra o Grupo João Teimoso, responsável pelo pedido de tombamento do antigo Nosso Teatro, junto à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e ao Movimento Guerrilha Cultural, em dezembro de 2022.

Estado de depredação do Teatro Valdemar de Oliveira, 2023 | Crédito: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

"Nosso interesse é manter a memória de Valdemar e do teatro viva", destacou o produtor cultural em conversa com a Folha de Pernambuco. "No pedido, a gente colocava que o espaço deveria passar a ser chamado de Nosso Teatro Valdemar de Oliveira. Então, esse é o nosso teatro. Vamos reabrir o nosso teatro".

Fundação na década de 1970
Fundado em 1971 pelo médico e teatrólogo Valdemar de Oliveira, a casa de espetáculos possui um valor afetivo e social para a comunidade artística e cívica de Pernambuco, sendo palco de grandes sucessos internacionais e produções de teor progressista e revolucionário, durante décadas. 

Segundo o ator Jorge Féo, os cursos ofertados pelo Teatro Valdemar de Oliveira foram fundamentais para o início de sua jornada artística. Ao ser perguntado sobre o quantitativo de produtores culturais ao seu redor, o ator revelou ter trabalhado com a maioria, e acrescentou ainda: "As pessoas que abraçam esse teatro não são somente da classe teatral. A sociedade como um todo passou por esse teatro, desde estudantes das escolas públicas até das mais caras dessa cidade."

Atualmente, o Teatro Valdemar de Oliveira pertence ao Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), coletivo formado pelos herdeiros de Valdemar e outros associados. Em meio a pandemia, o processo de assolação do edifício progrediu exponencialmente, alcançando sua máxima nos últimos meses. As instaurações do teatro foram reduzidas a destroços e resíduos, a fachada vandalizada, e parte da estrutura, como o teto, as paredes e as escadas, destruída.

Para o professor de geografia, Fábio Soares, a manifestação demonstra como o Teatro Valdemar de Oliveira, na verdade, não está "tão abandonado assim". Ao falar sobre sua relação com o espaço cultural, o professor revisitou as peças que o transformaram quando criança. "Dói no coração ver o teatro dessa forma", desabafa.

Processo de tombamento
No último dia 22, foi publicada, no Diário Oficial do Estado, o deferimento da abertura do processo de tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).  Até a conclusão do processo, o imóvel tem as mesmas prerrogativas de bem efetivamente tombado, a não ser que os proprietários sejam contrários à medida e solicitem o seu cancelamento. 

Em uma nota publicada na última terça-feira, o TAP assumiu uma posição contrária ao movimento pelo tombamento do teatro, alegando um 'ônus burocrático capaz de retardar a restauração efetiva do equipamento cultural". 

Em pronunciamento oficial, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) revelaram que o pedido de tombamento do equipamento cultural não havia sido recusado e, que, após a publicação do edital, o TAP terá 30 (trinta) dias para entrar com uma solicitação de impugnação do tombamento.


BLOG DO BILL NOTICIAS

CIENTISTAS Cientistas encontram microplásticos nas nuvens

 

Em um estudo publicado no Environmental Chemistry Letters, cientistas japoneses escalaram o Monte Fuji


Nuvens de chuva - Foto: Reprodução/Climatempo

Um grupo de cientistas confirmou a existência de microplásticos nas nuvens e que provavelmente podem depender do clima, embora não se saiba como.

Em um estudo publicado no Environmental Chemistry Letters, cientistas japoneses escalaram o Monte Fuji e o Monte Oyama para coletar água da neblina que envolve os cumes das montanhas.

Em seguida, analisamos as amostras para determinar suas propriedades físicas e químicas.

A equipe estabeleceu novos tipos de polímeros e um de borracha em microplásticos transportados pelo ar, cujos tamanhos oscilavam entre 7,1 e 94,6 microômetros.

Cada litro de água da nuvem continha entre 6,7 e 13,9 partículas de plástico.

Foram abundantes os polímeros "hidrófilos", o que sugere que essas partículas desempenham um papel importante na rápida formação das nuvens e, portanto, nos sistemas climáticos.

“Se o tema da ‘contaminação do ar por plástico’ não for abordado de forma proativa, a mudança climática e os riscos ecológicos podem se tornar realidade, causando danos ambientais irreversíveis e graves no futuro”, alertou, nesta quarta-feira (27) , o autor principal do estudo, Hiroshi Okochi, da Universidade de Waseda, em um comunicado.

