sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Marinha Espanhola Navio-escola espanhol aporta no Recife pela décima vez em 92 anos

                 Por: Diogo Cavalcante
O navio-escola Juan Sebástian de Elcano foi construído em 1928, na cidade espanhola de Cádiz. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
O navio-escola Juan Sebástian de Elcano foi construído em 1928, na cidade espanhola de Cádiz. 
(Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

O navio-escola Juan Sebástian de Elcano aportou no Recife na manhã desta quinta-feira (30). Há 92 anos, a embarcação realiza cruzeiros de instrução, parte importante da formação de oficiais da Marinha da Espanha. É a décima vez que a capital pernambucana serve de escala para a expedição. E, especificamente neste caso, a expedição acontece em um momento especial para os espanhóis, que celebram os 500 anos da primeira volta ao mundo, iniciada pelo português Fernão de Magalhães e concluída pelo espanhol que dá nome à embarcação.

O 92º cruzeiro saiu de Cádiz, no sul da Espanha, em novembro de 2019 e já passou por Rio de Janeiro; Buenos Aires e Mar del Plata, na Argentina; e Montevidéu, no Uruguai. O navio-escola fica na capital até 4 de fevereiro, quando segue para Curaçao. Neste fim de semana, a embarcação ficará aberta à visitação pública, das 10h às 16h no sábado (1º), e das 15h às 17h no domingo (2) - basta ir até o Porto do Recife

Nesta quinta, o embaixador espanhol Fernando García Casas veio até o Recife visitar a tripulação. “Ações como essa reafirmam a parceria estratégica da Espanha com o Brasil. Ela acontece em diversas relações: políticas, econômicas, culturais e de cidadania. Gosto de dizer que somos amigos, sócios, parceiros e aliados”, destacou. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também conheceu a embarcação e almoçou na companhia do embaixador e do comandante do navio, o capitão de Mar e Guerra Santiago de Colsa Trueba.

O embaixador Fernando García Casas e o capitão de Mar e Guerra Santiago de Colsa Trueba. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
O embaixador Fernando García Casas e o capitão de Mar e Guerra Santiago de Colsa Trueba. 
(Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

O Brasil recebeu cerca de R$ 170 milhões em investimentos espanhois, de acordo com o embaixador. E Pernambuco foi um dos lugares que mais ganharam. “Temos a Aena, que vai gerenciar o Aeroporto dos Guararapes; a Solatio, que vai implantar a maior planta fotovoltaica do país aqui; há os Centros Cervantes, que ensinam nosso idioma. Torcemos muito pelo desenvolvimento da região”, afirmou.

Alto-mar
O navio-escola conta com 230 tripulantes a bordo, sendo 55 guardas-marinhas (51 homens e 4 mulheres). “Há dois grandes simbolismos nestes cruzeiros de instrução: contribuir com a formação integral dos guardas-marinhos e representar a Espanha em todos os países. E desta vez, estamos imersos no quinto centenário da primeira volta ao mundo que, sem dúvida alguma, foi a maior epopéia da história marítima mundial”, apontou o capitão Santiago de Colsa Trueba.

Cruzeiros de instrução fazem parte da carreira de um militar na Espanha. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Cruzeiros de instrução fazem parte da carreira de um militar na Espanha. 
(Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

“Durante esse período de dois anos, o navio irá visitar os lugares mais relevantes da expedição feita há 500 anos. Já passamos pelo Rio de Janeiro e Mar del Plata, e próximo ano visitaremos o Estreito de Magalhães (Argentina), as ilhas de Guam (Oceano Pacífico), Filipinas e Indonésia. Para nós, é muito importante fazer isso, porque conhecendo o passado, projetamos o futuro”, complementou o comandante do navio-escola.

A primeira volta ao mundo começou em setembro de 1529. Cinco embarcações espanholas, com 237 pessoas a bordo, deixaram a cidade de Sanlúcar de Barrameda, sob o comando do capitão português Fernão de Magalhães. Só que ao longo da viagem, diversos problemas foram acontecendo, até resultar na morte de Fernão, em abril de 1521. O capitão espanhol Juan Sebástian de Elcano assumiu a chefia da expedição e conseguiu concluí-la em setembro de 1521, trazendo de volta apenas uma embarcação e 17 homens doentes. 



Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...