quinta-feira, 20 de junho de 2019

FOLHA POLÍTICA - Se Moro segurava Bolsonaro, o presidente, agora, segura Moro

Há quem avalie que o tamanho de Moro começou a ser alvo de fogo de munturo bem antes

  Por: Renata Bezerra
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio MoroFoto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em meio às nove horas na CCJ do Senado ontem, o ministro Sérgio Moro chegou a cobrar que o site The Intercept Brasil apresente, de uma vez, a íntegra do material, que envolve a troca de mensagens entre ele e o procurador Deltan Dallagnol. No Congresso, parlamentares identificam uma desidratação "sem prazo de validade", diante da divulgação a conta-gotas. Por outro lado, há quem avalie que o tamanho de Moro no governo começou a ser alvo de fogo de munturo bem antes que os diálogos em questão começassem a ser divulgados. Ainda em fevereiro, Moro enviou o pacote anticrime para ser apreciado pelos deputados. No entanto, mesmo a reforma tributária, que chegou depois, já passou na CCJ. Há quem pontue que, fosse o pacote anticrime uma prioridade do governo, não teria ido para o final da fila. Outro episódio soou como uma derrota do ministro: o Coaf acabou transferido para o Ministério da Economia, em meio a um discurso do governo de que a permanência do órgão na Justiça seria fundamental para o combate à corrupção. Moro ainda foi colocado na condição de se explicar sobre eventual acordo com o presidente para que fosse indicado a ministro do STF.
Ontem, na comissão, o tema voltou à tona e Moro negou, mais uma vez, que houvesse esse compromisso prévio: "Essa história de vaga no Supremo é uma fantasia. Nunca me prometeu nada". Em política, diz a máxima, tudo que a pessoa precisa explicar não é bom. O ministro foi ainda instado a revogar a nomeação de Ilona Szabó para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, questionado sobre isso, Moro admitira: "Quem saiu mais prejudicado fui eu". Após o vazamento das conversas, Bolsonaro defendeu o legado do ministro, mas pontuou que não existe confiança 100%: "Meu pai dizia para mim:´Confie 100% só em mim e minha mãe´". Em reserva, um deputado define assim: ​"Se ele segurava Bolsonaro, é Bolsonaro que está segurando ele agora".

Senadores a bordo
Na condição de líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho fez uma defesa do ministro Sérgio Moro ontem, durante audiência na CCJ. A fala foi breve. Ontem mesmo, FBC desembarcou em Petrolina acompanhado de quatro senadores, que foram conferir o São João da cidade, governada por Miguel Coelho.
Benção > Além de Davi Alcolumbre, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, Miguel Coelho, recebeu os senadores Marcos Rogério, Daniela Ribeiro e Weverton Rocha. Ainda essa semana, Abraham Weintraub passou pela cidade.
Palavra do... > Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo pronunciou-se sobre os supostos diálogos tornados públicos pelo Intercept que envolvem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Afirma que "já eram de conhecimento público e, sem qualquer tipo de comprovação, nunca foram da jurisdição de Sergio Moro e estariam eventualmente prescritos".
...presidente > "Já as interceptações telefônicas criminosas, devem ser rechaçadas, sejam sofridas por autoridade pública ou por um cidadão comum. A captação ilegal fere os princípios das garantias individuais que devem ser um dogma de proteção à cidadania", defende o dirigente.
Rolo > Renato Antunes tem reforçado as queixas em relação ao que define como “política do rolo compressor da Prefeitura do Recife”. De acordo com o parlamentar, virou rotina a gestão enviar, em caráter de urgência, projetos importantes. “Esperam a aproximação do recesso para, mais uma vez, demonstrar a falta de respeito com os vereadores da cidade”, critica Renato, que é líder da Oposição.



Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...