Quando os microplásticos chegam à camada superior da atmosfera e se expõem aos raios ultravioleta do sol, degradam-se, contribuindo para a geração de gases de efeito estufa, acrescentou Okochi.

Os microplásticos são partículas de plástico com menos de 5 milímetros. São emissões de emissões industriais, de têxteis, pneus sintéticos e produtos de cuidados pessoais, entre outros.

Já foram encontrados dentro de peixes nas profundezas dos oceanos, no gelo marinho do Ártico e na neve das montanhas dos Pirineus, entre a França e a Espanha. Mas ainda não se sabe como o transporte de partículas funciona.

“Até onde sabemos, este é o primeiro relatório sobre microplásticos em suspensão na água das nuvens”, escreveram os autores do estudo em um artigo.

Pesquisas demonstraram que os microplásticos afetam a saúde, por exemplo, o coração, os pulmões, além de causar danos ambientais.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula vê Brasil como "imbatível" em transição energética

 “Num país que tem a capacidade de produção eólica, solar, hídrica, biomassa, hidrogênio verde, biodiesel, etanol, é praticamente impossível de sermos batidos", disse o presidente

Brasília, (DF) – O presidente Luiz Inàcio Lula da Silva, participa da cerimônia de assinatura de contratos de concessão do primeiro leilão de linhas de transmissão de 2023 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (27) que o Brasil tem potencial para se tornar o país mais competitivo do planeta na produção de energia limpa e sustentável ao longo das próximas décadas. A declaração foi dada durante cerimônia de assinatura dos contratos de concessão decorrentes do primeiro Leilão de Linhas de Transmissão de 2023, realizado em junho. O leilão foi o maior da história do país, com previsão de R$ 15,7 bilhões de investimentos em mais de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão em seis estados brasileiros.

“Não tem outro assunto discutido no mundo hoje que não seja a questão climática. E dentro da questão climática, a questão energética. E dentro da questão energética, a transição de uma energia fóssil para uma energia limpa. E, nesse aspecto, eu acho que o Brasil pode se transformar num país imbatível do ponto de vista de competitividade”, afirmou o presidente.

Lula destacou a capacidade de expansão da produção de energia em diferentes segmentos e comparou o Brasil com o papel desempenhado pela Arábia Saudita, um dos maiores produtores de petróleo do planeta.

“Num país que tem a capacidade de produção eólica, solar, hídrica, biomassa, hidrogênio verde, biodiesel, etanol, é praticamente impossível de sermos batidos por alguém. O que é importante é que a gente tenha dimensão da responsabilidade que está nas nossas mãos, de que os estados pobres do Nordeste podem ganhar com essa transição energética, assim como a região Norte”, disse.

“É por isso que nós colocamos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] o equivalente ao investimento de R$ 60 bilhões. Aquilo que a Arábia Saudita significou para o combustível fóssil no século 20 e nesse quarto do século 21, o Brasil pode significar na transição energética, da energia limpa”, completou.

Linhas de Transmissão - Ao todo, o leilão das linhas de transmissão prevê 33 empreendimentos a serem construídos na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Sergipe. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 36 a 66 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a relevância dos investimentos, que vão reforçar, principalmente, segundo ele, as redes de transmissão da região Nordeste e do norte da região Sudeste, expandindo a capacidade do transporte de energia limpa e renovável para o Sudeste, que é o centro de carga do país. Das 29 empresas participantes do leilão, 8 eram estrangeiras.

“Nós temos arcabouço regulatório estável, respeito aos contratos, previsibilidade e, sobretudo, estabilidade política e social. Não é a toa que hoje estamos assinando os contratos do maior leilão de transmissão já realizado. Conseguimos mais de 50% de deságio nos valores iniciais previstos, é economia de mais de R$ 1 bilhão por ano para o consumidor brasileiro, além de gerar mais de 60 mil oportunidades de empregos diretos e indiretos”, afirmou o ministro. - Pedro Rafael Vilela, da Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Marco Temporal vai cair de novo no STF", diz Gleisi após aprovação pelo Senado

'Inacreditável senadores avançarem com o projeto', afirmou a presidente do PT. 'Seguiremos firmes! Viva a comunidade indígena'

Gleisi Hoffmann e o Senado (Foto: Agência Câmara | Agência Senado)

