Lula e Ciro Gomes têm os menores índices de rejeição dentre o pelotão principal dos candidatos ao Palácio do Planalto
Pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (27), mostra que Jair Bolsonaro (PL), João Doria (PSDB) e o ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos) são os candidatos com maior rejeição do eleitorado na corrida à Presidência da República .
O instituto provocou os entrevistados com o seguinte pedido: "para cada um desses nomes diga se com certeza votaria nele para Presidente, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para avaliar".
>>> Pesquisa Ipespe: Lula segue na liderança, perto de vencer no 1º turno, e Bolsonaro segue caindo
Bolsonaro encabeça o ranking dos mais rejeitados. De acordo com a pesquisa, 64% afirmam que não votariam nele "de jeito nenhum". Na sequência aparecem João Doria (57%) e Sergio Moro (53%).
O ex-presidente Lula (PT) registrou uma rejeição de 43% e Ciro Gomes de 42%.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), tem 43% de rejeição, Felipe D’Ávila (Novo) aparece com 37% e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) estão empatados com 35%. Tebet, Pacheco, Vieira e D'Ávila, porém, são amplamente desconhecidos da população, mostram os dados.
O levantamento, realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022. 247