Estado registra maior percentual da taxa de fluência leitora da série histórica
Pernambuco apresentou um crescimento absoluto de 39% no número de estudantes leitores. É o que revela a Avaliação de Fluência Somativa, aplicada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública. O percentual de estudantes leitores, que considera leitores iniciantes e fluentes, avançou 10 pontos percentuais: alcançou 60% em 2024, contra 50% em 2023. Este é o maior percentual da taxa de fluência leitora já alcançado na avaliação, realizada desde 2019.
A Avaliação de Fluência Somativa é aplicada aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em dois momentos: no início e no fim do ano letivo. Em 2024, a participação atingiu recorde, com 93,7%. Os dados são do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Quando se compara os resultados da avaliação inicial, chamada de diagnóstica, com os da avaliação final, ou somativa, o percentual de crianças leitoras sobe de 33% para 60% em 2024, um aumento de 27 pontos percentuais. Este é o maior crescimento registrado desde o início da série histórica.
Comparativo avaliação de entrada (diagnóstica) x avaliação de saída (somativa)
Fonte: CAEd (2025)
“O resultado da avaliação de fluência leitora de 2024 apresenta os importantes avanços na alfabetização dos estudantes, com o crescimento de indicadores positivos nas séries históricas. A consolidação do Programa Criança Alfabetizada reforça os efeitos positivos na alfabetização das crianças, mas também se constitui como uma ferramenta para diagnosticar problemas na rede e planejar a devida atuação”, considera Ana Lúcia Barbosa, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação.
Criança Alfabetizada
O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, até o final do 2º ano do ensino fundamental. O programa atende a 184 municípios e Fernando de Noronha, por meio do regime de colaboração, impactando a alfabetização de 1.200.000 crianças de 6.231 escolas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na formação continuada de 20.365 professores ao longo de cinco anos de atuação.
Em 2024, o Programa Criança Alfabetizada impulsionou a aprendizagem voltada para a alfabetização de aproximadamente 650 mil crianças pernambucanas, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa ampliou de 368 para 1.250 bolsistas, incluindo professores da educação infantil, formadores de matemática e língua portuguesa e alfabetizadores indígenas e quilombolas. O valor das bolsas também foi atualizado de R$500 para R$800.
Como resultado do crescente investimento na educação das crianças dos anos iniciais, Pernambuco conquistou lugar de destaque no ranking nacional de alfabetização, saindo de 28% (2022) para 59% (2023) de crianças alfabetizadas. Os dados foram apresentados no 1º Relatório do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação, em maio de 2024. - (SEE).