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou nesta quarta-feira (27) a decisão de senadores, que aprovaram o Marco Temporal (PL 2.903/2023) para demarcação de terras indígenas no Brasil. De acordo com a proposta, povos originários só têm direito a ocupar terras tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Na semana passada, o STF barrou, por 9 votos a 2, a aplicação da proposta. >>> Três milhões de inscritos no Bolsa Família deixaram a pobreza em 2023, diz pesquisa

"Inacreditável o Senado avançando com projeto de lei do marco temporal, totalmente inútil e perda de tempo. STF já decidiu por derrubar a tese na demarcação de terras indígenas. Se aprovado pelo Congresso, marco temporal vai cair de novo no STF. Seguiremos firmes! Viva a comunidade indígena", escreveu a parlamentar no Twitter. 

Depois de barrar o projeto, ministros do Supremo também decidiram que, dependendo do proprietário da terra, ele pode receber indenizações, em um processo separado à demarcação. Indígenas temiam ver a indenização como etapa prévia e, por consequência, dificultar a demarcação.- 247.

Nas redes sociais, internautas criticaram a proposta do Marco Temporal e destacaram que o projeto é inconstitucional. >>> Entenda o que pode acontecer após aprovação do marco temporal no Senado

BLOG DO BILL NOTICIAS

PF vai ouvir ex-comandante da Marinha que teria apoiado plano golpista

 Segundo Mauro Cid, o almirante Almir Garnier teria afirmado a Jair Bolsonaro que as tropas da Marinha estariam prontas para responder à convocação de um golpe

Almir Garnier e Polícia Federal (Foto: Agência Brasil )

A Polícia Federal vai convocar o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, para prestar depoimento sobre as acusação de que ele apoiou um plano de golpe de estado proposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A revelação foi feita pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajuante de ordens de Bolsonaro, em delação à PF. Segundo Cid, o Almirante Almir Garnier teria supostamente assegurado ao ex-presidente que suas tropas estariam preparadas para responder à convocação de Bolsonaro, também será ouvido no contexto desta investigação.

Cid relatou que teve uma reunião com a alta cúpula das Forças Armadas e os ministros mais próximos de Bolsonaro. No entanto, de acordo com suas declarações, essa reunião não resultou em uma proposta concreta de golpe de Estado, uma vez que a ideia de intervenção militar não obteve apoio unânime.

Além de Almir Garnier, o ex-assessor especial de Bolsonaro Filipe Martins também será convocado a depor à PF. Martins teria apresentado uma minuta de projeto em uma reunião, que, de acordo com as afirmações de Cid, teria aberto espaço para discutir um possível golpe de Estado no Brasil. (*Com informações do Metrópoles) 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Lula e Campos Neto se encontram no Planalto: 'construção de relação'

 Reunião durou cerca de 1 hora e 20 minutos e foi vista como um sinal claro de 'busca por equilíbrio' na relação entre o Planalto e o Banco Central

Lula e Roberto Campos Neto (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Adriano Machado/Reuters)


Em um gesto de 'construção de relação', Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, esteve hoje (27) no Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Lula (PT). Inicialmente marcado para as 17h30, o encontro teve um pequeno atraso de uma hora devido às agendas ocupadas do chefe do Executivo. Também presente na reunião estava o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A reunião durou cerca de 1 hora e 20 minutos e foi vista como um sinal claro de 'busca por equilíbrio' na relação entre o Planalto e o Banco Central, de acordo com a CNN Brasil. Depois do encontro, o ministro Haddad falou à imprensa: "foi um encontro institucional, de construção de relação, de pactuação em torno de conversas periódicas. Foi excelente". O ministro também esclareceu que a reunião não abordou tópicos específicos.

Antes do encontro, havia especulações sobre os objetivos de Campos Neto ao solicitar essa reunião. De acordo com a colunista Malu Gaspar do jornal O Globo, o presidente do BC pretendia se posicionar como um interlocutor estratégico com o Congresso, capaz de auxiliar o governo na elaboração de estratégias e na aprovação de medidas econômicas cruciais para o país. Ele almejava demonstrar que poderia fornecer informações e colaborar de maneira ativa com o governo, especialmente quando se trata da oposição bolsonarista, com a qual possui uma rede de contatos.

