sexta-feira, 5 de junho de 2020

PT apoia atos pacíficos: “a democracia não pode ser intimidada”

Em nota assinada pelos líderes na Câmara e no Senado, Enio Verri e Rogério Carvalho, e pela presidente, Gleisi Hoffmann, o PT diz apoiar as manifestações do próximo domingo. "Nós, do Partido dos Trabalhadores, somos solidários aos que participam destes atos e sofrem os ataques da repressão e de provocadores"

(Foto: Reprodução | Mídia Ninja)

O Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota nesta quinta-feira (4) em apoio às manifestações marcadas para o próximo domingo (7) em defesa da democracia e contra o fascismo. A legenda recomenda aos filiados e manifestantes em geral que “redobrem os cuidados, usando máscaras para evitar contágio, mantendo distância e não entrando em provocações”. A nota é assinada pela presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann, e pelos líderes na Câmara, Enio Verri, e Senado, Rogério Carvalho.
O posicionamento vai de encontro a um artigo publicado pelo professor, cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares, para quem os atos serão usados por infiltrados para provocação de vandalismo e violência nas ruas e consequente repressão e execução de um golpe pelo governo de Jair Bolsonaro. O texto foi rebatido por Guilherme Boulos, líder do MTST, do PSOL e da Frente Povo Sem Medo, que afirmou que o embate deve ser feito nas ruas, até então ocupadas pela extrema direita, e com todo os cuidados devido à crise do coronavírus.
Leia a íntegra da nota:

A democracia não pode ser intimidada

As manifestações pacíficas de rua contra Bolsonaro e o fascismo são o fato novo na luta pela democracia e pela vida no Brasil. São ações legítimas, protegidas pelo Artigo 5º. Da Constituição, que garante de forma expressa o direito às liberdades de expressão, reunião e de associação.
Considerando as condições impostas pela pandemia, recomendamos que os participantes das manifestações observem da melhor maneira possível, as medidas recomendadas pela OMS, como uso de máscaras e o distanciamento social.
Os militantes democráticos que participam destes atos devem também resistir às provocações e isolar os infiltrados, que já vêm agindo para tentar desvirtuar o caráter das manifestações e dar pretexto à repressão e ao discurso de fechamento do regime.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, somos solidários aos que participam destes atos e sofrem os ataques da repressão e de provocadores.
A tentativa de criminalização dos movimentos sociais e populares e das manifestações democráticas visa a naturalizar o projeto neofascista e autoritário do atual governo, contrário aos interesses nacionais e aos direitos do povo.
Reafirmamos nosso compromisso com a Democracia, com a Constituição e as instituições democráticas, ao mesmo tempo em que repudiamos de forma veemente toda e qualquer iniciativa voltada a criminalizar, reprimir, intimidar ou manipular os reais objetivos de movimentos e manifestações pacíficas e em defesa da democracia no Brasil.
Não aceitaremos que a Democracia seja intimidada!

Brasília, 04 de junho de 2020.

Gleisi Hoffmann – Presidenta Nacional do PT

Rogério Carvalho – Líder da Bancada do PT no Senado Federal (247)



Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...