quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Ocupação de encosta na Vila Sahy era 'tragédia anunciada', disse Ministério Público em 2021

Ação movida pelo órgão cobrava regularização da área e alertou administração municipal sobre riscos do crescimento desordenado

Deslizamentos em Barra do Sahy (SP) (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O crescimento desordenado com a ocupação de morros na Vila Sahy, na costa sul de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, era o prenúncio de uma tragédia. O alerta foi feito há dois anos pelo Ministério Público Estadual em ação contra a prefeitura cobrando a regularização da área, que foi devastada com um temporal no último fim de semana. Segundo a Defesa Civil do estado, 48 pessoas morreram no após as chuvas. A informação é dos jornalistas Carlos Santos, Poliana Casemiro e Ricardo Gallo, do G1 Vale do Paraíba e região.

Vila Sahy foi a área mais atingida pelo temporal que devastou o litoral norte de São Paulo. 

"A manutenção do núcleo congelado, na área e nos moldes em que se encontra, é uma verdadeira tragédia anunciada, a qual, salienta-se, já se concretizou na área de outros núcleos congelados, em diversas oportunidades ao longo dos últimos anos", disse o MP em 2021.

O documento evidencia que o crescimento desordenado na Vila Sahy aconteceu por falta de fiscalização da administração municipal e que havia riscos para os moradores. 

"A ausência de ação fiscalizatória do Poder Público municipal e total ineficiência das medidas adotadas dentro de seu poder de polícia permitiram a ocupação e a expansão desenfreada do núcleo", concluiu o órgão. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...