quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Trump volta a defender tomada do canal do Panamá, do Canadá e da Groenlândia

 

As ameaças foram feitas em uma publicação na plataforma Truth Social


                           Conteúdo postado por:
                      Bianca Penteado
Donald Trump em Phoenix (Foto: Cheney Orr / Reuters)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta quarta-feira (25) o controle norte-americano do Canal do Panamá e a anexação do Canadá como o 51º estado do país. Em uma publicação na Truth Social, onde desejou "Feliz Natal", Trump também sugeriu a implantação de infraestrutura militar dos EUA na Groenlândia, alegando questões de segurança nacional.

“Feliz Natal a todos, incluindo os maravilhosos soldados da China, que estão amorosamente, mas ilegalmente, operando o Canal do Panamá (onde perdemos 38.000 pessoas em sua construção há 110 anos), sempre garantindo que os Estados Unidos coloquem bilhões de dólares em dinheiro para "consertos", mas não terão absolutamente nada a dizer sobre "nada". Também, ao governador Justin Trudeau do Canadá, cujos impostos de cidadãos são muito altos, mas se o Canadá se tornasse nosso 51º estado, seus impostos seriam cortados em mais de 60%, seus negócios dobrariam de tamanho imediatamente e eles seriam protegidos militarmente como nenhum outro país em qualquer lugar do mundo. Da mesma forma, ao povo da Groenlândia, que é necessário para os Estados Unidos para fins de Segurança Nacional e que quer que os EUA estejam lá, e nós estaremos!”, escreveu em postagem.


Essa não é a primeira vez que Trump faz ataques aos países citados. Em ocasiões anteriores, o primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, rebateu, afirmando que a ilha “não está à venda”. 

Por sua vez, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, também reagiu firmemente às ameaças estadunidenses sobre o canal. "O canal não tem controle direto ou indireto nem da China, nem da Comunidade Europeia, nem dos Estados Unidos ou de qualquer potência. Como panamenho, repudio energicamente qualquer manifestação que distorça esta realidade", afirmou em um vídeo publicado no X. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS




Cid diz que Bolsonaro nunca desmobilizou manifestações, na esperança de que golpe fosse concretizado

  “Ele tinha esperança de que, até o último momento, aparecesse uma prova cabal de que houve fraude nas urnas", afirmou o tenente-coron...