quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO 2014

feliz ano novo 2014
"Na grande peça da vida mudam-se os anos, mudam-se os capítulos, alguns atores são substituídos, mas a verdadeira beleza desta história está nas personagens que permanecem nas cenas mais queridas. A todas as personagens que participaram, que participam e participarão dos capítulos de minha vida desejo Boas Festas, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo." (Mensagem Feliz Ano Novo 2014).
Esta mensagem vai para toda minha família, amigos, e colegas de trabalho da GRE – do Sertão do Médio São Francisco em Petrolina, ADAGRO, Secretaria de Acessibilidade de Petrolina, colegas da faculdade UESSBA turma``C´´ do Rio Corrente, nossos visinhos, e todos os moradores do Bairro Cohab-VI. E em geral para o povo de Petrolina sede e interior.
Estes são os sinceros votos de:
Bianelis A. Dantas,
Proprietário do Blog do Bill Art´s


Prefeito anuncia plano de macrodrenagem para deixar Petrolina menos dependente dos alagamentos em época de chuva

julio lossio e equipe
O prefeito de Petrolina, JulioLóssio (PMDB), reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 24, para detalhar todo o trabalho de ações que a administração municipal vem executando, visando evitar maiores transtornos na cidade com as chuvas que vêm atingindo o município desde o começo do mês.
A atenção maior da equipe está em áreas de invasão, onde segundo Lóssio, estão os maiores problemas quando a cidade recebe grandes precipitações, a exemplo das invasões do Jardim Petrópolis, São Gonçalo, Alto da Boa Vista citado pelo prefeito área em que já foi feito um trabalho, mas ainda precisa melhorar; invasão do Pedro Raimundo, do Rio Corrente, do Antônio Cassimiro, do Vale do Grande Rio, do Rio Claro e do bairro Cosme e Damião, além da região do bairro Dom Avelar.
“São áreas problemáticas por natureza, pelo formato de ocupação, sem estrutura alguma”, frisou o prefeito. Conforme Julio Lóssio, a Prefeitura deve estar sempre voltada para essas regiões, pois Petrolina tem problemas históricos de falta de drenagem em sua estrutura e que seu governo tem buscado executar a ação através do plano municipal de macrodrenagem.
O investimento é de mais de R$ 1 milhão é em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional e que após dois anos da formulação do convênio, começa a ser licitado e executado.
“Faltava um programa de macrodrenagem, isso a cidade nunca teve, mas que está sendo acontecendo agora projeto licitado, executado e contratado”, enfatizou Lóssio.
Segundo o prefeito, a equipe vem monitorando as áreas de maior risco 24 horas por dia. No balanço apenas cinco famílias do bairro Cacheado estão desabrigadas. Todas moravam em casas de taipa que não aguentou o temporal que Petrolina recebeu na última semana, mas o prefeito frisou que são pessoas incluídas no programa Minha Casa Minha Vida voltado para moradores da invasão.
Foram identificados ainda problemas nos bairros como Henrique Leite, São José, João de Deus, São Joaquim, Parque Jatobá, Rio Claro, Vila Eulália, Vila Vitória, Cacheado e Izacolandia.Todo o trabalho vem sendo coordenado pelos secretários de Segurança Cidadã e Coordenador da Defesa Civil, Jota Santos, de infraestrutura, Ricardo Rocha, de Planejamento Urbano, Marcelo Cavalcante e a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Adinair, tendo o envolvimento das demais secretarias.
A ação preventiva da Prefeitura conta ainda com as parcerias do Exército por meio do 72BI; Policia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Univasf através do Laboratório de Meteorologia; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Celpe e Compesa, além de receber a colaboração de entidades e das igrejas.
Devido a falta de um plano de drenagem, o prefeito chamou a atenção que os problemas com as chuvas não passam só pela falta de saneamento em algumas áreas do município.
“Estamos brigando com a Compesa para o saneamento ficar sob a responsabilidade do município. O Governo do Estado tem brigado para que a cidade não seja 100% saneada, mas a nossa luta é que com a municipalização, possamos avançar nessa área de forma muito mais rápida”, acrescentou o prefeito de Petrolina.
O prefeito citou a avenida principal do Alto da Voa Vista e trechos da Avenida da Integração, vias que sofriam muito em época de chuvas, áreas que foram feitas drenagens no seu governo e não mais sofrem com o tempo chuvoso, o que sempre ocorria antes.
“No Alto da Boa Vista fizemos uma revisão das planilhas orçamentárias e introduzimos o programa de macrodrenagem na região, mas está é uma obra que ninguém vê porque fica embaixo do chão, só agora quando chove e não sofre com as chuvas e que dá pra perceber. Um problema histórico que resolvemos e vamos levar para outros lugares”, declarou Julio.
Para executar todo o projeto, Lóssio disse que já foram identificadas ocupações em áreas que servirão para a colocação dos macrodrenos e os proprietários já estão sendo avisados.
“São ocupações que interrompem alguns córregos e que são áreas onde serão utilizados macrodrenos. Temos que criar na cidade áreas de captação de água como na Lagoa de São Joaquim, do Padre Cícero e na Lagoa do Jatobá e interligá-las para que possamos drenar isso para o rio (São Francisco). Essas ações já foram iniciadas”, pontuou o prefeito Julio Lóssio.

