A Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social\ Diretoria de Renda e Cidadania, segue realizando a atualização cadastral 2017. A ação integra o processo de averiguação e revisão cadastral para a manutenção dos dados do Cadastro único dos programas do Governo Federal.
Mais de 5 mil famílias do município foram convocadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para fazerem a averiguação das informações do cadastro único. Os convocados para realizarem a atualização cadastral, devem procurar a Casa do Bolsa Família, na Avenida Aurora de Carvalho Rosa, 1820 – Granja Aurora. A atualização cadastral é um mecanismo de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa. Apenas devem fazer a atualização das informações os beneficiários que receberam o comunicado.
“Todas as famílias em averiguação cadastral que não atualizarem seus dados poderão ter seus registros excluídos do cadastro único. A Senarc poderá realizar a exclusão lógica a partir de janeiro de 2018”, disse Maria Cristina Oliveira, Coordenadora do Cadastro único.
Saiba Mais:
Atualização do cadastro único é um processo obrigatório e de rotina, que ocorre todo o ano. As informações devem ser atualizadas ou confirmadas a cada dois anos para que as famílias continuem recebendo seus benefícios.
A revisão Cadastral garante que as informações declaradas pelas famílias no Cadastro único estejam atualizadas. Com dados de maior qualidade, é possível avaliar se o beneficiário do Bolsa Família ainda atende às condições necessárias para continuar fazendo parte do programa. E, dependendo das mudanças na situação da família como, por exemplo, alteração de renda, mortes ou nascimentos, ela pode ter direito a um valor diferente daquele que recebia antes de atualizar o cadastro.
Quem deve fazer: Famílias com mais de dois anos sem nenhuma atualização no Cadastro único, tendo como base o final do ano anterior.
Como Funciona: Anualmente o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) envia às prefeituras a lista das famílias que precisam atualizar os dados naquele ano. As prefeituras por meio da coordenação local do Bolsa Família, são responsáveis por organizar o processo e garantir que todas as famílias participem do processo. (Via: C. Geral).
Blog do BILL NOTICIAS