quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CIENTISTAS Cientistas encontram microplásticos nas nuvens

 

Em um estudo publicado no Environmental Chemistry Letters, cientistas japoneses escalaram o Monte Fuji


Nuvens de chuva - Foto: Reprodução/Climatempo

Um grupo de cientistas confirmou a existência de microplásticos nas nuvens e que provavelmente podem depender do clima, embora não se saiba como.

Em um estudo publicado no Environmental Chemistry Letters, cientistas japoneses escalaram o Monte Fuji e o Monte Oyama para coletar água da neblina que envolve os cumes das montanhas.

Em seguida, analisamos as amostras para determinar suas propriedades físicas e químicas.

A equipe estabeleceu novos tipos de polímeros e um de borracha em microplásticos transportados pelo ar, cujos tamanhos oscilavam entre 7,1 e 94,6 microômetros.

Cada litro de água da nuvem continha entre 6,7 e 13,9 partículas de plástico.

Foram abundantes os polímeros "hidrófilos", o que sugere que essas partículas desempenham um papel importante na rápida formação das nuvens e, portanto, nos sistemas climáticos.

“Se o tema da ‘contaminação do ar por plástico’ não for abordado de forma proativa, a mudança climática e os riscos ecológicos podem se tornar realidade, causando danos ambientais irreversíveis e graves no futuro”, alertou, nesta quarta-feira (27) , o autor principal do estudo, Hiroshi Okochi, da Universidade de Waseda, em um comunicado.

Quando os microplásticos chegam à camada superior da atmosfera e se expõem aos raios ultravioleta do sol, degradam-se, contribuindo para a geração de gases de efeito estufa, acrescentou Okochi.

Os microplásticos são partículas de plástico com menos de 5 milímetros. São emissões de emissões industriais, de têxteis, pneus sintéticos e produtos de cuidados pessoais, entre outros.

Já foram encontrados dentro de peixes nas profundezas dos oceanos, no gelo marinho do Ártico e na neve das montanhas dos Pirineus, entre a França e a Espanha. Mas ainda não se sabe como o transporte de partículas funciona.

“Até onde sabemos, este é o primeiro relatório sobre microplásticos em suspensão na água das nuvens”, escreveram os autores do estudo em um artigo.

Pesquisas demonstraram que os microplásticos afetam a saúde, por exemplo, o coração, os pulmões, além de causar danos ambientais.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...