quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Mutirão de avaliação para diagnóstico e tratamento da hanseníase será realizado em Petrolina

                 Via:Carlos Britto
Foto: Reprodução

Neste sábado (11), em Petrolina, um mutirão vai ajudar pessoas com manchas na pele e suspeitas de hanseníase. Uma avaliação será feita das 8h às 13h, no Bairro Maria Auxiliadora, zona leste de Petrolina, onde acontecerá a iniciativa na Policlínica da Univasf. A ideia é alertar a população sobre a gravidade da doença e a necessidade do diagnóstico e tratamento precoce.
A ação tem apoio do Hospital Universitário (HU) e integra a programação da campanha ‘Janeiro Roxo’, voltada à conscientização, prevenção e cuidados contra a hanseníase. Segundo a coordenação, os pacientes serão triados por profissionais de saúde da Univasf e pelos estudantes de medicina. Quem apresentar sinais da doença serão atendidos pelos médicos dermatologistas.
A doença, em casos mais avançados, pode atingir nervos e causar danos motores irreversíveis. Médica especializada em dermatologia e hansenologia, Tânia Moreno alerta para o grande número de casos detectados no país – em média são 30 mil por ano, segundo o Ministério da Saúde.  “Cerca de 90% dos diagnósticos da doença, nas Américas, são encontrados no Brasil. E o Nordeste tem seis vezes mais casos do que o tolerável”.
Sinais
Os sintomas mais comuns da hanseníase são: manchas claras, rosadas ou avermelhadas no corpo, geralmente com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou ao tato. Também podem ocorrer caroços na pele, dormências, diminuição de força e inchaços nas mãos e nos pés, formigamentos ou sensação de choque nos braços e nas pernas. A Policlínica da Univasf está localizada na Rua André Vidal de Negreiros, s/nº, próximo ao Parque Josepha Coelho.

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...