Uma pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira (21), apontou que, para 62% dos brasileiros, Jair Bolsonaro agiu errado ao se manifestar contra o isolamento social; 34% acham que ele está certo e 4% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também mostrou que 62% dos brasileiros disseram ver como negativa a condução da pandemia pelo governo, um aumento de 13 pontos percentuais na comparação com junho de 2020 (49%).
De acordo com os números, 15% afirmaram enxergar como positiva (eram 24%) e 22% como regular (também eram 24%). Ao todo, 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
As estatísticas mostraram que, para 20% dos entrevistados, Bolsonaro é totalmente responsável pelas mortes causadas pela pandemia, um aumento de quatro pontos percentuais na comparação com junho de 2020.
Segundo a pesquisa, 34% acharam que ele tem a maior parte da responsabilidade, alta de dois pontos percentuais. Para 20%, Bolsonaro tem a menor parcela de culpa, queda de dois pontos percentuais, e 23% avaliaram que ele não tem responsabilidade alguma, três pontos percentuais a menos na comparação o último levantamento. Ao todo, 3% não souberam
Os números apontaram que, para 79%, o governo errou em pagar um auxílio emergencial com valores menores do que os R$ 600; 17% disseram a ver a medida como correta e 4% não souberam ou não responderam.
Conforme a pesquisa, 55% avaliaram que o Brasil precisa usar todos os recursos (dinheiro), inclusive aumentar a dívida, para superar as crises econômica e sanitária; 36% discordam da medida e 9% não souberam ou não responderam.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 119 cidades brasileiras, de 12 a 16 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%. (Brasil247).