Blog do Bill Art´s

Mensagem de Natal do Senador Armando Monteiro

armandomonteiro-mensagem de natal 

Blog do Bill Art´s

Equipe de monitoramento emergencial para período de chuva apresenta relatório de ações do primeiro fim de semana


Chuva na região do Bairro João de Deus. (Foto de Ricardo Banana)

Chuva na região do Bairro João de Deus
Depois de designada pelo prefeito Julio Lossio, a equipe de planejamento emergencial para o período chuvoso fez levantamento das ações executadas no primeiro final de semana. O trabalho que consiste em dar assistência básica as pessoas em situação de risco atuou em diversas comunidades atendendo os chamados urgentes.
Segundo o coordenador do grupo que é composto por diversas secretarias, Ricardo Rocha; além das equipes humanas, estão à disposição da comunidade maquinário como bombas para escoamentos de lagoas, além de caçambas, Patrol, Retroescavadeira e Caminhão. Ainda auxiliando no trabalho de esvaziamento de lagoas como nos bairros Jatobá que junto a parceiros como a iniciativa privada, está instalando dois motores bombas e tubulação para drenagem das águas; São Joaquim onde foi instalada também motor bomba para drenar a água a fim de minimizar a situação e Padre Cícero onde por ser uma lagoa natural e se se tratar de área com espelho d’água muito grande, o proprietário será notificado a fim de construir solução que direcione a processo de desapropriação para construção de piscinão.
Foi percorrido ainda todo o trajeto natural das águas pluviais, desde o bairro Dom Avelar passando pelo Vila Rotary, Padre Cícero, Vila Débora até as manilhas que cortam a BR 428, na altura do Loteamento Recife, verificando as intervenções a serem realizadas para desobstruir e manter o córrego natural das águas.
No Dom Avelar, a equipe verificou juntamente com a Presidente do bairro, soluções para minimizar o acumulo de água nas ruas. Ficou definido intervenções com máquina no entorno do bairro e com equipe de homens realizando trabalho manual de limpeza de drenos na Avenida dos Minérios. E no Cacheado, a Defesa Civil deu assistência aos moradores, mas a situação no bairro, segundo a DC é estável.
Além de empresários, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) de Petrolina também cedeu bomba de maior potência que vai auxiliando no serviço de esvaziamento das lagoas.
O trabalho também está acontecendo com roço mecânico que consiste na retirada de mato em áreas aberta, além da recuperação de vias, priorizando os locais que oferecem maior risco à população, principalmente aos motociclistas. A Seinfra conta com o apoio da população que continua informando localização de buracos na cidade. “Estamos atendendo a medida de que esses locais oferecem maior risco a comunidade, mas todos as áreas serão atendidas incluindo o que nos é enviado à secretaria”, afirmou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.
Famílias estão sendo removidas de áreas de risco para casas alugadas pelo município através da Defesa Civil. Elas também recebem assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sesdest) através de cesta básica e outros mantimentos. Além disso, equipes sociais estão de plantão para atender ás emergências das comunidades desabrigadas com roupas, alimentos, cadastramentos, assistência psicossocial, transporte para deslocamentos das famílias até abrigo, acolhimentos e encaminhamentos para assistência médica; e promove também mobilizações para incentivo a doações, através das igrejas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sociedade civil e associações de bairros.
Para garantir que todas as famílias atingidas tenham mantimentos, a Prefeitura está arrecadando alimentos, roupas e agasalhos na sede da Defesa Civil, localizada no Parque Josepha Coelho e Sedest na Rua Valério Pereira, Centro. (Com informações da Ascom) ( por )
 
