domingo, 3 de maio de 2020

Petição para proteger indígenas da Covid têm assinaturas de McCartney, Madonna, Chico Buarque e Gisele Bündchen

Candidaturas de indígenas crescem 50% em 2018
Candidaturas de indígenas crescem 50% em 2018 (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Um manifesto em forma de petição será lançado neste domingo (3), organizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, para que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiros intervenham e evitem um extermínio indígena por conta da pandemia.
O documento já conta com a assinatura de mais de 60 personalidades nacionais e internacionais, incluindo Paul McCartney, Madonna, Chico Buarque, Brad Pitt, Richard Gere, Meryl Streep, Glenn Close, e os cineastas Oliver Stone, Pedro Almodóvar, Alfonso Cuarón e Fernando Meirelles.
A lista inclui também o escritor Mario Vargas Llosa, a modelo brasileira Gisele Bündchen, o príncipe Albert de Mônaco e o cientista brasileiro Carlos Nobre.
"A situação é muito grave. Se o coronavírus chegar às comunidades indígenas, será um genocídio, porque elas não têm os mesmos anticorpos que possuímos para as doenças europeias, de brancos. A responsabilidade do Brasil será muito grande se isso ocorrer, e o país será levado às cortes internacionais por não ter tomado posição em relação a populações em perigo, julgado e condenado", disse Sebastião Salgado, em entrevista ao jornal O Globo.
O documento alerta para a precária assistência em comunidades indígenas e para a preocupação com as consequências de um contágio em massa. O MPF já havia ressaltado, ao solicitar medidas imediatas de órgãos públicos, que “viroses respiratórias foram vetores do genocídio indígena em diversos momentos da história do país”. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...