quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Ocupação de encosta na Vila Sahy era 'tragédia anunciada', disse Ministério Público em 2021

Ação movida pelo órgão cobrava regularização da área e alertou administração municipal sobre riscos do crescimento desordenado

Deslizamentos em Barra do Sahy (SP) (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O crescimento desordenado com a ocupação de morros na Vila Sahy, na costa sul de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, era o prenúncio de uma tragédia. O alerta foi feito há dois anos pelo Ministério Público Estadual em ação contra a prefeitura cobrando a regularização da área, que foi devastada com um temporal no último fim de semana. Segundo a Defesa Civil do estado, 48 pessoas morreram no após as chuvas. A informação é dos jornalistas Carlos Santos, Poliana Casemiro e Ricardo Gallo, do G1 Vale do Paraíba e região.

Vila Sahy foi a área mais atingida pelo temporal que devastou o litoral norte de São Paulo. 

"A manutenção do núcleo congelado, na área e nos moldes em que se encontra, é uma verdadeira tragédia anunciada, a qual, salienta-se, já se concretizou na área de outros núcleos congelados, em diversas oportunidades ao longo dos últimos anos", disse o MP em 2021.

O documento evidencia que o crescimento desordenado na Vila Sahy aconteceu por falta de fiscalização da administração municipal e que havia riscos para os moradores. 

"A ausência de ação fiscalizatória do Poder Público municipal e total ineficiência das medidas adotadas dentro de seu poder de polícia permitiram a ocupação e a expansão desenfreada do núcleo", concluiu o órgão. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

  Há risco de rompimento e é preciso adotar medidas urgentes Arquivo Pessoal/Divulgação O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quart...