sábado, 7 de março de 2020

Duas mil cirurgias de tireóide são feitas no Vale do São Francisco

                Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para Duas mil cirurgias de tireóide são feitas no Vale do São Francisco

A região do Vale do São Francisco atingiu mais uma marca importante. Nessa semana a equipe médica do cirurgião de cabeça e pescoço Aglailton Menezes completou 2 mil cirurgias de tireóide.
A cirurgia de tireóide é indicada em todos os casos de câncer de tireóide e, também nos casos de doenças benignas com nódulos grandes e visível aos olhos que possam causar sintomas como dificuldades de engolir e respirar. A indicação dos procedimentos ainda variam conforme a patologia e a disposição dos nódulos na glândula. “Então podemos ter desde radiofrequência para ablação de nódulos em tireóide á tireoidectomias parciais e totais; estas ainda podendo também, ser realizadas por vídeo e com a cicatriz cirúrgica não evidente no pescoço”, explicou o médico Aglailton Menezes.
A tireóide é um órgão que todas as pessoas têm na região do pescoço capaz de produzir um hormônio que circula no sangue e “avisa” ao corpo como ele deve funcionar. O hormônio da tireóide controla o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciando em funções do organismo como a frequência cardíaca, temperatura do corpo e a transformação dos alimentos ingeridos em energia. As principais doenças da tireóide acontecem quando esse hormônio está em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Um problema bastante comum da tireóide é o seu aumento de tamanho, chamado de bócio que pode ser devido à presença de nódulos ou não. Outra doença da tireóide, menos comum, mas bastante grave, é o câncer de tireoide.
“A tireóide tem uma importância grande em nosso corpo e por isso é preciso estar atento a qualquer sinal de alerta. Por isso atingir essa marca de 2 mil cirurgias significa o resultado de um imenso trabalho e dedicação, iniciado durante toda a formação médica, passando pelas residências de cirugia geral e cirugia de cabeça e pescoço, nos aprimorando ao ponto de sermos a única equipe no Vale do São Francisco a realizar radiofrequência em nódulos de tireóide e cirurgias de tireoide por vídeo”, destacou.
A equipe responsável pelas cirurgias iniciou as atividades em 2011, após o término da residência médica em cirugia de cabeça e pescoço realizada no hospital Heliópolis em São Paulo. “Desde então já operamos pacientes no hospital regional de Juazeiro, hospital da Promatre em Juazeiro, hospital da Unimed em Juazeiro, hospital universitário da Univasf, Hospital Imaculada Conceicao, hospital HGU, hospital Neurocardio e hospital Memorial Petrolina”, concluiu.
Médico responsável
Aglailton Menezes é médico Cirurgião de cabeça e pescoço com especialidade em Cirurgia da Tireoide. Membro das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Latino Americana de Tireóide; Brasileira de Ultrassonografia; Americana de Oncologia e Cirugia de Cabeça e Pescoço. É cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Dom Tomás – Apami e Hospital Universitário da UNIVASF.



Blog do BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...