Blog do Bill Art´s

Médicos não são deuses, são instrumentos usados por Deus

antonio damiao
Artigo de  Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)
Esta matéria objetiva falar da importância do médico, os cuidados que os mesmos devem ter com a saúde deles, a relação médico- paciente, mudança no organograma do SUS concernente à distribuição de recursos e a tecnologia crescente na área da ciência médica.
Existem médicos que vivem numa espécie de rota suicida. Fazem vistas grossas para o repouso do corpo, trabalham em excesso, são vacilantes no sentido de verificarem como está a sua pressão arterial, comem muito sal, e, muito pouco se preocupam com a própria alimentação, precisando de uma reeducação alimentar e um estilo de vida mais saudável. Passam o tempo todo orientando os pacientes com dicas de saúde, mostrando como ter uma qualidade de vida, mas esquecem de si mesmos exercendo a profissão sob muito stress. Não tem tempo para a família, não tem tempo para dialogar com os filhos, aliás, alguns suprem essa deficiência com presentes caríssimos, pagam viagens etc. Têm uma carga de trabalho tão massacrante, que ás vezes compromete o convívio familiar, devido o acúmulo de atividades, o dia de 24 horas são insuficientes. Deus fez o mundo segundo o relato bíblico em seis dias literais, e no sábado descansou, não significa que o mesmo teve um cansaço físico, apenas parou para contemplar a grandeza da sua criação. Se O TODO PODEROSO, projetou esse gigantesco universo num espaço de seis dias, obviamente dentro de um planejamento, organização e controle, poderemos também exercer nossos compromissos e agendas nesse intervalo de tempo e, pelo menos tirar um dia para o repouso e oxigenar as energias num entretenimento alegre e divertido, deixando de lado a rotina de trabalho do dia a dia, vivendo cada momento como se fosse único. Partindo do pressuposto, porque os médicos que têm uma agenda tão cheia não controlam a quantidade dos pacientes em seus consultórios? Essa sugestão seria interessante no sentido deles trabalharem com qualidade de vida e as pessoas teriam um atendimento mais eficaz. Os cuidados que devemos ter com a saúde e outros aspectos da nossa vida não se limitam a classe médica e sim a qualquer cidadão que deseja prolongar alguns anos de vida aqui na terra. Alguns médicos do passado que hoje convivem com limitações físicas foi porque não atentaram para essas questões e se pudessem voltar no tempo agiriam diferentes. Quais são as evidências que mostram que o profissional de saúde está dentro de um fator de risco? Fadiga, stress, cansaço permanente, mal estar, falta de disposição, se exaspera com muita facilidade, sempre está descontente com tudo. Então, que tal uma viagem não a trabalho, curtir mais a família, ter uma rotina mais leve, exercitar o cérebro com atividades prazerosas, ter um bichinho de estimação, apreciar os caprichos da natureza, mergulhar nas águas do Rio São Francisco, ajudar alguma instituição filantrópica ou uma pessoa carente, valorizar a sua vida e suas conquistas, quem só pensa em trabalhar não tem tempo para usufruir o fruto dos seus esforços, é necessário priorizar o que é mais importante porque tudo é efêmero.Todavia, aqueles que já enxergaram essa realidade e mudaramseu comportamento nesse sentido eu os parabenizo, continuem assim, como modelos de inspiração. As pessoas precisam entender que médico é ser humano, também tem problema financeiro, familiar, dificuldade como educar os filhos, dificuldade para suprir sua ausência em função dos plantões, principalmente aquele no início de carreira, participação de congressos, viagens de negócios, atendimento emergentes etc. Como ele não é um deus e é feito de carne, osso e sangue, também adoece, sente cansaço e tem problema de saúde, até porque tem um ritmo alucinante e uma vida corriqueira. Alguns dizem que os médicos são mercenários, se são rotulados assim,indivíduos de outras profissões também são.  Não os vejo dessa maneira porque há uma tabela e valor de mercado nos preços das consultas, exames e cirurgias, além disso, essas pessoas dedicaram longos anos de estudo nas faculdades e especialização em determinada área e como tal precisam ser bem remunerados em suas atividades. O que precisa ser repudiado é o médico que não tem compromisso e nem zelo pelo o serhumano, aquele que exerce seu ofício de maneira relaxada, que é desonesto e não se preocupa em fazer o diagnóstico correto do paciente, que faz uma consulta em poucos minutinhos e na pressa receita o remédio errado, lamentavelmente, enriquecendo com a desgraça dos outros. Entretanto, o médico que trabalha com qualidade merece ser bem pago, porque faz jus à profissão.  Com relação aos valores dos seus serviços, o problema está na divisão de renda que é muita injustiça e o baixo salário que é pago ao trabalhador, gerando grandes desigualdades sociais e descontentamento entre as classes, especificamente os de baixa renda da sociedade. Médico também tem sensibilidade, tem suas fragilidades, suas limitações, sofre quando não consegue corresponder como profissional, tem desafios a vencer, tem responsabilidade e corre risco no enfrentamento de uma doença agressiva e procedimento delicado, e, sob muita pressão a família de tal pessoa espera com ansiedade uma resposta positiva.Médico, o casado é claro, também é pai, tem uma esposa a zelar, acima de tudo uma família para cuidar, não é um gigante que não possa passar por uma situação adversa, é um mortal como qualquer ser vivente, sujeito à morte. Quanto ao nosso Serviço único de Saúde deveria passar por uma reformulação, os recursos que são repassados aos entes federativosprecisam ser rigorosamente fiscalizados, criar mecanismos que possa detectar onde o dinheiro está sendo aplicado, o que não pode acontecer é ver a saúde num caos e grande soma de dinheiro ir para o ralo ou sendo desviado de sua finalidade e enriquecendo alguém. Os escândalos veiculados pela a imprensa televisiva com provas documentais mostra onde está o câncer da saúde no Brasil, porque faltam médicos e remédios nos hospitais e postos de saúde, mas, quem tem a coragem de diagnosticá-lo?Com relação à ciência médica:Computador médico, robótica, chegou um momento tão extraordinário no avanço da medicina, que somos tentados a pensar que os médicos são figuras secundárias, o futuro numa velocidade incrível vira passado, as quantidades de informações são tão gigantescas nesse universo de descobertas e crescimento que não é possível acompanhar de forma detalhada essa gama de conhecimentos. Contudo,temos que valorizar a ética, a bioética e a humanização. Daqui para frente o quantitativo de conhecimento num contexto mais amplo sempre desafiará à lógica humana, a velocidade científica se multiplicará numa compreensão inimaginável. Independente do que venha na área da medicina, temos que valorizar a interatividade da relação médico paciente.  A ciência médica evolui incrivelmente num abrir e piscar de olhos, coisas fantásticas e tremendas estão acontecendo, como por exemplo, os métodos microscópicos. Tem o lado bom, tem também seu lado negativo que são os efeitos colaterais. Não podemos negar que a medicina do futuro não possa desafiar à lógica dos próprios médicos. A NASA está trabalhando com as condiçõesdamano- medicina, há um projeto que prevê uma viagem a Marte num período de três anos, uma viagem interplanetária. Já nos dias de hoje é possível um procedimento cirúrgico ser acompanhado por outro médico em outro país sem que o mesmo possa se deslocar do seu espaço físico. Podemos fazer algo fantástico e fenomenal, presenciar o brilhantismo dos grandes homens que fazem ciência, mas não podemos desprezar a importância do ser humano. O contato olho no olho, o contato humanístico entre o médico e o paciente em detrimento de toda essa evolução não pode ser substituído, sempre perdurará. Hoje, precisamos evoluir muito mais no que diz respeito ao acidente isquêmico, uma intervenção nas artérias carótidas e pacientes com AVC, evitando assim seqüelas para o resto da vida. Os médicos sonham que os pacientes que tiveram um dano cerebral, uma deformação física permanente, quem sabe uma complicação cardíaca, encontre alternativa que possa refazer o tecido neurológico e muscular de forma que essas pessoas possam ter seus casos reversíveis.Existe um médico brasileiro que está tão encantado e otimista com o progresso científico da medicina do século XXI, que segundo ele, chegará um tempo que vai ser difícil uma pessoa morrer, para o mesmo essa esperança não caduca com o passar dos anos.Esses são os grandes desafios e o tipo de medicina que se espera do futuro, engenhosas maravilhasem prol das pessoas. (por )
Formado em Matemática pela FFPP
Guarda Municipal de Petrolina PE

Blog do Bill Art´s

PIAUI: Chuva no Sul e Semiárido melhora as reservas de água no Piauí Na região mais seca do Estado a paisagem já é outra e a expectativa é de um período chuvoso melhor que o dos dois últimos anos.

