domingo, 14 de fevereiro de 2021

Sem Carnaval, população vai à praia para aproveitar o domingo


Algumas pessoas aproveitaram o dia ensolarado para curtir uma praia, neste domingo (14), no Recife. Outros preferiram praticar alguma atividade física e foram caminhar ou correr no calçadão. Em Boa Viagem, na Zona Sul, era grande o número de banhistas hoje pela manhã. Já no Pina e no Buraco da Velha era um pouco menor a quantidade de pessoas. No entanto, em todos os locais por onde a reportagem passou flagrou pessoas desrespeitando o distanciamento social e sem utilizar a máscara, medidas essenciais para evitar a transmissão do coronavírus.

A gastrônoma Denise Ferreira, 39 anos, era uma das exceções no meio da multidão em Boa Viagem. Sentada em uma cadeira na faixa de areia, Denise era uma das poucas a estar com o acessório cobrindo a boca e o nariz. Ela ressalta que respeitar as normas sanitárias contra a Covid-19 não impede ninguém de ter momentos de lazer. "Sou asmática e por isso meus cuidados são redobrados. Como essa pandemia ainda está longe de acabar não podemos relaxar", comenta.

Apesar do sol forte e do calor intenso, as irmãs Jackeline Carvalho, 50, e Jane Carvalho, 60, caminhavam usando máscara na faixa de areia de Boa Viagem. Um exemplo que todos já deveriam estar acostumados e seguindo para evitar contrair o vírus e desenvolver a Covid-19

"Isto é necessário para garantir a nossa segurança e a do próximo. Infelizmente, os casos estão aumentando pela falta de consciência de muitas pessoas que insistem em desrespeitar as orientações das autoridades de saúde", comenta Jackeline. "Se quer sair de casa, vir à praia, que seja com segurança, mantendo o distanciamento e utilizando a máscara", acrescenta Jane.

Comerciantes da orla do Recife afirmam que as vendas estão abaixo do esperado. O vendedor de queijo José Ferreira, 61 anos, conta que trabalha na praia há cerca de 15 anos e durante a pandemia tem enfrentado dificuldade para vender seus produtos. "Em um ano normal com Carnaval a praia estaria bem mais cheia e eu teria vendido bem mais queijos. Está sendo difícil para todos", comenta.

Ciclofaixa
O domingo também foi convidativo para dar uma volta de bicicleta pela cidade. Desde as primeiras horas da manhã algumas pessoas utilizaram a Ciclofaixa de Turismo e Lazer para pedalar. Neste domingo, o percurso exclusivo conta com sinalização reforçando a campanha “O Carnaval é a gente”, além da distribuição de 5 mil máscaras, doadas pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. Pelos trechos por onde a reportagem passou todos os ciclistas estavam usando máscara. (Por Wellington Silva).





Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...