terça-feira, 11 de junho de 2019

DEEP WEB - Universidades pernambucanas reforçam segurança após ameaças

  Por: Diario de Pernambuco
Superintendente de Segurança da UFPE diz que não há necessidade para pânico. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.
Superintendente de Segurança da UFPE diz que não há necessidade para pânico. 
Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.

As universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) reforçaram a segurança nos campi Recife das instituições após receberem ameaças publicadas na deep web, parte da internet não acessível pelos mecanismos de busca e oculta do grande público. Na tarde desta segunda-feira (10), uma sala do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE passou por perícia da Polícia Federal (PF).

Na última sexta (7), um objeto não identificado estilhaçou o vidro da janela da sala pessoal de um professor. Policiais federais passaram cerca de duas horas no local e não localizaram nenhum projétil. Alguns materiais da sala foram levados para a elaboração de um laudo. A investigação deve informar se o dano foi resultado de um disparo de arma de fogo ou causado pela obra que acontece ao lado do gabinete do professor.

O superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento, disse que a universidade trabalha com uma escala de um a cinco de perigo. No momento, a instituição classifica a situação como de nível três. "Não há necessidade para pânico. É algo que chama a atenção, mas a nossa equipe está preparada para garantir a segurança da universidade e também do entorno dela. A partir da informação, que recebemos na noite de sábado (8), fizemos um redesenho e reposicionamos (as equipes) em conformidade com a ameaça. Nesta segunda-feira, estamos com outro reforço e posicionamento", afirmou.

Prédio do CCSA passou por perícia nesta tarde. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.
Prédio do CCSA passou por perícia nesta tarde. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.


A UFRPE, também citada no fórum da deep web, comunicou nesta segunda-feira medidas de segurança em prevenção a ameaça de ataque. Os prints mencionavam, inclusive, alguns espaços da universidade como possíveis para o ataque. Um deles seria o prédio do Centro de Ensino de Graduação. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, entrou em contato, nesse domingo (9), com a Polícia Federal e com a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, para que fossem tomas as medidas investigativas e protetivas cabíveis diante da situação.

A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da Rural fez uma reunião na tarde desta segunda e está trabalhando com os órgãos da segurança pública na investigação do caso. "A Administração Superior da UFRPE, com o objetivo de tranquilizar a comunidade universitária, comunica que estão sendo tomadas as medidas necessárias para a investigação de informações disseminadas em redes sociais que apontam para a suposta organização de um ataque armado ao campus de Dois Irmãos, no Recife. Ações integradas entre a DSU, Polícia Federal e Polícia Militar já estão sendo realizadas em caráter preventivo", pontuou a instituição, em comunicado oficial.




Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...