sexta-feira, 22 de maio de 2020

Operação Timer Suspeito de ameaçar ex-governador da Paraíba é preso em Santa Cruz de Capibaribe

                        Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil.)
Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil.


Um homem de 22 anos, suspeito de extorquir e ameaçar o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, foi preso no município de Santa Cruz de Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A prisão ocorreu no último dia 16 de maio, mas foi divulgada nesta sexta-feira (22), pois foi mantida em sigilo para não prejudicar as investigações, de acordo com a Polícia Civil da Paraíba (PCPB). As investigações da Operação Timer ocorreram em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O celular do suspeito foi apreendido para ser periciado. No aparelho, a polícia encontrou indícios de ameaças praticadas contra o atual governador de São Paulo, João Dória, e contra o ex-candidato à presidência da República, João Amoêdo. O homem está sendo investigado desde 11 de maio deste ano, quando o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, tomou conhecimento que Ricardo Coutinho estava sendo extorquido e ameaçado de morte.

Segundo as investigações, Ricardo Coutinho recebeu ameaças,  por meio de uma rede social, de uma organização criminosa, com atuação nacional, que havia sido contratada por R$ 2 milhões para matá-lo. O suposto homicídio ocorreria no dia 16 de maio deste ano, mas a o crime seria evitado se a vítima pagasse R$ 3 milhões ao comando da organização.

O suspeito chegou a revelar dados pessoais da vítima para demonstrar que conhecia a rotina do ex-governador e provocar medo. O autor das ameaças chegou a enviar a imagem de um temporizador, indicando que o prazo para o pagamento exigido estava acabando.

O Grupo de Operações Especiais da PCPB (GOE) foi acionado para investigar o caso. A prisão foi realizada com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco, através da 17° Delegacia Seccional de Santa Cruz de Capibaribe, do setor de Inteligência da Secretaria de Segurança da Paraíba e do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Foi um trabalho exitoso. No material apreendido foi encontrado o envio de mensagens e áudios a diversas vítimas, comprovando a prática criminosa. Esse material será compartilhado com a Polícia Civil de São Paulo para que o mesmo responda pelos crimes que cometeu", afirmou o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto.

Após ter a prisão decretada pela Justiça, o homem foi conduzido pelo GOE para o Presídio de Santa Cruz de Capibaribe, localizado na PE-160. Mesmo após a prisão, as investigações continuam para que a polícia esclareça se outras pessoas foram vítimas dos mesmos crimes.



Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...