O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta terça-feira (16) a decisão da Petrobrás de mudar a sua política de preços de combustíveis como uma "vitória do povo" brasileiro, lembrando que essa era uma das promessas da sua campanha eleitoral.
A nova estratégia da estatal deixa de seguir o preço de paridade de importação de combustíveis. A petroleira passará a praticar valores que forem os mais favoráveis para ela e para seus clientes, ao mesmo tempo que evitará volatilidades externas aos consumidores, sem se desgarrar da referência do mercado global.
Ao prometer que as medidas que vêm sendo tomadas irão gerar empregos, Lula afirmou que deve anunciar até o fim o mês a política de investimentos nas áreas de infraestrutura, educação e no setor energético.
"Mais do que um compromisso assumido na campanha, uma vitória do povo. Estamos abrasileirando o preço da gasolina e do gás de cozinha. E isso é só o começo. Vamos investir na indústria e geração de empregos no país. O Brasil já está voltando a sorrir", publicou Lula em seu perfil nas redes sociais.
Ao divulgar a nova política de preços, a Petrobrás apontou que a estratégia comercial usará referências de mercado como o custo alternativo do cliente, buscando ser o mais competitiva possível, e o valor marginal para a empresa, baseado no custo de oportunidade incluindo produção, importação e exportação. (Com Reuters).
BLOG DO BILL NOTICIAS