sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Multidão ocupa as ruas de Buenos Aires em protesto contra atentado a Cristina Kirchner

Principal ato aconteceu na Praça de Maio no centro da capital argentina. Milhares de pessoas foram ao local

Milhares de pessoas saíram às ruas em Buenos Aires contra o atentado a Cristina Kirchner (Foto: Reprodução | Fernanda Carvalho/Fotos Publicas)

Um dia após a tentativa de assassinato de Cristina Kirchner, uma multidão saiu às ruas de Buenos Aires nesta sexta-feira (2) em apoio à vice-presidente da Argentina e em defesa da democracia.

Organizações políticas, sindicais e sociais, além de milhares de cidadãos, se reuniram na capital do país, após o presidente Alberto Fernández decretar feriado nacional para que "o povo argentino consiga se expressar".

Os primeiros manifestantes chegaram em frente à Casa Rosada, sede do Executivo, por volta das 10h (horário local), onde penduraram bandeiras em apoio à vice-presidente. Sob o lema "Com a bandeira para defender a democracia", o protesto é promovido pela coligação governamental Frente de Todos (FdT).

A maioria das pessoas iniciou a passeata no cruzamento da Avenida de Mayo com a Avenida 9 de Julio, para marchar em direção à Plaza de Mayo.

De acordo com o gabinete da Presidência argentina, membros do governo também se juntarão à mobilização, além dos sindicatos, grupos de representação estudantil e diversos partidos e movimentos políticos.

Mais cedo, o Executivo analisou o estado de tensão social que o país vive na sequência da agressão, e Fernández convocou representantes dos setores sindical, social e empresarial para ir até a Casa Rosada nesta tarde "para construir um amplo consenso contra o discurso de ódio e a violência".

Já a presidente da Câmara da Argentina, Cecilia Moreau, informou que uma sessão especial do órgão foi convocada com o mesmo objetivo para o próximo sábado.- ANSA e 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...