IMG_0997
Ainda não é o necessário para restaurar o impacto de três anos de estiagem, mas, aos poucos, as chuvas na região mais seca do Piauí começam a mudar uma paisagem que antes era desoladora. Na última semana, lagoas do Semiárido que estavam vazias receberam água, o mesmo aconteceu com as barragens.
Para solucionar os efeitos da seca prolongada, recuperando o volume das barragens e rios, seria preciso um volume de chuva superior a média dos últimos três anos e, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), há probabilidade de um período de chuvas melhor para o Piauí.
Em parte do Nordeste está prevista chuva entre normal e abaixo do normal, com a possibilidade de ocorrência de períodos de estiagem de 4 a 15 dias. Ainda de acordo com o Cptec/Inpe, não há previsão da atuação de fenômenos climáticos como El Niño e La Ninã durante a estação.
No último levantamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), no mês de dezembro, a média de acúmulo de água estava reduzida em 30% de sua capacidade. Das 15 barragens de grande porte no Piauí, as que apresentam a pior situação de volume de água são a de Corredores em Campo Maior e a de Piracuruca com 15% cada uma. Justamente onde o período chuvoso ainda não chegou. A de Salinas, em São Francisco do Piauí, tem o melhor volume de água do Piauí, da capacidade total de 387,407 x 10 m³ opera com 213,08 x 10 m³, com 55% da capacidade total de volume de água.(Corrente).
Fonte;CCCOM

Blog do Bill Art´s

SALARIO MINIMO 2014: Dilma anuncia novo minimo de R$ 724,00

 dilma-assina

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (23), pelo microblog Twitter, que assinou o decreto que reajusta o salário mínimo para R$ 724.
Ao enviar ao Congresso a proposta de Orçamento para 2014, em agosto, o governo previa inicialmente um salário mínimo de R$ 722,90. Mas o valor aprovado pelos parlamentares foi de R$ 724.
Mensagem da presidente Dilma Rousseff no Twitter sobre o salário mínimo (Foto: Reprodução
O novo valor passa a vigorar em janeiro de 2014 e representa, segundo a própria presidente, reajuste de 6,78% sobre o salário mínimo atual, de R$ 678.
“Assinei decreto que reajusta o Salário Mínimo para R$724,00 a partir de janeiro de 2014 _ reajuste de 6,78% sobre o valor atual”, escreveu a presidente.
saiba mais
Na quinta-feira (18), Dilma já havia indicado que o valor poderia ser esse. Em entrevista a uma rádio em Pernambuco, ela afirmou que aguardaria a informação oficial sobre crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
“A gente aguarda o fechamento do PIB para saber se o valor vai ser R$ 722, R$ 723 ou R$ 724″, afirmou – o cálculo do reajuste do salário mínimo é feito com base na inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e no crescimento do PIB dos dois anos anteriores.
“O patamar é esse e com esse viés de alta, nós sempre damos essa força ao salário mínimo. O pessoal pode ficar satisfeito antecipadamente porque o salário mínimo vai sofrer um bom reajuste”, afirmou à rádio.
Fonte: g1

Blog do Bill Art´s

Veiculo Golf é abandonado na Avenida 7 de Setembro, após invadir canteiro da rotatória

imagem 

Um veículo de cor branca, placa NYM-0725 de Saúde-BA, invadiu o canteiro da rotatória que fica em frente à Rádio Grande Rio AM , na avenida 7 de setembro . Segundo informações de comunitários, o acidente teria acontecido às 6 horas da manhã de hoje (25). O veiculo encontra-se, até esse momento, abandonado e proporcionando uma condição de insegurança aos motoristas que trafegam pela via . É muito estranho que um veículo novo, que custa aproximadamente R$ 60 mil reais, se encontre nessa situação de abandono. Cabe à polícia investigar o caso.
image
imagem2 

Blog do Bill Art´s

Blog do Banana fez a festa de natal das crianças do Sítio Coelho, Papai Noel chegou de carroça e não de Trenó

DSCN0061 
Em clima de muita festa e alegria, as crianças do Sítio Coelho receberam o papai noel. Sem trenó, mas de carroça, o papai noel chegou à comunidade às 10 horas da manhã com muitos presentes, onde crianças de várias idades fizeram-se presentes.
DSCN0033 
O nosso Papai Noel é uma figura bastante conhecida em nossa cidade. Ele foi educado no PETRAPE, sob a orientação de Irmã Dourado e se chama Juarez do PETRAPE, que de forma muito calorosa alegrou todos os pequenos da comunidade.
DSCN0045 
A Sra. Gracilda Pereira, presidente da associação, deu total apoio ao evento, juntamente com Clarissa Cavalcanti e João Bosco Varjão.
DSCN0035image 

