quarta-feira, 18 de abril de 2018

Secretaria de Meio Ambiente de PE entrega nesta semana de planos municipais de resíduos sólidos no Agreste e Sertão


  (C.Britto)

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) dá continuidade nesta semana à realização dos seminários para a entrega dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos. Os eventos terão as presenças do titular da SEMAS, Carlos André Cavalcanti, além de prefeitos e gestores municipais das pastas de planejamento, infraestrutura e meio ambiente, e acontecem amanhã (18), às 9h, no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste (CODEAM), em Garanhuns, e quinta-feira (19), também às 9h, na Autarquia Superior de Arcoverde (AESA). Haverá representantes de cidades da região do Moxotó (Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia) e municípios do Agreste Meridional.
Os documentos voltados para a gestão dos resíduos sólidos referentes a cinco agrupamentos (2,3,4,5 e 7) estão sendo entregues oficialmente pelo Estado neste mês de abril. Na semana passada foram realizados pela SEMAS, através das consultorias Recitec e Fecope, os seminários nas cidades de Salgueiro, no Sertão Central, no dia 12/4, que contou com a participação de 10 prefeitos, secretários municipais e outros 90 convidados, além de Tamandaré, no Litoral Sul, cujo seminário do dia 13/4 teve abertura com Carlos André e integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Cepene, Prefeituras de Tamandaré e de Gameleira, além de um representante do Portal Sul Consórcio.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente planeja para os meses de junho e julho a entrega de outros dois agrupamentos: 1 e 8, que abrangem, respectivamente, as regiões da Mata Norte e do Sertão do Araripe, beneficiando um total de 153 cidades com os planos intermunicipais.
Os Planos de Resíduos Sólidos são requisitos para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantem processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.
Diretrizes
A elaboração PIRS envolveu recursos da ordem de R$ 1.082.601,75 do Ministério do Meio Ambiente – MMA/Caixa Econômica Federal e contrapartida do estado no valor de R$ 799.134,33. Entre as diretrizes e metas apresentadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos dos municípios, estão: A instalação de equipamentos como aterros sanitários individuais e compartilhados, além da implantação do plano de limpeza urbana e programas de coleta seletiva e de educação ambiental. As informações são do Governo de PE.

Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...