domingo, 28 de fevereiro de 2021

Tereza Campello: PEC do auxílio emergencial é uma chantagem inaceitável

 

(Foto: tereza/pt.org.com, fila/sinprafarmasp.org)

Ex-ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome durante o governo Dilma Rousseff, a economista Tereza Campello alertou sobre a gravidade de que seja aprovada a PEC Emergencial, condicionada pelo governo ao fim de garantias constitucionais, como os pisos de gastos em educação e saúde. A matéria será votada no Congresso na próxima semana.

Campello descreve a situação como “malandragem” e “chantagem” com a população: “O que o governo está fazendo? Temos que tentar desmascarar a malandragem. O governo mais uma vez tenta se aproveitar da pandemia, tirar vantagem da tragédia, para aprovar a velha agenda deles, que é ultraneoliberal. Chama chantagem isso. Não tem outro nome. Eles juntaram todos os assuntos [PECs da educação e da saúde] e disseram: para aprovar o auxílio emergencial, temos que fazer outras coisas, como acabar com o piso da educação e da saúde, criar gatilhos que cortam o gasto público, proibindo a contratação de novos servidores. Isso é uma mudança completa na Constituição no meio de uma pandemia, chantageando o Congresso Nacional e a população”.

A ex-ministra também falou sobre o aumento da pobreza e da fome desde a retirada da ex-presidente Dilma do poder. “Tiraram a ‘fome’ do nome do ministério (Desenvolvimento Social e Combate à Fome, agora Cidadania) para esconder o problema da fome. Temos que combater a fome, que agora voltou com tudo. Já tinha voltado inclusive antes da pandemia. Em 2018, o Brasil já tinha voltado para o mapa da fome, no período Temer”, disse.

Tereza Campello notou ainda que, atualmente, mais de 5% dos brasileiros estão em situação de insegurança alimentar. “Existia uma tendência de redução da pobreza, da insegurança alimentar e da desnutrição, mas essa curva voltou a subir, pois a pobreza voltou, aumentou o desemprego, contando também com o aumento dos preços do arroz, feijão, óleo, da carne nem se fala (…). Mais de 5% dos brasileiros estão em situação de insegurança alimentar severa. A situação da pobreza e da insegurança alimentar está nos patamares de 2003”, completou.(247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...