terça-feira, 3 de outubro de 2023

Lula tem aprovação de 55% e se sai bem no combate à pobreza, mostra pesquisa CNT/MDA

Segundo os entrevistados, o governo se sai melhor no 'combate à pobreza', na 'economia', na 'educação' e 'meio ambiente'. Há também otimismo em relação à queda do desemprego

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Pesquisa do Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (8) mostra que o trabalho do presidente Lula (PT) é aprovado por 55%, contra 39% que desaprovam. Em maio, a aprovação era de 57% e a desaprovação de 35%. Em relação ao governo federal, a avaliação positiva é de 41%, contra 27% que avaliam negativamente. Na rodada anterior da pesquisa, a avaliação positiva era de 43% e a negativa de 25%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa também mapeou em quais áreas, na opinião da população, o governo Lula se sai melhor. Ocupam as primeiras posições no ranking o 'combate à pobreza', a 'economia', 'educação' e 'meio ambiente'.

grafico

Ainda conforme a pesquisa, para 54% o governo federal tem conseguido se articular com o Congresso Nacional para aprovar os projetos que julga serem importantes para o país, contra 33% que discordam.

Em relação à economia, a prioridade para os pesquisados deve ser a geração de empregos e a redução de impostos. Ainda que seja uma prioridade, 58% dos entrevistados disseram estar mais otimistas com a queda do desemprego do que no ano passado. Os que se dizem pessimistas representam aproximadamente 33%.

grafico

Por outro lado, 46% afirmam que o custo de vida aumentou em comparação com o final de 2022. 

grafico

O levantamento ouviu presencialmente 2.002 entrevistados entre 27 de setembro e 1 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...