Estado se destaca com uma das melhores práticas de regime de colaboração com os municípios na alfabetização e redução de desigualdades
Pernambuco foi uma das 14 unidades federativas premiadas com a medalha de ouro na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (10), em Brasília. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa e a articuladora estadual Juliana Oliveira representaram Pernambuco no evento, que contou com a presença do presidente Lula.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização visa reconhecer o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo de cada ano. Participam as secretarias estaduais, municipais e distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O resultado da premiação foi divulgado em dezembro de 2024. Pernambuco obteve o somatório de 90 pontos. Para a conquista do Selo Ouro, era necessário atingir 85 pontos. “Esse resultado valida os avanços que o estado está promovendo através do regime de colaboração com os municípios, previsto no Programa Juntos pela Educação. Garantir uma boa base para as crianças é fundamental para que, ao chegarem na nossa rede, eles consigam desenvolver as habilidades previstas em cada série”, argumenta o secretário Gilson Monteiro.


O selo tem validade de um ano. São avaliadas as ações estruturantes e de integração com o território estadual (tópico em que Pernambuco obteve nota máxima em todos os critérios); a institucionalização da política de alfabetização; a implementação da política de alfabetização e de ações de formação docente; além da distribuição de materiais complementares.
Pernambuco se destaca por ser um dos estados com as melhores práticas de regime de colaboração com os municípios na alfabetização. Por meio do Programa Criança Alfabetizada, ampliou de 368 para 1.250 o número de bolsistas, incluindo professores da educação infantil, formadores de matemática e língua portuguesa, além de alfabetizadores indígenas e quilombolas. Além disso, em 2024, impulsionou a aprendizagem voltada para a alfabetização de aproximadamente 650 mil crianças pernambucanas, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Municípios – 165 cidades pernambucanas se inscreveram no Selo. Entre as agraciadas, 82 receberam o ouro, 41 a prata e 27 o bronze. Na Região Metropolitana do Recife, Abreu e Lima, Cabo do Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Jaboatão e Olinda são algumas das cidades que conquistaram ouro. Na prata, se destacam Bodocó, Jupi, Toritama, Tacaimbó, Salgueiro, Taquaritinga do Norte e Venturosa. Com o bronze, ficaram Camaragibe, Itamaracá, Paudalho, Tacaratu, Passira, Carpina e Tupanatinga. -(SEE).