Blog do Bill Art´s

Espírito natalino e boas vindas a 2014 animaram a manhã do CAPS II de Petrolina

image 

O espaço de lazer e eventos do CAPS II de Petrolina foi palco para mais um momento especial de celebração e comemoração para toda a equipe de profissionais e usuários da unidade de saúde mental. Na manhã da última sexta-feira, 20, os pacientes e a equipe gestora da unidade puderam compartilhar de muita alegria e conquistas para o ano de 2014.
Os pacientes da unidade foram recepcionados com cânticos natalinos e muita animação. Brincadeiras e a distribuição de brindes agitaram a todos nas atividades do CAPS II, um café da manhã saudável foi o suficiente para as boas vindas a um ano de novas conquistas como conta, Adriana Lira, coordenadora da unidade. “Somos uma família, nesse momento desejo a todos um Feliz natal e próspero ano novo. Que em 2014 a paz, saúde e muitas conquistas sejam prioridades nas nossas casas”.
A diretora de atenção especializada, Juliana Granja, conta como foi dada a acolhida aos usuários. “Vivemos um momento importantíssimo nos cuidados à saúde mental das pessoas, conquistamos recursos para novas estruturas, buscamos investimentos que atendem a especificidade de cada usuário da unidade, o momento agora é para comemorarmos com muita festa”, explicou.
Na manhã, os pacientes fizeram questão de agradecer pessoalmente o empenho da equipe no cuidado à saúde das pessoas que fazem o CAPS II de Petrolina. Maria Alencar, paciente da unidade há seis meses, explica como recebeu os primeiros atendimentos. “Fui auxiliada por uma excelente equipe, os profissionais foram muito importante no meu tratamento, antes de chegar ao CAPS tinha uma vida ‘tumultuada’, hoje sou uma mulher mais feliz”, finalizou.
Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Estudante petrolinense se destaca em Universidade de Dallas

image 
O intercambio cultural com outros países é o desejo de muitos jovens que estudam língua estrangeira ou que estão no inicio do curso universitário. Este desejo foi realizado pela estudante petrolinense Ana Luísa Mello, 18 anos, que cursando segundo período de Direito em Petrolina, trancou a matricula em julho deste ano para passar cinco meses na Dallas Baptist University (DBU).
Ana chegou a Dallas(TX) com inglês intermediário e saiu com destaque no Itensive English Program (Programa Intensivo de Inglês). A DBU oferece cursos de inglês intensivo, graduação, mestrado, doutorado e PHD em diversas áreas e tem mais de 5 mil estudantes nos vários campus.
“O curso intensivo é divido em 6 níveis e cada um deles é realizado em 8 semanas. Quando cheguei, meu inglês foi avaliado como intermediário (nível 3), depois de 8 semanas, outra avaliação foi feita e finalmente consegui, graças a Deus, concluir todas as etapas. Não foi nada fácil”, explica Luísa de forma entusiasmada.
A indicação de Ana Luísa para DBU foi do professor e diretor do curso Aecus, Julio Bernardino, representante da instituição no Nordeste brasileiro. Julio ressalta que a universidade é uma referencia nos Estados Unidos em termos de ensino de graduação e pós-graduação e nas áreas de língua estrangeira. “É uma das universidades que segue princípios educacionais rígidos, assim como tem uma forma zelosa e acolhedora para receber pessoas de todas as nacionalidades. A filosofia da DBU é atender bem os estrangeiros que chegam para adquirir novos conhecimentos, especificamente na língua inglesa”.
Para Ana Luísa estar em um país cujo idioma oficial é o inglês e conviver com pessoas que o dominam, contribuíram para o aperfeiçoamento da língua. No entanto, ela ressalta que a melhor das experiências foi o contato com pessoas de diferentes países como: China, Taiwan, Japão, Coreia do Sul, Vietnam, Chile, Colômbia, Venezuela, Índia, Congo, Ruanda, entre outros. “Conhecer novas culturas, informações, hábitos e costumes é verdadeiramente incrível e como boa brasileira, nordestina, sertaneja e petrolinense que sou não pude deixar de passar um pouco da nossa cultura para os meus amigos internacionais. Fiz bons amigos, especialmente Chineses, assim como a minha colega de quarto Zoe Zhu, e ensinei a eles o “Nordestinês” como: Oxente, Valhei-me, Aff, nããm e Oxi.”.
O custo desse intercâmbio pode variar por alguns fatores como, tempo e objetivo, por isso a DBU tem uma equipe específica, que inclui brasileiros pra tratar dessas informações e trabalhar no processo de intercâmbio entre os países.
Ascom

Blog do Bill Art´s

Nota/Prefeitura Municipal de Petrolina

image 
A Prefeitura Municipal de Petrolina, através do decreto n° 169, informa que nesta terça–feira (24), véspera de Natal, e no dia 31 será ponto facultativo nas repartições municipais da administração pública Direta e Indireta.
No entanto, os serviços essenciais como coleta de lixo, limpeza pública, creches municipais, serviços de saúde serão mantidos.
O decreto está incluso no inciso VII e XX, do art. 60, da Lei Orgânica Municipal.
Ascom PMP

Blog do Bill art´s

Petrolina antiga ou Petrolina esquecida?

DSCN0023 
Um dos maiores pontos turísticos de Petrolina encontra-se totalmente esquecido, local onde funcionou o comércio do Coronel Quelê, patriarca da família Coelho.  O prédio deu lugar por muito tempo ao turismo de Petrolina com o funcionamento de restaurantes, boates e bares com uma gastronomia de alta qualidade e que tinham um grande fluxo de turistas.
Enquanto o Brasil se prepara para a Copa do Mundo e todas as regiões do Brasil se organizam para receber turistas internacionais, em Petrolina vemos o declínio de pontos turísticos importantes , como é o caso da antiga Petrolina Antiga.