Esta é a primeira reunião entre Lula e Campos Neto desde dezembro do ano passado, durante o período de transição do governo. Desde então, a relação entre ambos se deteriorou, principalmente em relação às decisões do Banco Central de manter as taxas de juros elevadas, uma medida que foi alvo de críticas tanto de Lula quanto de parte do PT.

Mesmo após a primeira redução da taxa de juros pelo Banco Central, Lula continuou a expressar preocupação com as altas taxas de juros e enfatizou a importância de ter recursos disponíveis para investimento a taxas mais baixas, ressaltando que o presidente do BC deve agir no melhor interesse do Brasil e de sua economia.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) tomou a decisão de reduzir a taxa Selic pela segunda vez consecutiva, diminuindo-a em 0,5 ponto percentual e estabelecendo-a em 12,75% ao ano, uma medida que pode indicar uma mudança na direção da política monetária do país. O encontro de hoje no Palácio do Planalto pode sinalizar uma nova fase de diálogo e colaboração entre o governo e o Banco Central. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ministério da Defesa, sob Múcio, chegou a fazer minuta de decretação de GLO no dia 8 de janeiro

E-mail foi encontrado nas investigações dos atos golpistas feitas pela CPMI

Militares do Exército e terroristas bolsonaristas (Foto: ABR | REUTERS/Adriano Machado)

O Ministério da Defesa elaborou uma minuta que contemplava a adoção de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no dia 8 de janeiro, quando manifestantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o jornal O Globo, o documento foi encontrado em um e-mail após quebra de sigilo autorizada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas. O presidente Lula (PT), porém, não chegou a assinar o texto que conferia poderes para as tropas atuarem na Esplanada dos Ministérios. >>> Mauro Cid entrega Bolsonaro e diz que ele consultou militares sobre golpe

Na ocasião, a Defesa era comandada há uma semana pelo ministro José Múcio Monteiro, nome escolhido por Lula para fazer a ponte do novo governo com os militares diante de um cenário de alinhamento da cúpula das Forças Armadas com Jair Bolsonaro (PL). Ainda segundo a reportagem, a minuta da GLO para que as Forças Armadas atuassem no 8 de janeiro foi encontrada no e-mail do capitão de fragata da Marinha Elço Machado Neves, que é lotado na Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa. 

Após quebrar o sigilo telemático do militar, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso identificou que Neves enviou o documento de um e-mail pessoal para seu endereço eletrônico funcional às 18:05 do dia 8 de janeiro. >>> "Graças aos militares nós não tivemos um golpe", diz Múcio, ministro da Defesa

Ainda segundo a reportagem, “Neves atua como coordenador da 'Coordenação da Subchefia de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas’, cargo vinculado ao Ministério da Defesa, desde fevereiro de 2022. Sua nomeação ocorreu após o comando da Marinha o colocar "à disposição do Ministério da Defesa a fim de servir". A portaria que autoriza sua ida à pasta foi assinada pelo então chefe de gabinete do almirante Almir Garnier Santos, na época comandante da Força Naval”. 

Em sua delação premiada à Polícia Federal, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, afirmou que Garnier Santos foi o único integrante da alta cúpula das Forças Armadas a endossar um plano golpista  que teria sido discutido pelo ex-mandatário junto ao alto comando das Forças Armadas visando impedir a posse de Lula. >>> Ex-comandante da Marinha apoiou plano golpista de Filipe Martins e Bolsonaro, conta Cid

No dia dos ataques golpistas, Múcio chegou a sugerir ao presidente que decretasse uma GLO para que o Exército ajudasse a conter as invasões na praça dos Três Poderes, mas a proposta foi refutada pela primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, que acompanhava o marido naquele dia em visita à cidade de Araraquara. Na ocasião, ela teria dito que ‘GLO é golpe". Em entrevistas após os atos terroristas do dia 8 de janeiro, o próprio Lula associou um eventual decreto de GLO no dia 8 de janeiro à consumação do golpe. >>> "GLO é golpe!", disse Janja a Lula ao ouvir sugestão de Múcio

Em nota, o Ministério da Defesa informou que a minuta foi elaborada no contexto das possibilidades de acionamento das Forças Armadas por meio da Lei Complementar 97/99 — que trata das normas para o emprego de militares. "Conforme a Constituição Federal, uma GLO só pode ser realizada exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República", destaca um trecho da nota, conforme o periódico. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Raquel Lyra anuncia reforma do Hospital da Restauração e obra de contenção de encostas

