quinta-feira, 3 de maio de 2018

Em Uruás, manifestantes param a comitiva do Senador Fernando Bezerra e exigem a volta da água do Pontal para matar a sede de muitas famílias



O 1º. de maio em Petrolina  foi de protesto na comunidade de Uruás, quando varias famílias barraram a passagem da comitiva do Senador Fernando Bezerra Coelho que se dirigia para uma inauguração no interior do município.
Com palavras de ordem e gritos “queremos água”, o Senador teve que parar  o carro e desceu para ouvir as reivindicações dos moradores que estão sem água depois que a Codevasf suspendeu o precioso líquido por conta da invasão de uma área da companhia, feita pelos sem terra já há bastante tempo.
Segundo os moradores  “são muitos meses sem água aqui. Estamos sofrendo e ninguém nos ajuda, o que é isso? Que autoridades são essas que autorizam água do pontal e depois mandam suspender por conta de um movimento que a gente não tem nada haver” , disse uma mãe de família que estava no protesto.
Segundo ainda os moradores da região atingida,  as comunidades de Uruás, Caititu, Cruz de Salinas e Atalho, além de outras inúmeras pequenas propriedades estão sem água há muitos meses.
“ O que nos revolta é eles saberem que estamos sem água e não darem a mínima. É um sofrimento só. Até quando isso”. Comentou seu João Silva, morador de uma das localidades.
O Senador Fernando Bezerra Coelho ouviu todas as reclamações recheadas de motivos justos e prometeu que dentro de mais 10 a 15 dias a água deverá retornar aos canais.
Os moradores exigiram que a água volte porque se não, outros protestos serão promovidos, agora em Petrolina. “Aqui ninguém é mais besta, ele tá fazendo essa festa pra inaugurar um simples poço, enquanto a gente tem adutora e passa sede!”afirmou uma agricultora da comunidade de atalho.
Compreendendo a situação, esse fato está ocorrendo na região por conta de uma decisão judicial que autorizou a suspensão da água do pontal, atendendo uma solicitação da CODEVASF, para que os sem terra desocupassem uma área que pertence a companhia, invadida há bastante tempo, só que essa decisão vem prejudicando centenas de moradores que estão passando sede por conta do corte da água.
Outro fato ocorrido é que a prefeitura se comprometeu em abastecer via carro pipa toda a região atingida. Só que segundo os moradores, a água que chegou até as casas era suja e imprópria para consumo.
Agora é esperar se valeu a pena o protesto dos moradores ou se as comunidades vão permanecer sem água em suas casas. Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...