segunda-feira, 13 de julho de 2020

Governo demite coordenadora do Inpe que chefiava monitoramento da devastação da Amazônia

O governo Bolsonaro demitiu a coordenadora-geral de Observação da Terra do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Lúbia Vinha. O núcleo é responsável pelos sistemas de monitoramento de desmatamento na Amazônia

Amazônia bate recorde diz Inpe em desmatamento no mês de junho.
Amazônia bate recorde diz Inpe em desmatamento no mês de junho. (Foto: Vinícius Mendonça/Ibama)

Com o aumento da devastação da Amazônia, novos focos de tensão entre governo e Inpe se alastram. A exoneração da coordenadora-geral da Observação da Terra, Lúbia Vinhas, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13).

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo informa que “Lúbia é formada em ciência da computação pela Universidade Federal de São Carlos e tem mestrado e doutorado pelo Inpe. Segundo a Plataforma Lattes, ela é pesquisadora do instituto desde 1997 e já chefiou a Divisão de Processamento de Imagens.”
A matéria ainda acrescenta que “no final da tarde desta segunda, o Inpe divulgou nota em que afirma passar por um processo de "reestruturação" para "buscar sinergias e otimizar os recursos humanos e de infraestrutura do instituto para um funcionamento mais eficiente". O órgão também afirma que o monitoramento da Amazônia continuará ocorrendo de forma técnica.” (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...