Blog do Bill Art´s

Ante as chuvas na região, Prefeitura de Petrolina reúne entidades para estabelecer ações preventivas

imagem 
Na manhã da última sexta-feira (20), a Secretaria de Ordem Pública de Petrolina reuniu, no Centro de Convenções, diversas entidades e secretarias envolvidas com segurança social, infraestrutura, educação, saúde, esporte, para planejar ações integradas ante as chuvas que atingem a região nos últimos dias.
De acordo com o Secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, o objetivo da reunião foi alinhar e definir estratégias em casos de urgência. “A proposta é que todos possam agir de forma coordenada e integrada, em todas as esperas – municipal, estadual e federal – para que os esforços possam realmente surtir efeito”, enfatizou o secretário.
Na reunião foi apresentado e discutido o Plano de Contingência de Petrolina, onde estão definidos o papel de cada órgão em casos graves. Foram também identificadas algumas das zonas que comumente são mais vulneráveis na cidade, como os bairros Cacheados, Vila Eulália, Rio Claro.
A partir desta definição, o grupo expôs uma série de possíveis instalações que podem servir de abrigo para as comunidades. Entre elas estão quadras esportivas, pátios públicos, prédios de associações e centros comunitários. 
O Secretário de Educação, Coronel Leite, alertou que as escolas não são recomendadas para servir de abrigos. “A escola é o pior local para alojar as famílias em termos de repercussão pós enchente. Os danos são grandes. As ocupações interferem no andamento das aulas, atrasam o ano letivo, e danificam a instituição. É necessário que as escolas sejam a última opção”, afirmou.
Transporte para deslocamento de famílias, abastecimento de água potável, campanhas para arrecadação de alimentos e outras ações também foram previamente montadas. Outra preocupação do poder público é dar assistência social às famílias afetadas. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Mulher, e o próprio Gabinete se integram na prestação de serviço social. “Temos esperança em Deus de que nada disso seja necessário. Mas, caso aconteça, estamos prontos para minimizar os danos”, concluiu Jenivaldo Santos.
SERVIÇO
As entidades envolvidas já montaram uma rede de contatos para que todas as instâncias possam ser acionadas em qualquer eventualidade. A população pode contatar a Defesa Civil a qualquer momento, pelo número (87) 3862 9164 – que funciona 24h, todos os dias da semana, ou também pelo número 153, também do mesmo órgão. (Ascom PMP)

Blog do Bill Art´s

Governo de Curaçá realiza instalação de mais poços e limpeza de aguadas

imagem 
O Governo Municipal de Curaçá está executando o maior programa de instalação de poços e limpeza de aguadas comunitárias por todo o município. O serviço de limpeza, realizado por meio de retroescavadeiras e caçambas, já foi feito em mais de 130 cacimbas. Na Barragem da Volta, em Riacho Seco, foram retiradas mais de 500 caçambas de terra. A limpeza também foi executada no Sítio de Alexandre, em Patamuté. De acordo com informações do Setor Municipal de Recursos Hídricos, o objetivo é manter os reservatórios limpos para maior captação de água no período das chuvas.
Já a instalação de poços tubulares, que são utilizados para o abastecimento de água para criatórios domésticos, foi feita em duas etapas. Inicialmente, nas localidades de: Lagoa do Campestre, Pinto, Barra, Vitorino, Maria Preta, Riacho da Mão Esquerda, Buião, Caraibinha, Surubim, Poço de Dentro, Capuchu I e II, Brandão, Caladinho e Cachaqui (parcialmente). Na segunda etapa, a Fazenda Tramexo foi beneficiada e o serviço foi totalmente finalizado na Fazenda Cachaqui, onde houve instalação de bomba submersa trifásica completa, proporcionando uma vazão de 12 mil litros por hora, além de rede de água e reservatório. O investimento foi de 50 mil reais. De acordo com o Presidente da Associação Comunitária e Agropastoril dos Pequenos Agropecuaristas da Fazenda Cachaqui e Adjacências (ACAPACA), Manoel Gomes de Souza, o serviço irá beneficiar os moradores, que agora poderão se dedicar aos projetos produtivos. “Antes, nós estávamos desmotivados, pois só se tinha água de carro pipa. Agora, temos água para regar a horta e podemos nos dedicar à criação de animais”, comentou. 
Na Fazenda Tramexo, houve instalação de motorbomba submerso também elétrico, com capacidade para bombear 4 mil litros de água/h. O investimento nesse trecho foi de 8 mil reais. Já no Vitorino, região de Patamuté, existe um poço que há anos estava sem funcionamento adequado. Agora, o funcionamento foi restabelecido, com a troca de um motor a diesel, com baixa potência e pouca vazão, por um motorbomba elétrico. “A água era muito fraca e a bomba vivia dando problema. O pessoal sempre se queixava, mas o abastecimento agora está melhor”, ressaltou o Presidente da Associação do Vitorino, Cristiano Gomes Borges, o qual ressaltou que a Comunidade está muito feliz com o trabalho do Governo. “Nós chamamos o Prefeito para uma reunião e pedimos. Ele prometeu e dois meses depois o poço foi instalado”, revelou o Presidente.
 O trabalho de instalação de poços é realizado pelo Governo Municipal de Curaçá, que arca com os custos de equipamentos, máquinas e construções; em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que entra com equipe de instalação.
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Com fotos da Assessoria de Comunicação e de André Félix

