segunda-feira, 20 de julho de 2020

Desembargador que humilhou guarda municipal em SP cometeu quatro crimes, diz desembargadora

De acordo com a desembargadora do TJ-SP Maria Lúcia Pizzotti, o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, também do tribunal, pode ter cometido abuso de autoridade, injúria e desacato e tráfico de influência quando humilhou um agente da Guarda Civil Municipal em Santos, litoral paulista

Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira
Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira (Foto: Reprodução)

A desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Maria Lúcia Pizzotti afirmou que o também desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do TJ-SP, cometeu pelo menos quatro crimes quando humilhou um agente da Guarda Civil Municipal em Santos, litoral do estado. Segundo ela, Siqueira pode ter cometido abuso de autoridade, injúria e desacato e tráfico de influência.
"Falo em tese, porque sempre depende do julgamento e das provas. Mas, analisando as filmagens, posso concluir que foram cometidos crimes, sim. Além das infrações administrativas de jogar lixo na praia e andar sem máscara", ela disse a O Antagonista"O que eu sinto é muita vergonha de ter alguém assim no tribunal", disse.
O magistrado arrumou confusão ao ser multado depois de ser abordado por agentes da GCM por descumprir um decreto municipal sobre uso obrigatório de máscaras faciais. Ele chamou o guarda de 'analfabeto', rasgou a multa e jogou o papel no chão.  
De acordo com a desembargadora, o abuso de autoridade seria porque ele apresentou como desembargador aos membros da GCM, falando "você não tem autoridade", deixando implícito que a suposta autoridade ali era ele.
A injúria foi por ter chamado o guarda de analfabeto. O desacato porque o guarda é funcionário público, pois esse tipo de crime a servidor público foi recentemente declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...