 

Iniciativa de escuta popular começou pelo Sertão do Estado e termina ouvindo a população


                                       Por Blog da Folha
Raquel Lyra discursa durante Ouvir para Mudar - Hesíodo Goes



A governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice Priscila Krause, concluiu os seminários regionais do Ouvir para Mudar com as plenárias da Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (27), na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Zona Norte da capital pernambucana. Durante o evento, a gestora assinou a ordem de serviço para execução de obras de contenção de encostas, drenagem e urbanização no bairro Jardim Monte Verde, que fica entre Jaboatão dos Guararapes e o Recife, e autorizou a reforma e recuperação do Hospital da Restauração.

O movimento de participação popular Ouvir para Mudar percorreu todas as regiões de desenvolvimento do Estado e contou, ao todo, com a participação de mais de 37 mil colaboradores presenciais e online.

“Encerramos hoje um movimento que além de ouvir as demandas do povo, apresentou soluções estruturadoras. Começamos no Sertão do São Francisco e agora, aqui na capital pernambucana, trazemos anúncios importantes porque temos a certeza que temos dinheiro para tocar essas obras, parte desses recursos será dos empréstimos que conseguimos junto ao Governo Federal”, ressaltou Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause enfatizou a importância do diálogo para a tomada de decisões no setor público. “O nosso governo é baseado em três coisas: a confiança, a eficiência e a honestidade do poder público, porque cada centavo do povo pernambucano é sagrado, e o diálogo é permanente com a população, com os municípios e com o governo federal”, disse.

Para a Região Metropolitana do Recife, a governadora fez anúncios nas áreas de saúde, segurança, rodovias, desenvolvimento urbano, educação e cultura. “Estamos lançando a autorização para a licitação da reforma do Hospital da Restauração e também temos um importante anúncio para quem mora dos morros e encostas do Jardim Monte Verde. Buscamos fazer o complemento do trabalho de diagnóstico que a Defesa Civil do Estado fez junto com as prefeituras para permitir que possamos colocar recursos, iniciar as obras e impedir que fatalidades possam se repetir”, afirmou a governadora.

A obra do Hospital da Restauração já começou. A readequação da maior emergência do Norte/Nordeste iniciou pelo 7º andar e envolve o aporte de R$ 9 milhões para execução dos serviços. Já a reforma e recuperação das demais dependências internas da unidade, do 4º, 5º, 6º e 8º pavimentos, tem prazo de 24 meses e investimento de R$ 20 milhões.

Sobre as obras no Jardim Monte Verde, serão 110 mil m² em intervenções, que beneficiarão 1,5 mil famílias. O investimento será de R$ 62 milhões e a previsão é que a obra dure 12 meses.

Antiga demanda dos moradores da Região Metropolitana, a PE-017, conhecida como Estrada da Muribeca, será requalificada. A obra está avançada e 46% concluída. O trecho que está recebendo as intervenções, ao custo de R$ 34,1 milhões, possui 12 quilômetros de extensão.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Álvaro Porto, contou que o Estado já está avançando e a Casa está comprometida em contribuir com o governo. “Enviamos para a governadora, pelas mãos dos deputados Luciano Duque e Dani Portela, um relatório que mostra que a Assembleia também fez um trabalho de escuta das comunidades. O que a gente vê é que Pernambuco está começando a avançar e acreditamos no governo. A Assembleia Legislativa vai continuar ajudando o Estado”, afirmou.

Também presente no evento, o deputado estadual Mário Ricardo avaliou que é preciso um olhar de investimento para a área norte da Região Metropolitana do Recife. “Esse é um dia muito importante para todos nós da Região Metropolitana, viemos escutar e passar o que consideramos importante para a nossa região. Um dos pontos é o Arco Metropolitano, que pode contribuir para o escoamento da produção e facilitar a infraestrutura do Estado”, disse.

O deputado federal Túlio Gadêlha chamou atenção para o movimento de diálogo que a gestão estadual tem feito na direção do governo federal e dos parlamentares para garantir melhorias para Pernambuco. “Nenhum dos problemas falados aqui surgiram agora, eles existem há muitos anos. A governadora tem a capacidade de dialogar, para resolvê-los. Temos a consciência de que temos que dar um passo de cada vez, mas quando escutamos a população, com a democracia participativa, construímos o melhor caminho”, comentou.