Blog do Bill Art´s

Pacientes do TFD Petrolina participam de confraternização de Natal


imagem 
Na manhã da última sexta (20), a equipe do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) reuniu pacientes e profissionais para comemorarem com muita alegria mais um fim de ano de muitas conquistas e vitórias. Durante a confraternização foram distribuídos panetones e cestas básicas, além do café da manhã servido a todos.
Para Maria Josilene Marcolino, o momento vem para reafirmar a relação de amizade e dedicação dos profissionais do TFD. “Desde fevereiro tenho sido acolhida com muito carinho, dedicação e atenção pela equipe do TFD, eles têm uma preocupação notória com nosso tratamento”, afirmou Maria que está realizando tratamento de câncer de colón de útero em Recife.
“A presença de pacientes que já concluíram seus tratamentos é a confirmação do cuidado e zelo que toda nossa equipe tem com cada um que passa pelo nosso serviço. Desejamos a todos muita saúde, coragem e fé para o novo ano que vem surgindo”, declarou a coordenadora do TFD Mercedes Correia.
Esteve presente a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, que enfatizou sobre a importância em estar levando a todos os pacientes um momento de comemoração e de muita alegria. “Avançamos, significativamente, na qualidade, no atendimento e na acolhida aos pacientes do TFD em Petrolina e no Recife. A alegria das famílias e pacientes revela a atenção e o cuidado com a saúde de todos”, concluiu. (Ascom PMP)

Blog do Bill Art´s

Secretaria de Cultura de Petrolina orienta produtores culturais para inscrição do Funcultura Independente 2014

image 
Produtores culturais já podem preparar os seus projetos para 2014. O edital Funcultura tem por objetivo incentivar a produção cultural de Pernambuco e já está no site da Fundarpe, com todas as regras para inscrição dos projetos para 2014. As inscrições serão feitas a partir do dia 17 de fevereiro. Uma equipe da secretaria de Cultura de Petrolina está a postos para orientar e dar suporte aos interessados.
Serão destinados R$ 22 milhões para projetos das seguintes áreas: dança, circo, teatro, ópera, fotografia, literatura, música, artes plásticas, gráficas e congêneres, cultura popular e tradicional, artesanato, patrimônio, artes integradas, gastronomia, pesquisa cultural, formação e capacitação.
Os interessados podem buscar suporte na secretaria municipal de Cultura , no Centro de Convenções. ”Queremos incentivar os artistas de Petrolina a se inscreverem nos editais da FUNDARPE , tanto no do Funcultura como no edital do carnaval 2014 , é de grande importância a participação dos nossos artistas, quanto maior o número, melhor , só assim poderemos ter grandes chances de ter nossa cidade contemplada nesses importantes editais do estado de Pernambuco, “explica o diretor municipal de Cultura, Alzyr Saadehr.
Seguem abaixo as modalidades:
Dança: montagem de espetáculos de dança afro e dança popular e manutenção de temporada de grupos, companhias e coletivos.
Ópera: desenvolvimento de pesquisa, bolsa de aperfeiçoamento/residência artística, participação em concursos, seminários e eventos no Brasil ou exterior.
Circo: passa a ter três linhas de montagens diferentes, itinerante, trupes/grupos e companhias/escolas. Também passa a ter linha dedicada a realização de festivais e mostras com programação estadual ou nacional.
Teatro: bolsa de aperfeiçoamento e residência artística.
Patrimônio: criação de games ou aplicativos sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
Literatura: modalidade específica para a publicação de livros de poesia ou conto, com conteúdo acessível (áudio livro ou Braille), reedição de livros com mais de 20 anos de publicação/distribuição e realização de encontros de escritores e leitores em escolas, instituições de ensino superior, bibliotecas e pontos de leitura.
Música: manutenção por um ano de trabalhos coletivos de selos e gravadores independentes.
Artes integradas: aberta a opção para seminários, fóruns e eventos, com programação nacional ou internacional.
Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Reunião finaliza ajustes para a realização do Réveillon de Petrolina

image 
Falta menos de duas semanas para a chegada de 2014. Como no ano passado, o show da virada em Petrolina será comemorado com muita festa e animação na Porta do Rio, na Orla da cidade. Apresentações musicais e queima de fogos fazem parte de programação.
Para garantir maior segurança à população que estará presente na festa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos, juntamente com as diversas entidades relacionadas à segurança pública, se reuniram na última semana para os ajustes necessários ao evento.
Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem Pública, Corpo de Bombeiros e EPTTC reunião juntas um efetivo de aproximadamente 200 pessoas, para garantir não apenas uma festa tranquila, sem violência, mas também um controle maior sobre a qualidade dos alimentos servidos à população.
A Secretaria de Infraestrutura e representantes da Celpe também participaram da reunião no intuito de colaboraram para a eficácia na distribuição de energia elétrica tanto para o palco quando para as barraquinhas de alimentos que serão instaladas. A secretaria alerta que os ambulantes interessados em vender da festa deverão ser cadastrados previamente, e que não será permitido a instalação de freezers no circuito do evento.
Show pirotécnico
Umas das novidades para este ano é o tempo de queima de fogos na virada. Serão aproximadamente 15 minutos de show pirotécnico, que apresentarão um festival de cores e luzes na chegada do ano novo.
Programação da festa
Os artistas que vão conduzir o show da virada são Alan Cleber, Italo e Maciel, Edson e Bruno e o grupo Nosso Harém. Os shows musicais devem começar as 21h.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Unidade Móvel de Atendimento Médico visita a comunidade de R4 nesta terça-feira

image 
A próximas comunidade atendida nesta terça-feira (24), pela equipe da Unidade Móvel de Atendimento Médico, será R4, no Km 25, durante o período da manhã.
A unidade visita as comunidades levando um médico e uma técnica de enfermagem. Os profissionais acolhem o paciente, mede a pressão arterial, dispensa medicamentos e solicita exames, caso seja necessário. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da equipe, não é necessário realizar agendamento.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Sedest comemora resultados do Petrolina Cidadã, que tem mudado a vida profissional de muitos jovens

