quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Após quatro anos, Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar no Recife

 

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, exibição do grupo de pilotos aconteceu no Marco Zero, no Bairro do Recife


                              Por William Tavares

Olhares ao alto. Surpresos, impressionados, admirados. Sensações de quem viu o céu ser tomado por acrobacias realizadas pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça. A apresentação das aeronaves, gratuita e aberta ao público, foi realizada nesta quarta (31), no Marco Zero, no Bairro do Recife, reunindo milhares de pessoas. O grupo não se exibia na capital pernambucana desde julho de 2018, no feriado de Nossa Senhora do Carmo. 

Na última quarta (31), foram os fãs caruaruenses que puderam ver de perto as manobras radicais no céu - na cidade, o grupo não se apresentava desde 2010. Ao todo, são sete aeronaves, coloridas de verde, azul e amarelo, que se revezam na demonstração ao público.

As aeronaves de modelo A-29 Supertucano já passaram neste ano por outras cidades do Nordeste, como Porto Seguro/BA, Salvador/BA, Teresina/PI, Fortaleza e Natal/RN, tendo ainda uma exibição programada em Palmas/TO, no sábado (3). Neste ano, os eventos ocorrem em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Empolgação do público

A cada manobra das aeronaves, gritos e aplausos. Um deles foi de Matheus, de seis anos, que foi ao evento acompanhado da mãe, Mayra Carvalho, 34. Além de ver as acrobacias no ar, ele aproveitou para conhecer de perto como é um helicóptero por dentro. “Vi que teria essa apresentação aqui e fiquei curiosa. Resolvi trazê-lo para ter essa experiência”, contou a mãe.

O público era variado. De crianças a idosos. De pessoas que pouco conheciam sobre aviação até aqueles que estavam matando a saudade. O último exemplo cabe para o reservista da Aeronáutica, José Maria, de 63 anos.

"Eu comecei a acompanhar a Esquadrilha da Fumaça nos anos 80, quando trabalhei em Pirassununga, na Academia da Força Aérea (AFA). Na época, eles usavam o avião T-27. Desde sempre, essa apresentação gera interesse do público por conta do espetáculo das acrobacias”, relembrou. 

História

A Esquadrilha da Fumaça completa 70 anos de atividades em 2022. A primeira apresentação foi em 14 de maio de 1952, na sede da AFA, em Pirassununga (SP). Para proporcionar uma melhor visualização das manobras executadas, o grupo, no ano seguinte, adicionou aos aviões um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, gerando a origem do apelido.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

  Há risco de rompimento e é preciso adotar medidas urgentes Arquivo Pessoal/Divulgação O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quart...