Presidente fez as declarações após levar ministros à Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, na zona Rural de Boa Vista (RR).
Depois de visitar Roraima neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai levar transporte e atendimento médico aos indígenas Yanomami e acabar com o garimpo ilegal.
Lula levou ministros para visitar a Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, na zona Rural de Boa Vista (RR). O Ministério da Saúde calcula que cerca de 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região.
O presidente afirmou que a condição dos indígenas é "desumana" e anunciou algumas medidas para ajudar a população da região. A melhoria do transporte oferecido aos indígenas, segundo o petista, será a primeira providência.
Lula também anunciou a crianção de um plantão médico nas aldeias. "Para que a gente possa cuidar deles lá", disse.
Sobre o garimpo ilegal, afirmou: "Eu posso dizer para você é que não vai mais existir garimpo ilegal. E eu sei da dificuldade de se tirar o garimpo ilegal, já se tentou outras vezes, mas eles voltam." (247).