Os Estados Unidos e o Talibã tiveram "discussões produtivas" sobre a questão da assistência humanitária ao Afeganistão durante reuniões no Catar no fim de semana, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, nesta terça-feira (12), descrevendo as negociações como "amplamente positivas".
Autoridades discutiram o acesso humanitário durante os dois dias de reuniões entre representantes do Talibã e funcionários dos EUA, incluindo alguns da comunidade de inteligência e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
Price disse que as negociações se concentraram em questões de segurança e terrorismo, passagem segura para estrangeiros e aliados afegãos dos Estados Unidos deixarem o país, bem como direitos humanos.
Washington pediu repetidamente aos novos governantes do Afeganistão que demonstrem respeito pelos direitos humanos, incluindo os direitos das mulheres e meninas, a fim de ganhar legitimidade internacional.
"A delegação deixou claro, como sempre fizemos, que o Talibã será julgado não apenas por suas palavras, mas apenas por suas ações", disse Price.