image 
“Foi o primeiro passo para eu mudar a minha história de vida, grande oportunidade de preparação para abrir o meu próprio negócio.” É assim que a cabeleireira Maria Anailde Roldino, do bairro Idalino Bezerra, se expressa ao se referir ao curso de cabeleireiro que está concluindo no Petrolina Cidadã e que foi o primeiro passo para ela ser uma empreendedora, abrindo o seu próprio negócio. Assim como Maria Anailde , milhares de jovens têm tido oportunidades de se qualificar e também se profissionalizar com os cursos oferecidos pelo Petrolina Cidadã, criado pelo prefeito Julio Lossio, em 2011, com o objetivo de permitir aos jovens de baixa renda, o exercício de atividades que os auxiliem a sobreviver além dos programas de redistribuição de renda a partir de cursos profissionalizantes.
image 
Foram oferecidos no Petrolina Cidadã, em 2013, mais de 80 cursos profissionalizantes e capacitações, preparando mais de 2.500 jovens para o mercado de trabalho. No Petrolina Cidadã, também são ofertados os cursos do Pronatec em parceria com o Sistema “S” e Institutos Federais. Na sede do Petrolina Cidadã, também são realizados os serviços de emissão da carteira profissional de trabalho.
imagem 
Os cursos oferecidos são resultados da execução de pesquisas junto ao mercado de trabalho dos diversos setores produtivos, de serviços e comércio de Petrolina, como nas áreas de culinária, corte e costura, informática básica, manicure, cabeleireiro, auxiliar de pessoal, auxiliar administrativo, entre outros. “ Foi no curso de corte e costura que pude me aprofundar e logo em seguida me inserir no mercado de trabalho. Hoje, estou muito satisfeita trabalhando em uma confecção em meu próprio bairro, relata a auxiliar de costura, Kássia Alves.
Segundo a coordenadora do Petrolina Cidadã, Érika Rocha, a partir do próximo ano, o Petrolina Cidadã também atuará em parcerias com a iniciativa privada para encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho. “Quem quiser mais essa oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, depois de participar dos cursos ofertados pela instituição, é só encaminhar o currículo para o Petrolina Cidadã que fará parte de um banco de dados para a nossa intermediação de mão de obra qualificada” explica Érika.
As parcerias serão firmadas a partir de janeiro de 2014, onde também começam os novos cursos previstos na grade do Petrolina Cidadã: serigrafia e transfer básico, marcenaria básica, confecção de sandálias em couro e tecido, fabricação de peças em couro, informática básica e aproveitamento integral de alimentos, esses dois últimos serão fixos na grade de programação do Petrolina Cidadã.
ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Veja elege Armando o melhor Senador do Brasil

image 
A edição da Revista Veja que começou a circular este final de semana traz uma pesquisa que analisa o trabalho dos parlamentares no Senado e na Câmara dos Deputados. Na avaliação, o senador pernambucano Armando Monteiro (PTB) tira nota máxima (10), ocupando a posição de melhor senador do Pais.
De acordo com a revista de circulação nacional, os critérios utilizados para a escolha dos senadores e deputados federais que mais trabalharam em 2013 por um país moderno e competitivo foram o desempenho em eixos importantes de atuação, como o trabalho por uma carga tributária menor e mais simples, mais infraestrutura, melhor gestão do gasto público e sistema educacional racional e eficiente, dentre outros.
“Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), VEJA se debruçou sobre 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013″, diz trecho da matéria especial publicada na revista sobre o que chama de “ranking do progresso”.
Em outro trecho, a revista explica que também aplicou uma “cláusula de ética” na relação dos parlamentares responsáveis pelas proposições, expurgando aqueles envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa.
Para expor o pensamento do melhor senador do Brasil em 2013, a Veja publica entrevista especial com Armando Monteiro, que segue abaixo na íntegra.
O primeiro entre os senadores
“Um grande desafio é mudar o ICMS. Ninguém ganha mais com essa guerra fiscal”
Revista Veja - O Congresso deve tomar mais iniciativas para diminuir a carga tributária?
Armando Monteiro – Nosso sistema tributário é anacrônico e disfuncional. Nós fazemos o absurdo de tributar investimentos, exportações. Uma reforma tributária ampla seria o ideal, mas infelizmente há muita disputa entre os entes federativos. A saída é promover mudanças pontuais. Tenho atuado para fazer a reforma e a diminuição dessas alíquotas interestaduais. É o primeiro passo para dar fim à guerra fiscal, que, hoje, é caótica.
Por que o Congresso enfrenta tanta dificuldade para fazer a reforma tributária?
Armando Monteiro – Alguns estados não querem. O Nordeste não quer abrir mão do instrumento de redução de alíquotas. Há um ambiente na federação em que você perde uma visão de país. As empresas acabam se submetendo a situações díspares por causa das diferenças de tributação dos estados. Um dos nossos grandes desafios é começar a reforma do ICMS. Ninguém ganha mais com essa guerra fiscal. Precisamos criar as bases para ter um sistema tributário de classe mundial.
Como melhorar a gestão pública?
Armando Monteiro - Precisamos dar um freio nos gastos de custeio. Impedir que o porcentual de crescimento se dê acima do porcentual de aumento do PIB. Se fizermos isso, poderemos em dez anos chegar a uma situação bem melhor do que agora. Desse jeito, poderemos ter recursos para investir em obras de infraestrutura. Mas isso tem de partir de uma vontade ampla da sociedade, passar pelo Executivo e pelo Congresso, claro. A eleição é um bom momento para esse debate.
Como tornar mais justa a relação entre empregadores e empregados?
Armando Monteiro - É muito difícil tratar disso do ponto de vista político. Mas é fato que, no mundo inteiro, a legislação tem sido menos rígida, permitindo mais acordos diretos entre os empresários e os trabalhadores. Num mundo globalizado, é preciso ter uma legislação mais flexível, pois isso significa ter uma legislação pró-emprego.
Ascom

Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...