quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fiscalização da Adagro apreende no Ceasa do Recife pimentões do Ceará com excesso de agrotóxicos

Uma fiscalização realizada por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, na terça-feira (12), no Ceasa do Recife, resultou na apreensão de quase 18 quilos de pimentão com presença de agrotóxicos não autorizados para a cultura.

Segundo a assessoria do órgão estadual, os laudos laboratoriais apontaram a presença da substância identificada por acefato. No Brasil, a utilização desse produto é permitida na aplicação foliar das culturas de algodão, amendoim, batata, citros, feijão, melão, soja e tomate rasteiro (com fins industriais), e no tratamento de sementes de algodão e feijão destinados ao plantio.

O trabalho foi resultado de um convênio existente entre Adagro e Ceasa, pela qual mensalmente são coletadas 15 amostras de hortifrutigranjeiros para análise da presença de resíduos de agrotóxicos nos produtos comercializados no Centro. “Esse convênio existe desde 2008 e permite que a população consuma produtos que são fiscalizados quanto ao uso excessivo ou indevido de agrotóxicos. Alguns fornecedores já foram, inclusive, proibidos de vender seus produtos no Ceasa”, explicou o chefe da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal, Silvio Varejão.

Os pimentões, originários do Ceará, foram apreendidos e incinerados, tanto no distribuidor quanto nos mercados que revendiam os produtos. O comerciante que trouxe o pimentão daquele Estado está impedido de vender seus produtos no Ceasa até que novas análises comprovem estar isento de resíduos. O distribuidor e os supermercados também foram autuados pelos fiscais da Adagro. (foto/divulgação) Fonte: Carlos Brito.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...