"Todos os prefeitos aqui sabem o que enfrentamos com tantas obras inacabadas. E esse é o maior desafio, concluir o que ficou parado. E tenho certeza de que o Pernambuco que a gente precisa será construído por duas mulheres guerreiras", afirmou a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, falando em nome de todos os prefeitos da RMR.

DESENVOLVIMENTO URBANO

No evento também foi autorizada a licitação para execução das obras da etapa final do Canal do Fragoso, da ponte de Olinda ao Janga. A obra inclui 1,2 mil metros de pavimentação, 1,1 mil metros de construção de canal e 2 novas pontes, beneficiando 133 mil pessoas com um aporte de R$ 134 milhões.

Segurança
Houve o anúncio, ainda, da implantação do regime de plantão de 24h na 14ª Delegacia da Mulher do Cabo de Santo Agostinho (Pontezinha), garantindo que todas as unidades da RMR funcionem o dia inteiro. Também foi autorizada a contratação de empresas especializadas na realização de concursos públicos para a segurança pública, com a abertura de 2.400 vagas para praças e 300 para oficiais da Polícia Militar; 60 vagas para oficiais e 600 praças do Corpo de Bombeiros; 45 delegados, 250 agentes de polícia e 150 escrivães da Polícia Civil.

Cultura
Foram assinados os termos de compromisso para a restauração do Mosteiro de São Bento e anexo I e II, em Olinda, no valor de R$ 16,4 milhões e prazo de 24 meses, e da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Recife, no valor R$ 4,6 milhões, em um prazo de 18 meses.

Educação
A governadora assinou a autorização de licitação para elaboração dos projetos de construção de quadras poliesportivas em 20 escolas localizadas nas cidades de Paulista (1), Olinda (2), Abreu e lima (1), Jaboatão dos Guararapes (9), Cabo (3) e Recife (4).

Participaram do evento os deputados federais Túlio Gadêlha e Guilherme Uchôa Júnior, e os deputados estaduais Álvaro Porto, Izaías Régis, Joãozinho Tenório, Mário Ricardo, Joel da Harpa, Débora Almeida, Antônio Moraes, Kaio Maniçoba, Abimael Santos, Romero Sales Filho, João de Nadegi, Socorro Pimentel, France Hacker, Dannilo Godoy, Luciano Duque, Claudiano Martins Filho, Jeferson Timóteo e Joaquim Lira.

Os prefeitos Professor Lupércio (Olinda), Yves Ribeiro (Paulista), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Dra Nadegi (Camaragibe), Elcione Ramos (Igarassu), Célia Sales (Ipojuca), Paulo Batista (Itamaracá), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes) e Edmilson Cupertino (Moreno) também estiveram ao lado da governadora na ocasião, bem como todo o corpo de secretários do Executivo estadual. O secretário municipal de Governo e Participação Social, Aldemar Santos, representou o prefeito do Recife, João Campos, na solenidade.

Confira algumas propostas apresentadas pela população da Região Metropolitana do Recife, divididas por temas:

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

- Implementar e divulgar ações de preservação dos rios;
- Ampliar cobertura de saneamento básico na RMR;
- Apoiar as feiras agroecológicas.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

- Requalificar e ampliar o espaço físico do CISAM;
- Verticalizar e ampliar leitos enfermaria, leitos UTIs, cadeiras para quimioterapia, bloco cirúrgico do Hospital Oswaldo Cruz;
- Melhorar estrutura física do LACEN.

SEGURANÇA E CIDADANIA

- Ampliar o Programa Atitude com requalificação dos serviços das casas e incentivo a qualificação profissional;
- Ampliar a política de igualdade social e enfrentamento ao racismo;

INFRAESTRUTURA E DINAMISMO ECONÔMICO

- Restaurar as rodovias litorâneas;
- Implantar o distrito industrial em Ipojuca;
- Otimizar o saneamento (sanitários e quiosques) na orla de Jaboatão.

ÁGUA E HABITAÇÃO

- Melhorar o abastecimento de água (Alto José do Pinho; Paulista);
- Construir habitacionais voltados para a população negra;
- Retomar as obras da barragem de Moreno.

EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

- Reestruturar o quadro de técnicos administrativos da UPE;
- Construir o prédio da FOP na UPE;
- Ampliar o campus mata sul da UPE.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...