quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Com pandemia do coronavírus, Brasil tem aumento de 24% em mortes projetadas para 2020

No dia 14 de novembro, eram esperadas cerca de 828.395 mortes no país, mas já haviam 195 mil mortes além desta projeção. O excesso, porém, não é relativo somente às mortes pela Covid-19 oficialmente divulgadas

Sepultador com trajes de proteção abre covas no cemitério de Vila Formosa em São Paulo em meio à pandemia de Covid-19 08/08/2020 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Até novembro, a Covid-19 já havia causado um aumento de 24% na quantidade de óbitos de causas naturais esperados para este ano, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No dia 14 de novembro, eram esperadas cerca de 828.395 mortes no país, mas já haviam 195 mil mortes além desta projeção. 

O excesso, porém, mostra como a pandemia do novo coronavírus interferiu de forma indireta na morte de milhares de pessoas, uma vez que nesta data o Brasil havia registrado cerca 165 mil mortes por Covid-19.

Uma explicação para isso pode ser o congestionamento dos hospitais para tratar os doentes do novo coronavírus. Por outro lado, também, o número pode indicar a subnotificação dos óbitos causados pelo vírus no país.

"Mortes provocadas, por exemplo, pela sobrecarga nos serviços de saúde, pela interrupção de tratamento de doenças crônicas ou pela resistência de pacientes em buscar assistência à saúde, pelo medo de se infectar pelo novo coronavírus", informa o Conass em nota técnica. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...